O Xperia Z2 sem dúvidas é dum dos melhores smartphones já feito pela Sony, e também é um dos melhores no mercado mundial atualmente. Ele é bom em praticamente todos os aspectos, desde sua tela full HD até seu corpo de construção sólida, que ainda é a prova d’água e poeira. Até sua bateria é boa se comparada com seus concorrentes. Por outro lado, como nada é perfeito, a Sony mais uma vez peca no design do aparelho. Não que ele seja um smartphone feio, o problema é o seu tamanho que é bem maior do que deveria ser.

Antes de entrarmos nos detalhes presentes no aparelho, assistam o nosso vídeo review para conhecer os detalhes no design do aparelho, afinal uma imagem vale mais que mil palavras 😀

Vídeo Review

Design e especificaçoes

Vamos falar logo do seu ponto fraco: o tamanho. Não é apenas uma questão de peso, pois o Z2 é de apenas 18 gramas mais pesado que o Galaxy S5, que é quase tão leve que outros modelos nessa categoria. A Sony realmente fez um excelente trabalho em manter o peso e espessura do Z2 abaixo do Z1, mesmo tendo uma tela maior. O problema fica por conta da distribuição do espaço utilizado no aparelho.

Se lembrarmos bem, quando a Sony apresentou o Xperia ZQ, ele se destacou justamente por ter um super aproveitamento do espaço, já que praticamente não tinha bordas nem acima nem nas laterais, tornando o aparelho pequeno mesmo tendo uma tela enorme. Porém, quando o sucessor Xperia Z1 chegou a Sony regrediu trazendo um aparelho com bordas enormes tanto na lateral como na parte acima e abaixo da tela, ficou algo um pouco desproporcional deixando o aparelho muito grande. Esperávamos uma melhoria maior no Z2, mesmo ficando mais fino e as bordas laterais menores, ele continuou com a frente muito grande graças as bordas inferiores e superiores. Analisem a imagem abaixo comparando o LG G2 com ele e tirem suas próprias conclusões (ambos tem exatamente o mesmo tamanho de tela):

Review Xperia Z2

Embora visualmente o aparelho seja bonito, em grande parte graças ao seu acabamento premium, outra coisa que me incomodou foi a ausência de curva. Ele é bem quadrado, tanto que ao ser colocado no bolso da calça jeans, as suas bordas ficam muito aparentes, dando uma sensação de algo enorme no bolso (ui!). Isso não acontece com outros aparelhos como o LG G2 ou mesmo o Galaxy S5, já que são levemente encurvados na parte de trás. Obviamente que isso é questão de gosto pessoal, mas vale citar. Para fechar o assunto sobre seu tamanho, o Xperia Z2 tem 146.8 de altura, 73.3 de largura e 8.2 mm de espessura.

xperia z2 - superior

xperia z2 - omni

review xperia z2 especificações

Um detalhe bacana de se falar no Xperia Z2, é que ele tem internamente um sistema próprio de cancelamento de ruídos, o primeiro do mundo. Só para comparar, um fone de ouvido com sistema de cancelamento de ruido sai quase o preço de um smartphone desses, como o Z2 já tem o hardware de cancelamento embutido, basta um fone pré-preparado para isso que você terá um cancelamento de ruido. Obviamente a Sony vende esse fone, o MDR-NC31EM. Na Claro ele já vem no pacote do Z2, mas normalmente ele custa mais de 200 Reais.

review xperia z2

 

Além disso, outro diferencial desse aparelho nessa gama de preço é o fato dele trazer um aplicativo de sintonia de TV Digital. Assim como no Z1, o padrão é o 1-seg, que tem a pífia qualidade de 320 por 240 pixels. Isso é muito pouco para uma tela Full HD. Porém, é algo para acessos rápidos, dá para assistir um programa satisfatoriamente. O app ainda conta com funções como mostrar a programação completa do canal ou agendar um programa.

