Web Analytics

Review e vídeo do Nokia N8 com Symbian^3

Review e vídeo do Nokia N8 com Symbian^3

Nokia_N8_9

Smartphone tem super câmera de 12MP e grava em HD, além disso tem saída HDMI e é o primeiro aparelho da Nokia a rodar o “novo” sistema operacional Symbian^3

O Nokia N8 com certeza foi o aparelho que menos tive vontade de devolver, um smartphone que de um lado impressiona muito por seu Hardware e do outro deixa a desejar no Software. Depois de testar o Nokia N8 reafirmo o que já disse por várias vezes: A Nokia pode facilmente voltar a ser líder absoluta, só depende dela.

Nos primeiros dias que você começa a usar ele, logo fica impressionado com sua capacidade multimídia mas depois de mais alguns dias dá para perceber que o Symbian não está preparado para tanto, resumindo: é muito hardware para pouco software.

Podemos comparar o N8 com o N95, esse último quando lançado em 97 tinha um super Hardware, excelente câmera que é melhor que a maioria dos smartphones de hoje e usava um sistema que já não era tão novo: o Symbian, porém na época não existia concorrência, somente depois de um tempo que o iPhone chegou e mais tempo ainda o Android. O N8 é “quase” igual: ótimo hardware, excelente câmera e sistema antigo, só que agora existe concorrência.

Enquanto o Android e o iOS “vive nas nuvens” onde tudo é on-line de um modo simples e objetivo, no Symbian tudo é mais difícil, embora quase tudo que você faz na concorrência ele seja capaz de fazer, tudo “leva uns cliques a mais”. Mas já vou adiantando: dependendo do que VOCÊ precisa ele é perfeito.

Para ver todas as fotos que tirei do aparelho confira aqui no álbum postado no Facebook, corra que tem muitas fotos lá.

Abaixo assista um vídeo onde demonstro um pouco do Nokia N8:



Para analisar, como diria Jack estripador: vamos por partes:

O que acompanha

A caixa do Nokia N8 é bem simples de uma cor só e traz dentro o que é necessário para a sua utilização: carregador de parede, excelente fones de ouvido in-Ear, cabo de dados, adaptador para cabo HDMI e outro pequeno cabo USB para conectar outros dispositivos nele (modo host), em minha opinião faltou apenas um cabo HDMI.

Hardware e acabamento

Nokia_N8_15

Ele é muito bonito, toda sua carcaça é 100% de metal escovado e tem um pintura anodizada e camada anti-riscos, isso significa que ele não arranha mesmo, eu não tentei, mas basta dar uma pesquisada no youtube que você acha vários vídeos do N8 sendo atacado de várias formas possíveis.

Muitos comentaram antes do seu lançamento (inclusive eu) que o processador dele tinha “apenas” 680MHz o que o torna inferior aos Androids com 1GHz, porém quero lembrar que ele também tem um processador de vídeo broadcom que segura a bronca na hora que recursos pesados de vídeo são exigidos e seu ARM não aguenta, na prática isso significa que ele travou apenas 2 vezes em 20 dias. Cheguei a ficar jogando Need for Speed Shift conectado na TV sendo que ao mesmo tempo estava conectado na internet, reproduzindo um filme HD 720p em background que estava armazenado em uma HD externa e mesmo assim o jogo sequer engagou. Tente fazer isso em um Android de 1GHz para ver o resultado. No subtítulo desempenho tem mais comentários a respeito.

Tela

A tela do Nokia N8 é de AMOLED e excepcional, não importa o ângulo que você esteja você a enxerga perfeitamente e não há reflexo algum, mesmo debaixo do sol você ainda consegue acessar as funções do telefone, para efeito de comparação isso é impossível tanto no Milestone 1 como no 2. A sensibilidade aos comandos são bem rápidos embora existam alguns lags, mas acredito que seja problema do Symbian e não da tela. Assistir filmes e jogar é bem confortável nela. O único porém é acho que o brilho máximo dela poderia ser um pouco mais forte, em certos momentos ele parece um pouco apagado em relação a outros, mas nada que prejudique o seu uso.

