satio-1

Como prometido a Dotsisx do Symbian Guru postou hoje a terceira parte do Review do Sony Ericsson Satio, celular que roda Symbian S60v5, assim como os Nokias N97 e 5800 e o Samsung Omnia HD.

Para quem não acompanha o blog, aqui está a 1ª parte do Review e aqui a 2ª parte. A 2ª Parte falou do Harware que apesar de inovar com um câmera de 12Mpx peca em aspectos como a bateria fraca e o conector proprietário para o fone de ouvido. Mais assim como a Dotsisx diz, o software é o aspecto mais interessante do aparelho. Para quem não sabe a Sony Ericsson tem larga experiência em customizar sistemas, um exemplo é a linha Xperia que de longe não parece ter Windows Mobile rodando “por trás” deles.

Home Screen:
A Home do Sátio não tem nada a ver com a dos Nokia, lembra um pouco o Omnia HD. O grande diferencial é que ele tem 5 Homes Screen (ou Desktop se preferir), nisso lembra o N900, acima da tela a uma barra de navegação com 5 ícones em cada Home Screen, ou seja, ele tem 25 atalhos rápidos.

As Home Screens tem a seguinte configuração:
– Primeira tela: Contatos, você pode configurar os seus 5 contatos favoritos, é só cliacar na foto e fazer a ligação.
– Segunda tela: Marcadores de internet, ou seja, 5 páginas favoritas que você clica e já vai abre o navegador direto no site escolhido.
– Terceira tela: Principal, nela ficam o papel de parede mostrando a hora, seuperfil utilizado, um Widget do player de música, e 5 atalhos para Discador, Galeria de imagens, mensagens e pesquisa.
– Quarta tela: Exibe as fotos tirados pelo celular com opção de fazer diversos uso das mesmas.
– Quinta tela: Nesse você configura o que colocar nele.

Lembrando que a barra você passa apenas arrastando o dedo com direito a efeitos de passagem na tela. Abaixo vídeo da sua Home Screen:

Câmera:
Com sua íncrivel câmera de 12Mpx, com certeza é o melhor câmera-phone da atualiadade. Nela existem toneladas de opções na hora de tirar a foto, as que mais chamam a atenção, é o recurso Smile Detection, que só tira a foto depois da pessoa sorrir e o Touch Capture aonde você escolhe aonde a câmera foque clicando na tela, recurso presente no iPhone 3Gs.

Multimidia:
Os recursos Multimidia se dividem em 3 partes: Música, Som e Vídeo. A Galeria nem de perto lembra a galeria da Nokia, é totalmente redesenhada para o aparelho, com o auxilio do Knetic Scrooling a visualização de fotos é bastante interativa, a galeria de foto lembra o aplicativo Photho Browser, ela também é integrada com o serviço do Google Picassa, o há também o recurso nativo de uploads para o Blogger, Picassa e Flickr. Abaixo vídeo da Galeria:

Player de música:
Segundo o autor esse é um dos melhores já presente em um aparelho portátil. Ele permite que você procure as suas músicas por artista, álbum, Playlist, Song e ainda adiciona várias melhorias importantes:

– O player não mostra apenas a arte do álbum e os controles, mas também o título da canção, nome do artista e o título do álbum, com um design muito diferente
– O Album Art é inteligente: Bata você copiar a foto para a mesma pasta do album e ele reconhece a foto como a Capinha do album
– Você tem a opção de definir um ringtone para cada perfil dentro das opções do player.

Quem quiser ver o Review completo vá até o site Symbian Guru, são quase 50 min de vídeos.

Minha conclusão depois de assistir os vídeos é que em termos de Software o Satio está mais maduro que os concorrente, mais o que mais me chamou a atenção foi que apesar da tela ser resistiva em nenhum momento ela falhou nos comandos e dá para perceber que a autora em nenhum momento pressionou demasiadamente a tela, a resposta aos leves toques foram sempre instantaneos, o que acharam?


2 Comentários

  1. Parece que os pontos fracos desse aparelho ficaram mesmo na memória RAM, no conector do fone e na bateria, mas, pelos vídeos, parece que a SE "acertou a mão" nesse aparelho!!

    PS: Será que um dia teremos um "celular perfeito"?? Será que poderíamos pagar por esse "celular perfeito"??

Deixe uma resposta