Já havia postado as primeiras impressões sobre o E75, mas depois de 2 semanas com ele percebi que ele merece um Review mais aprofundado. Fiz também um vídeo focalizado mais no design do aparelho. Como já falei no post anterior o E75 me surpreendeu bastante em termos de design e funções, para vocês terem uma idéia viajei no último feriado e não levei meu notebook, somente o E75 para substiuir o Note, eo trio E75 + Opera Mobile 10 + Nimbuzz fez isso com grande competência!

Design e acabamento
O E75 é o top de todos os da série E fabricados atualmente (no Brasil), a série E é a linha destinada a “trabalho” da Nokia, são aparelhos destinados a executivos e afins e eles tem acabamento superior à todos os outros modelos da marca. o E75 como top da linha com certeza é o aparelho mais bem produzido da Nokia até hoje. Fotos aqui.

Logo que se coloca o E75 na mão já dá para sentir a diferença dele em questão de acabamento, o aparelho tem acabamento metálico, dando um ar de “executivo” ao celular, é um espetáculo a parte, só tive N Séries até hoje e nenhum chega perto do E75 nesse quesito.

Acessórios:
Curiosamente há várias versões de modelos correndo pelo Brasil um com mais acessório e outros com menos, um desses vem fone bluetooth e carregador de carro, o que veio para mim não veio esses acessórios, não sei qual o padrão de distribuição, segue foto do conteúdo descrito na caixa.
caixa

Hardware:
Nesse quesito o grande destaque fica por conta do seu teclado completo. As teclas são de um tamanho razoável e em poucos dias você consegue se acostumar com ele e digitar textos longos rapidamente. Se compararmos com o E71, usando duas mãos achei bem mais rápido digitar com o E75, agora caso precise digitar com uma mão, o E71 é imbatível, é muito dificil digitar com uma mão no E75, devido ao tamanho do teclado. Embora ele não seja um N900, ele roda razoalvelmente bem vários aplicativos simultaneamente, graças ao seu processador ARM 11 de 369 MHz e sua memória RAM de 128MB. Consegui rodar simultaneamente a galeria de imagens, o Opera Mobile 10, Quickoffice, Ovi Mapas, Email (Nokia Messaging), Nimbuzz, Gravity e Rádio FM e ainda sobraram 23MB de RAM e sem travamento! tente fazer isso no N95-1 para você ver!

Software:
Em questão de software com certeza o ponto alto é o email, a versão do aplicativio Nokia Messaging presente nele faz toda a diferença. Para quem é fã de Blackberry, o E75 pode substituir ele quando a função é baixar e-mails, não só emails, mas SMS também, juntando isso ao teclado QWERTY dele, dai sim faz toda a diferença. A configuração de contas de email é rápida, apenas 3 passos e pronto. Na tela de espera fica a notificação de email, basta navegar até ela e abrir o leitor de email.

Um dos pontos que eu mais gostei foi a agenda, eu sou usuário massivo desse recurso pois não tenho boa memória, e comparando com a agenda do N95 a do E75 é muito superior e mais produtiva, ela mostrada no mesmo formato usado em programas para PC e agendas on-line, e depois de configurar com o Google Agendas através do GoogaSync ficou perfeita.

IMGP0088 IMGP0089

Multimidia:
Em questão de multimidia não perde tanto em relação ao N95 por exemplo, o som sinceramente me pareceu igual ao do N95, sendo inferior ao 5800. Sem aquela história de Eseries não ser para lazer, pelo contrário, ele tem um ótimo som e conta com um plugue padrão de fone de ouvido que fica na parte de cima do aparelho, bem melhor que no N95 que fica na lateral, além disso ele tem Rádio com RDS, isso eu sentia MUITA falta desde meu finado Sony Ericsson W800.

A câmera de 3,2Mpx me surpreendeu, claro que não dá para comparar com a do N95 porém é melhor que a do 5800, também gostei do fato de que o macro dele seja superior ao do N95. Abaixo uma comparação de fotos entre ele e o N95:

Fotos de comparação (clique para ampliar, depois para frente ou para trás para navegar nas fotos):

Teste1e75 Teste1n95
Teste2e75 Teste2n95

Fotos no escuro usando o flash, vísivel melhor qualidade do N95.

FlashE75 FlashN95

Foto utlizando o macro, as duas fotos na mesma distância de 3 dedos, visivel melhor qualidade do E75

macro e75 macro N95

Conclusão:
Sinceramente falando o E75 é um dos melhores celulares que já tive a oportunidade de testar, comparando com o último teste que foi o 5800, gostei bem mais do E75.

Tamanho bom, qualidade ótima e usuabilidade igualmente ótima. Estou procurando um substituto para meu N95, ele seria com certeza a primeira opção em termos de custo x benefício, porém como no trabalho preciso de um boa câmera (tem que ser celular) ainda fico com o N95, esse foi o ÚNICO quesito que acho o N95 superior, o resto perde em tudo.

Para quem precisa de um celular que o trabalho seja o principal quesito, recomendo o E75, para quem tem como principal quesito multimidia, a série N ainda é recomendada.

Pontuação:
Tamanho: 8,5 – Dimensões reduzidas para um aparelho com teclado imbutido.
Hardware: 8,5 – Boa memória e bom processamento além de um excelente teclado.
Software: 8,0 – O Symbian faz tudo, porém ainda é antiquado.
Para trabalho: 8,0 – A tela poderia ser maior.
Multimidia e lazer: 8,0 – 3,2Mpx não faz jus a um celular desse nível.
GPS: 7,0 – Cumpriu seu papel, mas demora para conectar.

Nota final: 8,0

12 Comentários

  1. Fala André,

    Muito bom este review. Estou pensando em trocar o meu N95 também, mas quero algo mais funcional do que multímidia (para isso serve o iPod Touch). Depois de ler o seu post, estou começando a considerar mais o E75.

    Abs!

    • Hirota, se eu não precisa-se tanto de uma ótima câmera como a do N95, eu não pensaria 2 vezes antes de trocar pelo E75, tenho que devolver o aparelho essa semana e já estou morrendo de saudades :D.

      Abraços

Deixe uma resposta