Mais um smartphone que está entre os mais desejados no mundo desembarca no país, embora ele tenha sido lançado oficialmente há pouco mais de um mês – onde colocamos a mão nele pela primeira vez – finalmente chegou para testes aqui no tekimobile, sim, estamos falando do Xperia arc da Sony Ericsson.

Embora o Xperia arc seja o top de linha da Sony Ericsson, em termos de processamento e memória ele é inferior a concorrência, o Motorola Atrix e o Samsung Galaxy S II, já que esses últimos possuem processadores dual cores, já no Xperia arc há Sony Ericsson resolveu manter o processador de apenas um núcleo do seu antecessor Xperia X10, embora seja de uma versão mais nova. Mas isso não tira o brilho desse smartphone Android, já que na grande maioria das suas funções ele é equivalente aos dual cores, se tratando de desempenho. Vamos analisar ao longo desse review todos os pontos positivos e claro, também os negativos. Se você está pensando em comprar um novo smartphone e o Xperia arc está na lista, aqui você acabará com todas as suas dúvidas. Então vamos lá, mas como diria Jack Estripador: vamos por partes.

Acessórios e embalagens

O Xperia arc vem com o necessário para um aparelho do nível dele: carregador veicular, ótimos fones de ouvidos in-ear, cabo USB e adaptador para cabo HDMI, além de um cartão Micro SD de 8GB. Faltou um suporte para GPS, quem compra um smartphone com uma tela de 4,2 polegadas com certeza irá usar ele como GPS.   A embalagem é pequena e segue o padrão de outros aparelhos da Sony Ericsson.

 

Xperia_arc_1

 

Design e construção

Como dito anteriormente, o design é o grande destaque desse aparelho. Embora ele seja um aparelho grande, afinal é necessário para acomodar a enorme tela de 4,2 polegadas, basta pegar o aparelho nas mãos para perceber que o aparelho se encaixa perfeitamente nas mãos, porquê? seu peso e espessura, ele tem as seguintes dimensões: 125 x 63 x 8.7 mm. Sim ele é muito fino, sendo considerado na ocasião do seu lançamento o mais fino do mundo.

Outra coisa que chama muito a atenção é o fato dele ter sido contruido com uma curvatuda na parte de trás, isso deu origem ao seu nome, olhando de lado ele realmente se parece com um arco e isso também é um detalhe a mais no seu design.   Porém, o material usado no aparelho não é um primor, nem se compara por exemplo ao Nokia E7 que é todo de aluminio escovado. O arc, seguindo a tendência atual, é todo feito de plástico, sendo assim mais cedo ou mais tarde você irá se deparar com um arranhão em sua carcaça.

Display

A tela desse smartphone com certeza é um dos seus grandes destaques, primeiro pelo seu tamanho, ela tem 4,2 polegadas e como ela praticamente não tem bordas e está no mesmo nível da carcaça, quando ligada parece que vai saltar do aparelho.

Mas antes mesmo de ligar o aparelho ela já chama a atenção, a Sony Ericsson usou uma tecnologia inédita chamada ClearBlack, isso faz que quando a tela está desligada ou em stand-by ela fique completamente preta, “mas isso não é normal André?” não, todo LCD quando desligado fica em um tom de cinza, reparem na imagem abaixo e compare. O ClearBlack não interfere nenhum pouco no desempenho da tela, porém quando desligado o aparelho fica mais bonito parecendo que toda a sua frente é uma tela.

 

E com a tela ligada, o que que o Xperia arc tem de especial? Embora ele seja uma tela de LED comum que na prática não teria muita diferença frente a concorrência, a Sony Ericsson chamou ela de Reality Display, já que ela trouxe da irmã Sony a tecnologia Mobile BRAVIA Engine, graças a esse sistema a tela back lit de LED do arc ganhou mais brilho e clareza, ela tem mais cores e mais contraste que a comum, além de que quando ela está debaixo da luz, possui um grau de reflexão menor. Porém enfatizo: ainda é inferior as telas de AMOLED.