Desempenho do Symbian^3

Quando digo que o Android e o iOS são mais amigáveis alguns constestam, vamos exemplificar: Hoje todos estão o tempo todo conectado nas redes sociais, muito compram smartphones só para isso, imagine que você está com um Android na viajem, você vê uma paisagem bonita ou uma coisa engraçada tira um foto visualiza e compartilha no Twitter, tudo na mesma tela. Agora tente fazer isso com um Symbian, seria necessários vários cliques e telas além de no mínimo 2 aplicativos. E a interface do Symbian? é praticamente a mesma desde sua primeira versão há mais de 10 anos atrás! tudo meio “quadradão” fontes pequenas e etc.

Nokia_N8_8

Notem: Não estou falando que o Symbian é ruim, apenas acho que ele não está preparado para os Smartphones de hoje, digo iPhone e Android. Vamos esquecer por um minuto que o Android e que o iPhone existe e voltar ao Nokia N8 e ao Symbian, o sistema roda em uma velocidade linda de se ver, raramente trava e o multitarefa dele realmente funciona. Para o que o Symbian pode fazer, ele é quase perfeito no Nokia N8, rápido e eficaz. Mas como eu disse quase, vamos falar dos pontos fracos.

O teclado dele no modo retrato não é QWERTY e sim um alfanumérico o que eu acho um absurdo se tratando de um smartphone, digitar em uma tela touch usando um teclado igual ao antigos fisicos? não faz sentido, se você vai digitar algo grande obrigatoriamente você tem que virar o celular para o modo paisagem, dai assim aparece o QWERTY. A resposta é rápida no teclado e no modo paisagem o espaçamento entre as teclas é satisfatório.

São apenas 3 telas iniciais sem a possibilidade de mudar isso, e acredite: para muita gente isso é pouco, comecei a colocar todos os Widgets semelhantes ao que uso no Android e faltou tela, e olha que eu uso pouco Widgets. Outra coisa que me imcomodou é o fato que o tamanho dos Widgets é padrão, no fim das contas a tela fica muito “certinha” tudo com o mesmo tamanho, acho isso sem graça. Outra coisa é que não dá para transferir os widgets entre as telas, ele só fica na tela que você o criou se quiser em outra tela, vá para a outra e crie ele novamente.

Quanto a melhorias se compararmos com o S60v5 o destaque fica por conta com o suporte a multitouch tanto no navegador de internet nativo como nas imagens.

Outra coisa que me incomodou foi que o Symbian as vezes é lento em interpretar os movimentos, por exemplo: quando você muda de uma tela para outra, há um pequeno “delay” na tela, ou seja, você arrasta o dedo na tela e depois de um tempinho a tela se movimenta, depois de um tempo isso fica meio chato para quem vem de um iPhone ou alguns Androids. Outra coisa é que algumas vezes é necessário mais de um toque nos ícones para abrir o aplicativo, dai você fica em dúvida se a demora é na inicialização do aplicativo ou se a tela não responde ao comando, de qualquer modo isso é frustante em determinados momentos porque aconteceu isso várias vezes consecutivas depois fica funcionando perfeitamente, estranho.

Desempenho na internet e Multimidia

Nokia_N8_20

Sinceramente o Symbian ainda parece que não foi feito para se navegar na Web. O Navegador é incrivelmente complicado de se usar, por faltar botões físicos nele, ações simples como recarregar uma página é difícil pois é necessário clicar naquele ícone estranho no canto da tela  para aparecer o menu, já ele simplesmente some, porém antes do menu aparecem mais 3 outros ícones sem descrição alguma, então você tem que clicar neles para achar a função que você quer, contou quantas cliques foi necessário? eu simplesmente fico sem vontade de continuar a navegar. Dai você acaba substituindo pelos Operas, mas aviso que nenhum deles tem suporte a multitouch e muitos sites abrem desconfigurados. Outra coisa que diferente do Android 2.2 o Symbian não é compatível com o Flash 10 e sim com o Flash Lite que é bem limitado, poucos vídeos abrem com ele.

Agora na parte multimídia o N8 sem sombra de dúvidas é o melhor telefone que já usei em toda a minha vida, simplesmente perfeito. Rodar um vídeo no formato Matroska em HD com legendas e sem nenhum lag e ainda conectado em uma TV LCD via saída HDMI? não tem preço, desafio qualquer um a fazer isso em outro smartphone sem travar. Só vi isso em vídeo com os novos Androids que ainda nem foram lançados com processador Dual core. O player de música também é ótimo como é padrão nos Symbian, o som é ótimo nos fones, não testo os alto falantes simplesmente porque acho desnecessário. Um destaque que vale mencionar é que tanto em vídeos com em música o Nokia N8 tem suporte ao Dolby Digital Surround, isso em filmes é muito bom, porque conectado via HDMI o som fica perfeito na sua TV ou sistema sonoro.

