Se o melhor smartphone fosse escolhido com base em sua beleza, o Nokia E7 com certeza seria o escolhido como o mais bonito da atualidade, mesmo estando entre iPhones, Xperias e Galaxys, o E7 foi o smartphone mais bonito e bem acabado que já testei até hoje. Podemos dizer que ele é um Nokia N8 maior e com um “Q” de Nokia N97.

É fato que a Nokia há muito tempo tempo dedica alguns dos seus aparelhos para o meio empresarial, graças principalmente ao fato de colocar um teclado deslizante completo e os aproximar de um computador. Tudo começou com a famosa série comunicator em 1996 com o lançamento do saudoso Nokia 9000 e tendo como último protagonista o Nokia E90 que rodava Symbian S60v3, este podemos dizer que é o antecessor do Nokia E7. Hoje o E7 é o carro chefe da Nokia depois do Nokia N8, que ela manteve com foco multimídia. Mas será que o E7 e o já cansado Symbian podem competir com a enxorrada de Androids que vem ocorrendo e a confiança que o iPhone conquistou nos últimos anos? Ainda mais depois da mudança interna que a Nokia vem passando ao ponto de dar apenas alguns anos mais de vida ao Symbian e depois substitui-lo pelo Windows Phone 7, fruto da parceria com a Microsoft?

O fato da Nokia lançar um smartphone desse nível mas rodando um sistema que ela mesmo já deixou claro que perderá o posto de sistema principal é um pouco estranho, parece que a Nokia quer dar uma última tentativa ao Symbian ao lançar o Nokia E7. Isso não quer dizer que ele seja ruim, me parece mais uma falta de opção da Nokia que tinha obrigação de mostrar um smartphone top para a concorrência e atualmente só tem o Symbian e nada mais. Temos em mão um celular muito bonito, potente e com software que embora seja bom é ultrapassado, assim graças ao seu preço alto, para muitos usuários talvez o Nokia E7 leve desvantagem junto a concorrência. Mas é exatamente isso que vamos analisar nesse review, apertem os cintos que vai começar pois esse é o Review mais completo que já fizemos no Tekimobile.

Antes de continuar, aconselho a leitura do review do Nokia N8, a maioria do que foi dito lá também se aplica ao E7.

Acessórios e embalagens

Review_Nokia_E7_2A Nokia mais uma vez traz a sua caixa azul ecologicamente correta e traz os acessórios essenciais para o uso do E7: carregador veicular, fones de ouvidos inear, adaptador para cabo HDMI, cabo USB e o cabo on-the-go para transformar o E7 em um host de equipamentos USB. Um destaque para o ótimo fone de ouvido que realmente é digno de um celular top.

Design

A primeira vista o Nokia E7 parece um smartphone comum como a maioria dos que vemos hoje, mas o mecanismo de abertura engenhoso do seu teclado QWERTY mostra que ele é um smartphone único pois dentro de um mercado totalmente dominado por smartphones com enormes telas touchs sem botões, ele se destaca por estar nessa categoria e também ter um teclado completo. Esse mecanismo que é uma evolução do usado no N97 é com certeza o melhor teclado QWERTY já feito em um celular (mais detalhes a frente).

Embora o celular seja relativamente grande, o seu design arredondado herdado do irmão mais velho Nokia N8 faz com que ele não pareça tão grande assim e somando ao fato de seu corpo ser todo de aço escovado, ele troná-se um dos smartphone, se não o mais, bonito que já tive a oportunidade de testar.

Hardware e construção

Não estamos falando de nenhum celular com processador dual core como a maioria dos lançamentos, mas daí podem perguntar: “mas a Nokia devia ter colocado um processador dual-core no E7 e no N8 blablabla…” eu não concordo, porque o Nokia E7 não precisa de um processador desses, ou melhor, o Symbian não precisa de tanto. O E7 possui um processador de 680 MHz ARM 11 com GPU integrada Broadcom BCM2727, 256MB de RAM e 16GB de memória interna de armazenamento e não possui suporte a cartões SD. Possui câmera de 8MPx com foco fixo (detalhes adiante) e grava em HD 720p há 25fps e sua tela tem 4 polegadas porém com resolução baixa de 360 x 640 pixels.

Review_Nokia_E7_17.3

 

As teclas são bem dimensionadas e colocadas nos lugares corretos: Acima do aparelho temos o botão liga/desliga, o conector para fone de ouvido, a saída USB e porta mini HDMI. Nas laterais se encontram o botão que desliga e liga a tela, do outro lado um botão para o volume que é bem prático, o botão da câmera e o slot para cartão SIM e na frente apenas um botão de atalho para o Menu, esse desta vez é centralizado ao corpo e não de lado como no Nokia N8, ainda na frente temos a grande e bonita tela 4 polegadas de AMOLED. Aliás, as cores são brilhantes na tela apesar de uma resolução relativamente baixa, mesmo com baixa luz a tela é boa.