 

 

Hardware e desempenho

O Xperia arc, embora a Sony Ericsson o colocou como o top de linha da marca, se levarmos em consideração o seu Hardware ele não é um top comparado com outros concorrentes como o Samsung Galaxy SII e o Motorola Atrix, primeiro que ele tem um processador Single core de 1GHz, os outros dois são dual cores, e ele tem menos memória que ambos: apenas 512MB contra o 1GHz dos concorrentes.   Mas como sempre digo tudo depende do uso de cada usuário, digo isso porquê nesse tempo que fiquei com o aparelho, digamos que ele foi perfeito em 90% das tarefas que realizei.

Para navegar na internet, para abrir aplicativos mesmo usando a multitarefa, verificar email, conectar com o Microsoft Exchange, tirar fotos, fazer filmes e usar o GPS, em tudo isso o arc não travou nenhuma vez e muitos menos reiniciou. Veja bem, não estou dizendo que ele seja mais rápido que o Atrix ou o Galaxy S II, estou dizendo que ele foi rápido e eficaz em 90% do que precisei. Mas porque 90%? uma palavra responde: jogos.

O Xperia arc roda qualquer jogo baixado na Android market sem dificuldade alguma, tirando os jogos feitos para processadores dual cores da nVidia. Infelizmente esses jogos são de longe os melhores atualmente para Android, e não poder jogar eles pode ser uma verdadeira frustação para quem leva sério jogar. Mas vale lembrar que é possivel instalar os drivers da nVidia no Xperia arc, feito isso alguns jogos rodaram, nenhum 100% mas rodaram: Samurai Vengeance II, Ninja Fruits e um outro de JetSky que não me recordo do nome. Os outros nem iniciam.

Software e interface

Antes vou fazer uma observação: tenho reparado que muitos blogs e principalmente portais estão fazendo reviews de smartphones Androids dando detalhes totalmente desnecessários e sem objetivo do Android em si, ou seja, acaba se misturando o review do aparelho em questão, com o review do Android, isso pode atrapalhar a análise do leitor. Sendo assim vou falar apenas do que a Sony Ericsson colocou de diferente no Android e se é bom ou não, simples assim. Não vou analisar e nem comparar o Android com outros sistemas, voltemos ao review.

Vale lembrar que o Xperia arc já vem com o Android 2.3 Gingerbread, isso é uma vantagem frente ao Motorola Atrix que ainda está na promessa de ser atualizado pela Motorola. Além do mais, a Sony Ericsson ultimamente vem atualizando seus aparelhos, tanto que na ocasião do lançamento do Xperia arc no Brasil nos  foi dito que assim que o Android 4.0, o Ice Cream Sandwish for lançado eles atualizarão o arc, será?

Eu gosto da customização do Android feita pela Sony Ericsson já que não é muito agressiva e isso automaticamente não deixa o sistema pesado e lento, isso justifica porquê no geral o aparelho tem praticamente a mesma velocidade que o Atrix que é possui um processador dual core. Esse último tem o maldito Motoblur que consome vorazmente a memória RAM dele.

A interface do arc é simples, onde o menu é transparente e a rolagem das telas de aplicativos é feita para os lados e não para baixo. O único aplicativo diferente que a SE colocou é o aplicativo Timescape, ele é um agregador de mensagens do Facebook, Twitter, SMS e ligações. Eu sei que muita gente vai discordar do que vou dizer: eu gosto do Timescape por um único motivo: eu uso ele moderadamente, apenas olhando vez por outra as mensagens que chegam, ele agiliza o processo ficando mais fácil filtrar as informações úteis, porém note: se você usa muito redes sociais, é melhor instalar os aplicativos nativos para esse fim.

Câmera

Creio que esse seja o grande trunfo do Xperia arc e digo com toda a convicção que ele é o melhor Android no mercado quando o assunto é desempenho fotográfico. A qualidade das fotos tiradas por ele é excelente quando comparadas com fotos de outros modelos da categoria (estou falando de celulares e não de câmeras, ok?).

 

 

A Sony Ericsson trouxe para ele a tecnologia Exmor R e ela realmente funciona. A lente do arc tem um ângulo de abertura maior que o comum nos smartphones, graças a isso entra mais luz e assim a qualidade das fotos com pouco iluminação são satisfatórias.   Mas nem tudo são flores, a ausência de um Flash Xenon faz muita diferença, a combinação da Exmor R com um Flash Xenon colocaria o Xperia arc no mesmo nível que o Nokia N8, mas como não tem ele fica com o segundo lugar.