Assistam o vídeo abaixo que mostra eu utlilizando suas várias conexões:

Câmera

Outro primor da Nokia, uma empresa que fabricou verdadeiros câmeras phone como o N95 e o N82 conseguiu se superar. O N8 tem qualidade de câmeras digitais dedicadas e melhor que muitas por aí. Sua câmera de 12 Megapixel com lentes Carl Zeiss é a melhor no mercado sem dúvida. As fotos são simplesmente incríveis com cores brilhantes e detalhes bem nítidos, veja uma amostra no Review do Motorola Milestone 2 que teve quase todas as fotos tiradas com ele. [link]

Na parte de fillmagem ele filma em HD 720p, a gravação também tem uma qualidade impressionante, o único “porém” foi o fato de não ter alto foco e nem modo macro quando se está filmando, graças a isso digo que é quase impossível filmar objetos bem próximos até uns 15cm, pois ficará totalmente distorcido, mas existe um patch para download que resolve isso parcialmente.

GPS

Além da câmera a Nokia é tradicionalmente famosa por seus aparelhos com GPS e com o Nokia N8 não foi diferente. O GPS conecta rapidamente com os satélites mesmo sem ajuda do aGPS. Mas o que faz grande diferença é o navegador OVI Maps, a qualidade dos mapas da Navteq além de que ele mostra tudo ao seu arredor com mais de 6.000 objetos, deste há prédios famosos, monumentos históricos e tudo em 3D. Os usuários também tem acesso a dados de guias de viagem como o Michelin e Lonely Planet, para que possam saber não só onde estão, mas também o que há de interessante nos arredores.

Mas apesar disso tudo o que eu acho melhor nele é que ele é gratuito e ainda não precisa de uma conexão de dados para gerar os mapas como acontece no rival Google maps, pois os mapas são baixados totalmente para o seu cartão SD, isso na prática significa menos consumo de dados do seu plano e também maior duração de bateria pois você não vai estar conectado a internet.

Nosso Veredicto

O Nokia N8 é um smartphone para quem prioriza recursos multimidia e gosta muito de ter uma ótima câmera digital para tirar fotos e filmar sempre nas mãos. Além disso é um ótimo navegador GPS. Mas quem procura um smartphone porque gosta de instalar aplicativos para tudo o que quiser e vive 100% do dia em redes sociais e trabalhando e não tem tanta necessidade de boas fotos, não aconselho o Nokia N8. Veja abaixo uma lista de prós e contras:

Pontos fortes:

  • Ótimo acabamento em aço escovado
  • Excelente tela de AMOLED com gorila glass.
  • Excelente câmera de 12 Mpx com flash Xenon
  • Filma e reproduz filmes em HD com facilidade
  • Conexão HDMI
  • Função USB-on-the-Go que o transforma em host USB para outros dispositivos
  • É um aparelho bem rápido, trava muito pouco
  • Fones de ouvidos in-Ear de ótima qualidade
  • Ótima qualidade sonora
  • GPS rápido e o melhor navegador que é o OVI Maps
  • Tela Multitouch

Pontos fracos

  • Symbian ainda é defasado e deixa a desejar
  • Navegação na internet sofrível
  • Falta foco automático e luz para gravação
  • Loja de aplicativos ainda é muito fraca
  • Falta botões físicos

Veja todas as fotos do Nokia N8 no Facebook.

Comentários

WORDPRESS: 43
  • comment-avatar

    Olá André Bom Dia !!!

    Bom adorei este seu poste bastante esclarecedor sobre vários aspectos do aparelho e seu sistema, Adorei o aparelho deis de o primeiro momento rs, e com informações tão precisas poucos terão dúvidas sobre adquirir ou não.

    Aprecio bastante os outros sistemas como o iOS e o Androido !!!
    Mais ainda deposito minha fé no Symbian…

    Parabéns pelo belo trabalho.

    Abraços…

    • comment-avatar

      Valeu amigo pelo comentário, acompanho você lá no GSMFans e sei que depois da minha saída não estou fazendo falta nenhum por lá!

      Abs.

  • comment-avatar
    Franco.ssp 6 anos

    "Imparcialidade"….
    Essa é a palavra que utilizo nesse Review do Nokia N8 feito por você, pois, é "quase que" igual aos comentários que fiz quando comprei o meu.