Tela

Se o que eu disse acima de deixou triste, pode se alegrar a partir de agora. Como disse no começo, essa questão de design era o único ponto negativo que achei no aparelho, de resto o aparelho é excepcional. Ele, juntamente com o LG G2, compartilham o título de melhor aparelho já testado por mim no Tekimobile.b

review xperia z2

A tela que me desanimou totalmente no Xperia Z1, agora foi substituída por algo infinitamente melhor: um display inteiramente novo desta vez de IPS, resolução full HD 1080p, brilho muito melhor, contraste melhor e, finalmente, ângulos de visão melhores. Esse último é o grande destaque, todos os modelos anteriores da Sony possuíam um display com ângulo de visão muito ruim. A diferença é óbvia e totalmente bem-vinda, além da tecnologia Triluminos agora traz também o X-Reality, outra tecnologia da empresa vinda de suas TVs da linha Bravia.

Só uma dica, quando o aparelho sai da caixa, alguns podem achar as cores um pouco quentes demais, mas você pode ajustar o balanço de branco e adicionar um toque de azul nas configurações que torna as cores mais próximas do real. Já um amigo, falou que achou a tela com cores “extremamente” saturadas, eu já gostei do efeito. Se você também não gostar, não se preocupe, a culpa é do “X-Reality para celular” da Sony. Basta desativá-lo que fica mais natural.

Software

O Xperia Z2 vem de fábrica com o Android 4.4.2 Kitkat. Mas como de costume, quando você iniciar o telefone, você será confrontado por um conjunto de Widgets da Sony mostrando todos os seus serviços. Eu particularmente não uso nenhum, então assim como eu você provavelmente vai tirar tudo da tela. O que sobra da Skin da Sony me agradou muito. Principalmente o menu de aplicativos, que mantém tudo mais organizado (o mesmo usado no Z1 e Z Ultra). Só acho que talvez 5 colunas de aplicativos aproveitaria mais a tela.

menu

Acessar as configurações também é novidade nele. A barra de notificações é bem diferente das outras fabricantes. Você terá um menu com a opção “Configurações rápidas” e, em seguida, apena algumas funções básicas são mostradas como brilho e a rede WiFi.

O que não gostei foi o chamado “O que há de novo” nos apps, principalmente do aplicativo Walkman. Ele virou uma espécie de hub da Sony. Isso deixou ele muito poluído, ao invés de mostrar suas músicas e mais nada (principio básico de um player de música) ele mostra um monte de conteúdo da Sony para você comprar, uma verdadeira vitrine de loja. Isso deixou o app muito poluído. Embora eu goste muito de suas opções, depois de 2 dias optei por um player de terceiro para fugir da propaganda gratuita da Sony.

Mas tem que goste, principalmente os assinantes dos serviços Music Unlimited ou Video Unlimited, pois a quantidade de músicas e vídeos é bem grande.

Você também pode usar o Xperia Z2 como um controlador do PS3 ou mesmo como segunda tela. Além disso você também pode espelhar a tela do celular em uma TV Sony através do NFC. Mas se você não tiver uma TV Sony, não se preocupe, você pode fazer o mesmo através do Miracast. Há também a loja PlayStation Mobile, no entanto, ainda não funciona com contras brasileiras mesmo depois de 3 anos de lançada com o Xperia Play.

Câmera

review xperia z2

A câmera do Xperia Z2 tem 20 megapixels é é praticamente a mesma do Z1, com ligeiras mudanças no desempenho. Resumidamente falando, o Xperia Z2 é o Android que vai te entregar fotos o mais próximo possível de uma câmera point-shoot. Mas ainda está abaixo dos tops da linha Lumia e também dos híbridos Galaxys Zoom.

As excelentes imagens do Z2 são resultados não apenas da alta resolução, mas também do tamanho do sensor: 1/2.3 polegadas, maior que todos os outros smartphones da categoria. Fotos em alta resolução possuem tamanhos enormes de até 9MB (embora, infelizmente, sem a opção RAW).

O aplicativo de câmera do Xperia Z2 possui muitos efeitos e truques, que sinceramente eu não acho tão necessário assim, mas de qualquer modo são legais. Alguns que realmente valem a pena usar são o modo automático que ajuda bastante que não está habituado às configurações de câmera e o efeito “fundo desfocado”.