Abaixo algumas fotos tiradas pelo aparelho. Clique no slide para ver na resolução original.

 

Outro ponto fraco é a ausência de uma câmera frontal para vídeo chamadas, eu sei que ninguém faz ligações de vídeo pela operadora, mas lembrem-se: O Skype está aí e em breve terá suporte para todos Androids, dai o arc ficará com um ponto a menos.   A qualidade de gravação também é muito boa, lembrando que ele grava em HD 720p, porém com pouca iluminação a gravação não fica boa, já que fica granulada e muita escura, mesmo usando os LED Flash como “lanterna” no escuro não é tão bom. Mas com boa iluminação a qualidade é ótima, abaixo um vídeo filmado com o Xperia arc. Abaixo um vídeo filmado com ele.

Internet, conectividade e bateria

Com respeito a navegação na internet, euparticularmente acho que não há muito o que falar, o desempenho de todos Android a partir do Android 2.2 Froyo está nivelada, obviamente smartphones com processadores mais barrudos levam vantagem.No vídeo review no fim do texto há um pequeno teste.

Como todo aparelho top o Xperia arc conta com um “pacote” de conectividade : WiFi, Bluetooth, 3G e GPS. Além de saída HDMI onde ele reproduz vídeos e imagem em 720p em qualquer TV com entrada de alta definição.   O que mais me chamou a atenção de diferente no quesito conectividade foi seu GPS, ele é rápido, muito rápido. Na maioria das vezes, em locais abertos, a conexão era instantânea e em lugares mais fechados em menos de 30 segundos estava conectado, até em túneis de estradas ele não perdeu o sinal, por um momento ela quase parecia um GPS dedicado.

 

 

O sinal WiFi também é mais forte do que a média, comparando lado a lado com o Motorola Milestone, em locais distantes do meu roteador o sinal estava sempre o dobro no arc.

O Xperia arc faz muita coisa, mas nada adianta isso tudo se a bateria não aguentasse o tranco correto? antes vale lembrar que milagres não existem e um Android que tenha uma bateria com duração satisfatória, afinal esse ainda é o calcanhar de Aquiles do Android, então sabendo das limitações que o Android impôe o Xperia arc tem uma bateria que dura um pouco a mais que média, ela aguentou um dia e meio de uso moderado com 3G e WiFi ligados direto, usei a câmera algumas vezes e também o GPS.

Vídeo Review

Pró e contras

Vamos listar agora o quais são os ponto positivos e negativos que achamos do Xperia arc, esses pontos podem fazer diferença dependendo do que o usuário procura em um smartphone: Prós

  • Aparelho muito bonito, fino e bastante leve
  • Tela grande e com um bom desempenho debaixo da luz
  • Câmera de boa qualidade, o melhor Android nesse quesito
  • Já vem com o Android 2.3 Gingerbread
  • Aparelho muito rápido para atividades cotidianas

Contras

  • Processador e memória inferior ao da concorrência
  • Ausência de câmera frontal
  • Conector de fone de ouvido na lateral do celular
  • Memória interna de armazenamento muito pequena, apenas 320MB
  • Material de construção um pouco frágil para o preço do aparelho.

 

Conclusão

Para quem está querendo trocar de smartphone e quer um com processador dual core mas não quer pagar mais de R$1600,00 o Xperia arc pode ser uma boa escolha, pois mesmo tendo um processador inferior faz 90% do que qualquer dual core faz sem lentidão e sem travamentos.

Mas tem que ser levado em consideração que é um aparelho que irá ficar “velho” logo devido ao seu Hardware.   Agora quem gosta de ter sempre o que há de mais moderno – se é que seja possível – e quer um Android que possa rodar qualquer tipo de jogo inclusive os para processadores dual core ele não é o mais indicado.

O preço ainda é um pouco salgado, mas negociando bem dá para comprar ele por R$1400,00 ~ R$1500,00 nas lojas em que ele está disponível.

