As selfies chegaram para ficar, isso é fato. E para se adequar a essa moda vários smartphones atualmente possuem super câmeras frontais, para deixar o usuário “bem na foto” na hora da selfie. O recém chegado Xperia C5 Ultra Dual é um exemplo. Ele possui uma câmera frontal igual à traseira de 13 MP. Além disso, ele possui um bom hardware. Será que vale a pena? Confiram agora no review abaixo.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Design e construção

Logo de cara podemos dizer: o Xperia C5 ultra é um gigante. Com uma tela de 6 polegadas ele veio para substituir ao mesmo dois smartphones: o antecessor Xperia C4 e o Xperia T2 Ultra, que possui dimensões semelhantes. É um legitimo fablet.

xperia-c5-ultra-dual-moldura-ferro
Xperia C5 ultra Dual tem moldura de aço e acabamento de policabornato

O acabamento utilizado foi o policabornato – nome bonitinho para plástico. Mas, embora não tenha o apelo do vidro da linha Premium, o plástico é de excelente qualidade e até o torna mais resistente que os aparelhos de vidro. Além disso, todo o seu aro é de metal assim como a linha Xperia Z, tornando assim o aparelho mais resistente e com aspecto de top de linha, afinal o preço é de um.

O C5 Ultra mede 164,2 x 79,6 x 8,2 milímetros. Para efeito de comparação, o C4 mede 150,3 x 77,4 x 7.9 mm. Pelo aumento de tamanho de tela, a diferença não é tão grande. Com respeito ao peso ele é bem mais pesado que os smartphones atuais com suas 187 gramas.

xperia-c5-ultra-bordas
Bordas extremamente finas do Xperia C5 Ultra Dual é o grande destaque no design dele

Mas o grande apelo desse aparelho, além de sua câmera frontal, é o seu visual. Ele é o primeiro smartphone da Sony – e por enquanto o único – que deu uma repaginada no visual Omnibalance adotado pela empresa. Ele trás bordas bem pequenas em comparação com a linha Z. As laterais são o grande destaque, pois simplesmente não há bordas. Tudo bem, há bordas sim, mas possuem apenas cerca meio milímetro de espessura. É muito bonito sua frente devido ao seu excelente aproveitamente de tela, cerca de 76%. Quem sabe a Sony um dia utilize esse visual em outros aparelhos.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Hardware e perfomance

Para baratear o seu custo, embora no Brasil não tenha feito diferença, a Sony usou um chipset mais barato, da Mediatek: O 6752, um processador Octa-core de 1.7 GHz que usa núcleos Cortex-A53 de 64 bits. Ele não é um dos mais novos da Mediatek. Além disso possui 2 GB de memória RAM e apenas 16 GB de armazenamento interno, o que é pouco para sua potência e principalmente preço.

Não há o que reclamar desse hardware, afinal ele bate de frente com alguns tops de linha, chegando perto da barreira dos 50 mil pontos no software de benchmark Antutu.

Quem se preocupa com desempenho, não deve se preocupar com ele. No meu teste rodou todos os jogos mais pesados da atualidade sem engasgar ou travar em nenhum momento. Somente alguns jogos mais fracos ele deu alguns lags, mas obviamente é por falta de otimização por parte dos desenvolvedores, já que os jogos são feitos para os chips mais famosos da qualcomm e Intel. Jogos bem pesados como Modern Combat 5 ou Need for Speed: Most wanted, ele rodou com os gráficos no máximo sem nenhum tipo de travamento.

Abaixo um resumo das especificações técnicas do Xperia C5 Ultra Dual

  • Processador:Mediatek MT6752 Octa-core 1.7 GHz Cortex-A53
  • GPU:Mali-T760MP2
  • Memória RAM:2 GB
  • Tela:6 polegadas com resolução full HD
  • Memória interna:16 GB
  • Câmera frontal: 13 MP com flash
  • Câmera traseira:13 MP
  • Dimensões:2 x 79.6 x 8.2 mm
  • Peso:187 g
  • Bateria:2930 mAh
  • Conectivididade: HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Vale destacar que o Xperia C5 Ultra Dual possui suporte a dois chips 4G e suporte para cartão micro SD para expansão de armazenamento interno.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Software

O Xperia C5 Ultra Dual vem rodando de fábrica o sistema Andorid 5.0. Nesse ponto eu fiquei preocupado, já que o Xperia M4 Aqua que foi lançando anteriormente a ele já veio rodando o Android 5.1. Será que é alguma dificuldade de adaptação da UI da Sony com o SoC da Mediatek? Ainda não temos respostas.