Já para quem gosta de fuçar bastante nas funções manuais, o app fica devendo um pouco. Não há nenhuma maneira fácil de controlar o ISO ou a velocidade do obturador. Os únicos ajustes rápidos que podem ser feitos são os de balanço de branco e compensação de exposição. A câmera da linha Xperia Z da Sony são muito poderosas, acho que a Sony deveria investir em ajustes manuais mais completos, assim como a Nokia faz com a linha Lumia.

Gravação de vídeo

Os efeitos e truques desnecessários da Sony se esticam para o modo de gravação de vídeo. A novidade fica por conta da gravação em 4K que pouquíssimas pessoas poderão usufruir pois somente monitores e TVs 4K podem exibir plenamente, eu particularmente não tenho e sendo assim não posso comentar muito.

Vale lembrar que para gravar vídeos em 4K, a câmera armazena cerca de 450MB de dados para cada minuto na resolução de 3.840 x 2.160 imagens, o que equivale a 7,5 MB / s – que é quase quatro vezes maior do que a taxa de dados de gravação de vídeo na Z1, condizente com a quadruplicação da resolução. Esta é uma maneira indireta de dizer que os clipes 4K do Z2 devem pelo menos ser semelhante aos clipes de 1080p já está acostumado, com a vantagem de maior resolução. Se você for usar, prepare um cartão SD bem grande para salvar seus vídeos.

sony-xperia-z2-4k

Porém minha grande decepção ficou por conta do microfone do Z2 que capta áudio durante as gravações. Qualquer tipo de ruido perto dele estraga completamente a experiência. No vídeo review onde mostro uma gravação feita em 4K em um show do Michael Jackson (cover obviamente :D) praticamente não dá para escutar o som de tão estourado, tudo bem que eu estava perto de uma caixa de som, mas esperava mais que isso. Ele também não algum sistema de estabilização óptica de imagem dedicada, somente um recurso de software.

Bateria

Desde o Xperia Z1 a Sony deu uma boa melhorada na vida útil da baterias de seus aparelhos. E agora temos o Xperia Z2, com a bateria maior de 3200mAh, e mesmo o aparelho tendo uma tela maior e processador superior, a bateria dura mais que o antecessor.

Mesmo com o uso pesado do 4G, é difícil esgotar o Xperia Z2 em menos de um dia, e com uso menos intensivo é possível obter mais de um dia fora da tomada. E isso é sem o uso de qualquer um dos excelentes recursos de economia de energia da Sony, como o modo Stamina, que desativa Wi-Fi e dados  quando a tela está desligada. Com uso econômico do aparelho somado ao modo Stamina, é possível estender ainda mais a duração da bateria do Xperia Z2.

Em dias de uso pesado com Wifi, 3G e 4G (quando pega), consegui obter 16 horas de duração. Isso é bastante para os padrões atuais, meu Optimus G por exemplo não passa de 6 horas de uso nesse padrão. Com uso mais leve, consegui deixar o telefone fora do carregador por quase 10 horas e mal atingiu a marca de 80%.

Conclusão

O Xperia Z2 sem dúvidas traz o que há de mais potente atualmente, é um verdadeiro top de linha. Para quem exige o que há de melhor ele é uma excelente compra. Porém tem a questão do preço, 2500 Reais é um preço alto de mais embora a Sony costume cobrar mais. Tem que se levar em conta que estamos falando de um smartphone com acabamento impecável, materiais de primeira qualidade bem a frente do plástico utilizado pelos concorrentes. Além disso é a prova d’água e poeira. O único ponto fraco fica seu tamanho avantajado.

3 Comentários

  1. Lembrando que o Z1 não é sucessor do ZQ como disse acima,ele é sucessor do Xpera Z que não foi lançado aqui no Brasil,e tanto o Z quanto o Z1 e Z2 tem bordas grandes ao redor da tela,Zq é outra linha,ele é o mesmo ZL lançado no esterior e já tem sucessor no Japãoo ZL1

Deixe uma resposta