Não tem mais volta, um dos principais focos dos smartphones  atualmente é tirar selfies, os famosos alto-retratos que viraram febre desde o ano passado. Daí surgiram os Selfies fones, smartphones que possuem câmera frontal recheada de recursos para esse fim. O Xperia C4 Selfie Dual é um deles. Sucessor do Xperia C3 – que nunca chegou ao Brasil – Ele trás uma poderosa câmera frontal que conta até com flash. Mas ele também é bom em outros aspectos, acompanhe o review abaixo e descubra qual.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Design e construção

O Xperia C4 trás sim vários aspectos de tops de linhas da Sony, afinal ele também é adepto do Omni-Balance  da empresa. Porém só alguns aspectos. No geral, ele possui uma construção mais espartana  que a linha Z e atual linha M. Ele é todo feito em plástico e não é a prova d’água.

SAM_0435

Porém, não é só porque é de plástico que seja de má qualidade, pelo contrário. Ele possui um corpo único e na parte de trás é um plástico áspero que facilita em muito a empunhadora, porém tende a sujar mais principalmente a versão branca. Mas no geral ele é bem firme e sem partes móveis.

SAM_0432

Quanto ao design, parece que ele foi um primeiro passo para a Sony começar a modificar o atual Omini-balance. Ele possui a borda inferior  bem menores que a linha Z. Só a superior que é maior graças  a câmera avantajada. Ele é bem fino com apenas 7,9 mm. Suas medidas são 150.3 x 77.4 x 7.9 mm. Também é consideravelmente leve com apenas 147 g.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Hardware e perfomance

O Xperia C4 Selfie Dual é um dos primeiros smartphones da Sony que usa um processador Mediatek ao invés de um da Qualcomm. O utilizado é o poderoso SoC 64 bits MT6752 que possui 8 núcles de 1,7 GHz Cortex A53. A GPU é a Mali-T760MP2 que dá conta dos processos gráficos sem grandes dificuldades. Ele ainda conta com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno com suporte a expansão para cartões micro SD. Abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador: Mediatek MT6752 Octa-core 1.7 GHz Cortex-A53
  • GPU: Mali-T760MP2
  • Memória RAM: 2 GB
  • Tela: 5,5 polegadas com resolução full HD
  • Memória interna: 16 GB
  • Câmera frontal: 5 MP com flash
  • Câmera traseira: 13 MP
  • Dimensões: 150,3 x 77,4 x 7,9 mm
  • Peso: 147 g
  • Bateria: 2600 mAh
  • Conectivididade:  HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Na prática ele se sai bem com qualquer tipo de atividade sem problemas. A única coisa que notamos é que ele esquenta demasiadamente quando se exige muito da CPU, como por exemplo em jogos pesados. Não chega ao ponto de ter que parar de segurar como acontece com alguns aparelhos com o Snapdragon 810, mas a sensação que alguma coisa pode dar errado com ele fica pairando.

Espcificações técnicas e pontuação no Antutu. Via AndroidPIT.
Espcificações técnicas e pontuação no Antutu. Via AndroidPIT.

Em testes de benchmarks ele se saiu muito bem. No Antutu, referência em testes de benchmarks, ele fez cerca de 46 mil pontos. Isso é mais que muito top de linha do ano passado. Na realidade, muita gente ao redor do mundo considera o Xperia C4 como um top de linha com acabamento inferior, algo como seria o Zenfone 2. Em nossos testes com jogos pesados, ele rodou todos sem problemas, além é claro do fato de esquentar mais que o normal. Mas se você procura desempenho, o Xperia C4 não deixará esse tipo de usuário na mão.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Software

O Xperia C4 Dual vem rodando de fábrica o sistema Andorid 5.0. Nesse ponto eu fiquei preocupado, já que o Xperia M4 Aqua que foi lançando anteriormente a ele já veio rodando o Android 5.1. Será que é alguma dificuldade de adaptação da UI da Sony com o SoC da Mediatek? Ainda não temos respostas.

Screenshot_2015-07-29-14-57-40 Screenshot_2015-07-29-14-57-44

Pelo menos a Sony aviso que irá atualizar o aparelho, mas não há data definida.A já cansada Xperia UI segue firme e forte também no Xperia C4. É a mesma utilizada em todos os aparelhos da marca: isso significa vários bloatwares presentes, os famosos aplicativos inúteis que os acompanham.