    PS.: Apenas para deixar registrado que, ainda esse mês, teremos mudanças no teclado (modo retrato) e no navegador, reduzindo alguns "pequenos" aborrecimentos e mais 48 novidades. 😀

  • comment-avatar
    tonyfrasouza 6 anos

    É o que falta em muitos reviews, mostrar realmente como funciona e não um monte de conversa fiada e pouca ação. Está de parabéns. Estou até ficando fã do tekimoblile. Vê se fica parceiro do Olhar Digital ao qual curto muito também.

  • comment-avatar
    Lucas 6 anos

    Olá André Luiz, venho aqui para lhe parabenizar pelo o trabalho magnifico, só queria saber se no Symbian 3 já se encontra disponivél o Live Messenger, e se é verdade o comentario que houvi… que os aparelhos Nokia usaram Windowns como sistema operacional.

  • comment-avatar
    mane 6 anos

    se a tela eh multi touch pq falta botoes fisicos????….kkkkkk piada neh?????
    iphone tem mais botoes, sansung galaxy eh cheio de botoes………

  • comment-avatar
    kadu 6 anos

    pra qm ja ta acostumando com symbian (como eu s60v5) realmente ja ta acostumado com a chatissi q é o navegador padrao.. mais deu uma melhorada no symbian ^3 e mais ainda no symbian anna.. eu tava penssando em esperar pra comprar o w7 ou w8 mas talvez eu ainda compre o n8 realmente um otimo aparelho

  • comment-avatar
    kadu 6 anos

    ah e apesar do flash ser o flash lite nao o flash 10.1 eu consigo ver videos no youtube verçao pc, videos desse blog e ate mesmo do mega video online ;D o q me atrapalha é q aki n tem 3g da claro ¬¬ e em relaçao a quantidade de toques pra acessar aplicativos é só usar alguma perssonalizaçao (q de fato é quase fundamental) pra melhorar esse aspecto

  • comment-avatar

    Parabéns esse review ficou muito bom!
    Mostrando muito bem o aparelho da Nokia

  • comment-avatar
    diogorva 6 anos

    "imagine que você está com um Android na viajem, você vê uma paisagem bonita ou uma coisa engraçada tira um foto visualiza e compartilha no Twitter, tudo na mesma tela. Agora tente fazer isso com um Symbian, seria necessários vários cliques e telas além de no mínimo 2 aplicativos."

    Tá de sacanagem? Logo depois que voce bate uma foto tem um atalho para fazer upload em redes sociais! ¬¬

  • comment-avatar
    Michel Leal 6 anos

    mt bom o post, sinceramente eu tbm acho q é completamente desnecessário o uso do teclado alfanumerico em tdas as versões do symbiam. Eu estou postando este comentário com o opera mobile com seis abas abertas no meu nokia 5233, e tbm digo q o navegador dele não presta pra nada msm, eu acho q esse é um contra q tds os simbians tem … Muito bom o post, parabéns

  • comment-avatar
    amaro 6 anos

    falta botoes fisicos isso e um ponto fraco?

  • comment-avatar

    Spot on with this write-up, I truly think http://spysoftwaredownload.org/articles/mobile-spy needs much more consideration. I’ll probably be again to read much more, thanks for that info.

  • comment-avatar
    Luis Claudio 6 anos

    Eu tenho um n8 e curti muito seus comentários e concordo plenamente,
    tenho uma duvida, dizem que o android é muito melhor que o Symbian, já até me disseram para kraquear o aparelho e colocar o android nele, mas não poderia mais atualizar o aparelho senão eu perderia tudo do android ai tereia que fazer tudo novamente.
    Agora gostaria de saber se isso realmente é uma boa, ou se kraquear o aparelho p o android algumas funções do aparelho não iram funcionar normalmente, ou devo continuar apostando no Symbian mesmo?
    Agradeço desde já, e parabéns pelo ótimo trabalho.

  • comment-avatar
    Luis Claudio 6 anos

    assinando os comentários…

  • comment-avatar
    wendel 6 anos

    qual o hd externo que vc usou? tenho um n8 e kero comprar um hd externo, mas tinha visto que ele nao aguentava alimentar alguns hds, por isso kero saber a marca, o modelo e a capacidade do hd que vc usou.
    Valew

  • comment-avatar
    Anônimo 6 anos

    O touch dele é bom?

  • DISQUS: 0