Na parte de trás temos a câmera de 8MPx e o logo da Nokia. O Nokia E7 não tem tampa para remover a bateria,  então se você gosta de ver as entranhas de seu telefone, azar o seu, pois assim como seu irmão N8, ele aderiu a moda iPhone de lacrar o aparelho contra curiosos.

Sua construção é sólida, apesar dele ser composto de 2 partes, teclado e tela, ele não tem nenhuma folga e em nenhum momento alguma parte fica móvel, quem não conhece ele demora para perceber que na verdade ele tem um teclado embutido. Ele passa aquela sensação de produto resistente e que é difícil de quebrar.

O peso está bem equilibrado, não é muito leve passando a impressão de aparelho de plástico mal feito (Atrix?) já que ele é de metal e também não é muito pesado por ser de metal (Milestone?). Ele tem o peso certo para seu tamanho, ou seja, como ele é nitidamente grande também é um pouco pesado.

Teclado

Embora ao longo dos anos os teclados venham sumindo graças as enormes telas com teclados virtuais, muitos ainda preferem teclados físicos QWERTY, principalmente no meio empresarial. É para essas pessoas que o E7 existe e como todo o dispositivo foi projetado em torno da mecânica de inclinação e deslize do teclado,  não há dúvida alguma que ele é a estrela do show.

Quando aberto, o mecanismo do teclado força a tela para cima deixando ela em uma posição inclinada em um ângulo de cerca de 30 graus. Na primeira vez que você tenta abrir o teclado normalmente faz muita força e mesmo assim não consegue, depois você descobre o segredo: basta dar um suave empurrão na borda da tela, como que forçando ela para baixo contra o teclado, depois disso empurre o teclado e ele é facilmente revelado.

Review_Nokia_E7_17.1

 

Em cada extremidade do teclado há uma saliência onde exatamente encaixa a tela, isso foi feito por razões estruturais e para a integração das antenas. A tela parece que se encaixa perfeitamente dentro do teclado. Um dos problemas que encontrei foi que a última linha de caracteres do teclado fica muito perto da borda da tela, então quem tem dedos muitos grande pode ter um pouco de dificuldade.

Esse teclado, que conforme dito evoluiu do N97 e depois do N97 Mini, tem 4 linhas de teclas sendo assim muito semelhante aos teclados tradicionais de computadores, alguns dos problemas do N97 foram resolvidos como a volta da barra de espaço para o centro do teclado. Cada tecla é ligeiramente arqueada e tem um acabamento emborrachado semelhante ao E72 – review aqui – o que proporciona uma textura aderente e facilidade na hora de digitar já que os dedos não ficam escorregando proporcionando assim muito conforto para digitar. O feedback tátil é feito através de um click que só dá para sentir, ou seja, pode digitar a vontade que ninguém vai ficar ouvindo as teclas. No quesito teclas só uma reclamação: só há uma tecla “shift” do lado esquerdo do teclado, ou seja, imaginem a dificuldade que é por exemplo digitar a letra A em maiúsculo, já que o Shift e a letra A estão muito próximos para serem digitados simultaneamente.

Praticamente todas as teclas tem segunda função, que é acionada pela seta amarela ao lado do Shift ou pressionando por um longo tempo as teclas, para acionar os acentos basta precionar e segurar a tecla “car” e depois da letra que você quer acentuar. O teclado é iluminado, com níveis de iluminação controlada pelo sensor de luz ambiente, o que significa que o teclado só acende quando é necessário, otimizando assim o consumo de energia.

Nos meus testes verifiquei que há 2 modos de digitar, um é o comum que você segura o teclado nas palmas da mão e utiliza o polegar para digitar, ai uma sacada de mestre da Nokia é que as saliências nas extremidades do teclado que dão para apoiar os dedos e descansá-los sem atrapalhar a digitação. O outro modo é bom para quem tem dedos pequenos, basta apoiar o celular em qualquer superfície e usar os dedos indicador, médio e anelar, dá para digitar quase do mesmo modo que um teclado grande.

Importante, mesmo que estejamos lidando com um teclado físico, (como mostrado acima), o E7 tem opç~pes de auto-correção e auto-completar, as mesmas que o N8 por exemplo tem. Por padrão, essas funções estão desligadas.

Software e interface

Agora, como disse anteriormente, o motivo que talvez leve o Nokia E7 a não ser o melhor em sua categoria elevada de preço: o Symbian^3. Se você já teve um Symbian antes, mesmo que seja da primeira versão logo você vai perceber que a navegação no menu é, ainda, exatamente a mesma e se caso você já tenha tido qualquer Symbian da Nokia a partir do Nokia N97 aí então você percebe que nada efetivamente mudou. Mas uma vez vou deixar claro uma coisa: eu gosto muito do Symbian e o considero um bom sistema, com ele você faz quase tudo que os outros fazem (digo Android e iOS) porém vou repetir: ao comparar com concorrência ele continua confuso. Mas isso é o que eu acho, existem muitos usuários que ainda preferem o Symbian, para esses que não pretendem abandonar o Symbian e querem se atualizar eu digo: o Nokia E7 é o melhor Symbian já feito indiscutivelmente. Vamos falar um pouco mais sob sua interface.