Pelo menos a Sony aviso que irá atualizar o aparelho, mas não há data definida. A já cansada Xperia UI segue firme e forte também no Xperia C5 Ultra Dual. Mas isso não é necessariamente algo ruim. No geral, ela é bem rápida e dificilmente dá para notar algum lag ou travamento; lógico que o hardware do Xperia C4 Dual ajuda nessa hora, já que conta com 2 GB de RAM.

Xperia C5 ultra Dual possui a interface padrão da Sony, já datada mais funcional
Xperia C5 ultra Dual possui a interface padrão da Sony, já datada mais funcional

Graças ao seu tamanho extra grande,a Sony se preocupou em colocar algumas ferramentas que ajudam o usuário a gerenciar o telefone com uma mão mais facilmente. Essas configurações estão agrupadas em uma aba chamada “Operações com uma mão”. A primeira característica é que ele permite redimensionar toda a interface para um tamanho menor e depois mover para onde quiser na tela. Não é bem uma novidade, pois outros fabricantes já haviam feito o mesmo, por exemplo a ASUS no Zenfone 2. Com isso dá para usar o C5 Ultra Dual com uma mão, em uma situação necessária.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Tela

Como já dissemos acima, a tela do C5 ultra Dual é muito bonita devido a suas brodas quase que inexistentes. É como se estivéssemos segurando apenas uma tela na mão. Ela tem 6 polegadas e resolução full HD, o que é o suficiente para uma tela com qualidade acima da média.

Assim como a tela dos últimos lançamentos da Sony, a tela do Xperia C5 Ultra Dual é bem brilhante e vívida. Além disso, ela possui também a BRAVIA Engine 2 e um modo vívido que dá ainda mais intensidade à tela. Embora não seja uma tela de AMOLED, e sim IPS, seu brilho e contraste são excelentes e não deve em nada para os tops de linha atuais. Sua resolução é full HD com uma densidade de pixels de cerca de 367 ppi.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Câmeras

O grande chamariz do Xperia C5 ultra Dual são suas câmeras, mas especificamente a câmera frontal. Para começar, vale ressaltar que a mesma câmera utilizada na traseira é usada na frente, com a diferença que a lente da frontal é angular, para caber mais amigos na selfie, ou um cenário maior. Ambas são de 13 MP e possuem flash.

xperia-c5-ultra-dual-camera-frontal
Xperia C5 Ultra Dual tem melhor câmera frontal atualmente

Vamos começar falando da câmera frontal. Depois de testarmos vários modelos, inclusive o Zenfone Selfie, podemos dizer que a câmera do C5 ultra Dual leva uma leve vantagem contra o Zenfone, mas no geral são disparadamente os dois melhores atualmente nesse quesito. O detalhamento é realmente excelente e equivalente ao produzido pela câmera traseira, quando a luz ajuda. As cores são brilhantes, que as vezes sai um pouco borrado graças ao pós processamento exagerado da Sony, mas que é resolvido com o uso de outro app.

Partindo do principio que fotos da câmera frontal serão usadas principalmente em redes sociais, podemos dizer que a qualidade é excelente para de deixar bonito em qualquer rede que você postar, bem diferente das fotos tiradas pela câmera frontal em smartphones comuns. Ambas as câmeras possuem tem vários modos automáticos para situações específicas. Além disso o usuário pode baixar na Play Store alguns modos adicionais. Só o modo manual que é bem fraco, pois só dá para balanço de branco, exposição, nitidez e ISO.

frontal-normal

Já a câmera traseira é uma câmera boa, dentro da média para um smartphone de sua faixa de preço. O HDR ajuda bastante ela para conseguir fotos mais reais. Por outro lado, notei que o obturador é muito lento nesse modo, ou seja, se for algo que tem que ser fotografado rápido não o use. No modo normal, a velocidade do obturador é bem mais rápida e deve ser fácil para qualquer um obter resultados bons.