Mas nem tudo é ruim, a maioria deles dá para desativar (não desinstalar) nas configurações de aplicativos.No geral, ela é bem rápida e dificilmente dá para notar algum lag ou travamento; lógico que o hardware do Xperia C4 Dual ajuda nessa hora, já que conta com 2 GB de RAM.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Tela

Confesso que esperava menos da tela do Xperia C4. Ela é de 5,5 polegadas e possui resolução full HD e utiliza um painel de IPS. Como se trata de um smartphone com preço de intermediário, esperava uma tela mediana, me enganei. A tela é muito boa para o preço do aparelho e diferente do Xperia M4 Aqua, ela trás a Bravia Engine 2 que também é utilizada no Xperia Z3. Na prática parece que ela dá um “up” na tela. Ela possui um excelente nível de contraste e cores bem vivas, resultado óbvio da Bravia Engine, já que não é tão comum isso em painéis de IPS.

SAM_0436

Um ponto que levo muito em consideração é a visibilidade embaixo do sol, e foi satisfatória para um smartphone do nível dele. Comparando com o Zenfone 2, a tela se saiu bem melhor nesse quesito, já que esse foi um dos pontos que critiquei no review do Zenfone 2.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Câmera

O Xperia C4 Selfie tem sua câmera frontal como uma de suas principais características, mas cá para nós: Uma câmera principal é muito mais importante para a maioria dos usuários. Será que ele trás uma câmera principal que faz juz ao nome Sony? Sim.

SAM_0440

DSC_0011
Foto tirada em céu aberto.
Xperia-C4
Modo Macro. Reparem o fundo que tem um bom desfoque.

O Xperia C4 Dual ganhou bastante atenção no quesito câmera por parte da Sony. O sensor traseiro é de 13 megapixels com abertura f/2.2 e pode produzir imagens de até 4128 x 3096 pixels. Ele conta com um sensor Exmor RS, ou seja, tem um bom desempenho. No geral, as fotos são bem nítidas e até com ambientes pouco iluminados ele se sai bem. Vejam abaixo algumas fotos tiradas por ela.

Foto tirada a noite, sem flash no modo "cena noturna".
Foto tirada a noite, sem flash no modo “cena noturna”.
Fotto tirada com luz ambiente.
Fotto tirada com luz ambiente.

O grande destaque é a câmera 5MP e é o segundo smartphone da empresa que traz um sensor Exmor R para a câmera frontal; o primeiro foi o Xperia C3. Trata-se de uma lente com ângulo de 25mm para caber mais gente na selfie.

20150902_081701

Além disso, tem um flash de um LED para ajudar a iluminar a selfie. Por fim, o aparelho conta com a tecnologia SteadyShot para compensar qualquer trepidação. Abaixo algumas fotos tiradas com ele. Notem o espaço vazio do meu lado, caberiam muitas pessoas ali.

DSC_0021
Caberiam mais pessoas, além de mim e da gatinha.
DSC_0006
Caberia a liga da justiça inteira ai. #batmanforeveralone
DSC_0007
Foto tirada com o flash, notem que a luz não alcançou o fundo.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Bateria

Esse sem dúvida é o maior defeito do Xperia C4. Ele possui, para efeito de comparação, uma bateria com a mesma capacidade do Xperia Z3 Compact que é muito menos. 2.600 mAh. São praticamente 1 polegada de diferença no tamanho da tela.

Com uso moderado dá para Chegar até o fim do dia sem problemas, mas com uso mais hard-core incluindo horas de jogos pesados ou vídeos em full HD, dificilmente o usuário conseguirá chegar no fim do dia com bateria.

Review Xperia C4 Selfie Dual – Vídeo Review

Review Xperia C4 Selfie Dual – Prós e contras

Prós

  • Tela de excelente qualidade
  • Corpo bem construído, embora totalmente de plástico
  • Câmeras com desempenho acima da média da categoria
  • Fino e leve.
  • Bom desempenho

Contras

  • Esquenta um pouco demais
  • Bateria decepciona um pouco, ainda mais se tratando de um fablet

Review Xperia C4 Selfie Dual – Conclusão

Como podem notar na análise de prós e contras, sem dúvida que o Xperia C4 é uma boa opção de smartphone intermediário que conta com um desempenho de gente grande. Devemos levar em conta também sua tela grande e câmeras com bom desempenho.

O problema é que com o seu preço ele tem concorrentes de peso. Além dos tops de linha do ano passado como G3, S5 e Moto X, há também os novos players como o Zenfone 2 e o Moto X Play.

1 Comentário

  1. Belo review, estou pensando em comprar ele. Primeiramente estava na cabeça o Zenfone 2 mas com o tempo mudei de ideia e vou com o Xperia C4!

Deixe uma resposta