Galeria de fotos

39 Comentários

  1. Eu comprei o Galaxy 2 e não acho que o Arc seja superior na camera e se for é minimo! Então acho que se alguem comprar um desses dois aparelhos e escolher o Arc pq acham que é muito superior está enganado, fora que o SG 2 filma em 1080p 30fps contra 720p do arc. Acho que camera não decide na hora da compra coisa alguma. Já tirei foto de dia de noite e no escuro total e a foto não saiu com uma granulação. Se quiser eu posto e mando o lik pra vcs verem.

    • Desculpe mas tenho que discordar, a câmera faz toda a diferença na hora de comprar, pelo menos para mim. Troquei de celular recentemente e para mim jogar não faz diferença, para isso eu tenho vídeo game já a câmera faz, quer dizer, fez.

      Testei tanto o S2 como o arc além do Atrix e nem se compara a qualidade das fotos do arc, o do S2 é ótima assim, acima da média mas a Exmor R da Sony deixa as fotos bem melhor, até discordo do autor do texto, para mim ela é equivalente as fotos do N8, meu antigo celular

      • Cara, sinceramente você não sabe tirar fotos então, eu acho que as fotos do S2 são melhores que do arc visto que também testei os 2. Mas comparar com o N8? afff…. acorda vai…..

        • Renato, realmente, as fotos do S2 são ótimas, mas em determinadas ocasiões o ARC é melhor, consegue captar mais cores, no entanto, o N8 da Nokia e o Satio da Sony, são os melhores ainda em câmera, exatamente como o autor do texto disse, o luz xenon, faz a diferença. A Sony pecou no ARC, mas já está corrigindo, pois irá lançar um novo em breve, com a tela um pouco maior, no design do ARC, com
          câmera frontal, dual-core, 1ghz, cartão de 16gb e 1gb de memória interna e a câmera deles virá com cybershot, então se preparem para ver um celular de primeira linha. E sem dizer que os quad-cores não estão longe de chegarem aos celulares.

          André Luiz, parabéns pela review, muito boa, continue assim! Eu tenho um ARC e concordo com tudo que você disse.
          Abraços.

      • Nossa!!! seu comentário falando que o arc é equivalente ao N8 já mostra como vc sabe das coisas, nem preciso responder mais nada. Entra no site GSM arena e olhe o comparativo entre as fotos dos dois aparelhos. O arc é um tico melhor mas não absurdamente a ponto de vc falar que é tão bom quanto o N8, concordo com o Renato, vc não sabe tirar foto então!

        • Outra coisa, escrevi errado, a camera pra mim tb decide sim mas eu digo comparando a camera dos dois aparelhos. Pra mim ambos são bons, estão no mesmo nivel praticamente, então nessa parte não decide na hora da compra….desculpem, tinha escrito errado.

  2. “e ele tem menos memória que ambos: apenas 512MB contra o 1GHz dos concorrentes”

    Unidades de medidas diferentes. Corrija.

  3. para mim eu axo q a camera faz diferenca,mas falar q o n 8 eh melhor q o arc nas fotos eu nao axo,axei muito sem cor o n8 eu tenho um satio e axei bem melhor q o n8 e um colega meu tem um arc e vi q realmente o arc tem as melhores fotos tirada pelo celular.

  4. Eu ganhei um ARC e a principio fiquei muito feliz pq estive esperando ele por meses, mas depois de quase 01 mês de uso, não sei o pensar… a bateria é meu dilema, já que em standby com 3g ou wifi ligado durante o dia ela dura apenas 08 horas!! Apesar da caixa ter vindo lacrada, o cabo hdmi não veio e nem o carregador veicular. agora ele deu de travar até para fazer ligações… aliás, para fazer uma ligação tenho que dar uns 04 cliques!! Não sei se estou fazendo algo errado, mas nem no suporte da Sony Ericsson tenho ajuda de como utiliza-lo corretamente. Triste

    • eu li em um review (axo q foi do Richard Max ) q se VC fizer a atualização a bateria melhora (dura + ou – um dia e meio ) …. enfim tdu melhora

  5. Eu tenho um Xperia Arc S é não invejo nenhum galaxy SII processador 1.4 ghz e sem falar que sua camera e bem melhor que a do galaxy

Deixe uma resposta