Porém, quando a iluminação desaparece a performance do sensor com abertura f/2.2 decepciona. Além da abertura não ajudar, a Sony para variar, exagera no pós processamento para tentar deixar a imagem mais clara. O resultado são fotos com muito ruído. Outro problema que notei é a falta de sincronização entre o tempo do flash e o obturador. Ouvem várias situações em que o flash foi ligeiramente mais lento que o obturador, dando um efeito estranho. Se você for tirar fotos de rostos perto, mesmo no escuro é melhor sem flash, pois a cor da pele fica um tanto que estranha por causa dele.

foto-dia-zoom

Na hora de gravar vídeos, ambas gravam em 1080p há 30fps. A gravação de vídeo é boa, porém o alcance dinâmico dela é baixo, pois em uma gravação é possível notar que ao fundo o nível de detalhamento fica ruim. Mais uma vez o problema pode estar com o software de compressão da Sony, já que a imagem é bem comprimida e a qualidade parece que se perde um pouco no processo. O campo de visão também é mais estreito do que o modo fotografia, ou seja, o enquadramento dos vídeos fica menor. Mas no geral, os vídeos saem com boa qualidade. Só fiquem atentos, pois ela não possui estabilizador de imagem, assim vídeos tremidos são comuns.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Bateria

Assim como aconteceu com o Xperia C4, colocamos a bateria do Xperia C5 ultra Dual como tendo um fraco desempenho de bateria. Tudo bem que ele tem o famoso modo stamina, mas a Sony perdeu a chance de fazer um smartphone mais parrudo quanto ao tempo de bateria. Pode até parecer bastante uma bateria de 2930 mAh, mas sendo um smartphone de proporções tão grandes, deveria ter uma bateria maior. Só para efeito de comparações, ele tem apenas 300 mAh a mais que o Xperia Z3 Compact  com sua bateria de 2.600 mAh. Praticamente é uma tela de 1,5 polegadas a mais, em termos de tamanho ela quase o dobro do irmãozinho.  Com uso mais pesado, ele dura cerca de 13~15 horas, o que poderia ser melhor. Além disso, ela não possui carregamento rápido.

Review Xperia C5 Ultra Dual – Vídeo Review

Review Xperia C5 Ultra Dual – Prós e contras

Prós

  • Tela de excelente qualidade
  • Corpo bem construído com moldura de aço
  • Câmera frontal com excelente desempenho e flash.
  • Bom aproveitamento frontal com bordas quase inexistentes
  • Bom desempenho

Contras

  • Bateria decepciona

Review Xperia C5 Ultra Dual – Conclusão

Como podem notar na análise de prós e contras, sem dúvida que o Xperia C5 Ultra Dual é uma boa opção dentre os fablets do mercado. Com 6 polegadas é exelente para quem gosta de telas grande.

O problema é que, assim como todos atuais smartphones da Sony, o seu preço está bem salgado, beirando os R$ 1.800. Se você está interessado apenas em uma câmera frontal boa com flash, há o Zenfone Selfie bem mais barato. Mas para quem não abre mão de uma tela enorme, e se preocupa com qualidade da câmera, acabamento e desempenho, ele é uma excelente opção.

Onde comprar

Casas Bahia: R$ 1.698 http://oferta.vc/o2hx
Extra: R$ 1.698 http://oferta.vc/o2hq
Americanas: R$ 1.799 http://oferta.vc/o2hl

 

 

Review
Custo x beneficio
Tela
Câmera
Perfomance
Bateria
Construção e acabamento
SHARE
Post anterior[Hands-on] Motorola lança no Brasil Moto X Force com tela indestrutivel
Próximo postReview Oukitel U10, um chinês poderoso e barato

Sem comentários

Deixe uma resposta