 

 

Há três homescreens, que podem ser preenchidas com até seis widgets retangulares, ao contrário do Android, onde você pode alterar o tamanho e forma dos Widgets, no Symbian eles são fixos. Eles simplesmente ficam empilhados um em cima do outro formando 6 linhas de Widgets, onde em cada um e possível colocar até 6 atalhos para aplicativos, fazendo as contas você consegue até 30 atalhos de aplicativos por tela. Ainda assim, é melhor que não ter nenhum. Eu procuro sempre ver o lado bom das coisas: se por um lado você não consegue personalizar os Widgets como no Android, você pelo menos os têm já que usuários do iPhone não tem siquer um Widget, não concordam?

Embora o menu do Symbian seja um pouco confuso e haja muitas funções que você precise vasculhar ele para achar, ele está rápido bem diferente dos N97s da vida, o Kinect funciona perfeitamente e a resposta aos comandos também. As transições de tela, assim como disse no Review do Nokia N8, ainda continuam um pouco atrasadas, você passa o dedo e a tela vem depois, nada que atrapalhe o uso mais acontece e dá para perceber

Embora ele tenha um processador de apenas 680MHz, ele é mais que suficiente para deixar o aparelho bem rápido na maioria de suas funções fazendo o recurso de multitarefa trabalhar no máximo.

Internet e conectividade

O Nokia E7 é muito parecido com qualquer telefone GSM existente em qualquer parte do mundo, o que significa que você pode fazer chamadas de voz em qualquer lugar, possui conexão 3G e serve em qualquer operadora do Brasil, além do 3G ele tem conectividade WiFi para acessar o ponto de rede aonde esteja disponível esse tipo de conexão. A qualidade de chamada dele mantém o alto padrão da maioria dos Nokias, alto falantes altos e antenas que pegam sinal em situações mais diversas possíveis.

internet_Nokia E7 OviMapas_Nokia_E7

Além disso, o aparelho possui aGPS, que pode ser utilizado com o Ovi Maps e também é compatível com o Bluetooth 3.0. A navegação GPS off-line gratuita através do Ovi Mapas é uma das grandes vantagens de aparelhos da Nokia nos últimos anos, já que ele funciona em quase todos os países do mundo, com cerca de 78 deles tendo a navegação offline orientada por voz. A versão mais recente permite baixar mapas de países diretamente do celular, tem linhas de transportes públicos, e check-in com os mais populares serviços baseados em localização, como lugares do Facebook.

O Nokia E7 infelizmente não tem o transmissor FM que está presente no Nokia N8, sendo assim você não tem a facilidade de ouvir música diretamente no rádio do seu carro sem ajuda de cabos, mas mantém a porta HDMI do N8 para transmitir conteúdo multimídia para a TV, e também tem a função USB em -the-go onde você pode conectar outros dispositivos de armazenamento como pen drives diretamente com o telefone. Isso é útil, uma vez que mantém o armazenamento de 16 GB da Nokia N8, mas o E7 não dispõe de slot para cartão microSD.

O navegador padrão é o mesmo assunto de sempre, ele é ruim e ponto final. É lento, dá erros em muitos sites e trava muito, para vocês terem uma idéia, estou com o Samsumg Wave 723 para testes e ele roda o novo sistema BADA e o navegador dele é melhor que o do Symbian, o navegador do Symbian continua sendo uma adaptação do navegador do S60v3 para telas de toque, a Nokia prometeu que irá melhorar ele com a chegada do Symbian Anna, mas vamos aguardar para ver se realmente terá melhoras pois é triste saber que uma linda tela AMOLED de 4 polegadas não traz uma boa experiência de navegação na interwebs.

Contatos, ligações

Contatos e registro de chamadas são acessados através de atalhos na tela inicial e dispostos em uma exibição com lista de rolagem,  depois de transferir os contatos do SIM para a memória do telefone, podemos pesquisar através de “redes sociais” (somente Twitter e Facebook) . Nem se compara a facilidade da agenda do Android que basta logar no Gmail, Twitter e Facebook e deixar o resto para o telefone.

 

Boas ligações é marca da Nokia, no N7 é muito boa, o volume é alto e o sinal pegou em praticamente todos os lugares que testei. O único porém foi que achei o volume do Viva Voz um pouco baixo para o padrão da Nokia, que normalmente é mais alto. O discador é fácil de achar pois tem um atalho na tela principal e quem tem problema de visão não pode reclamar do tamanho do teclado que tem número imensos. Como padrão da Nokia ao digitar aparece os contatos referentes da letra correspondente ao número. A discagem por voz é ineficiente e nunca reconhece nenhum contato que falamos. Outra coisa é que ele nativamente tem suporte a foto do contato quando recebemos uma ligação.

Mensagens e emails

O aplicativos de mensagens é exatamente o mesmo usado em todos os Nokia, com o acréscimo de balõezinhos nas suas conversar por SMS.

 

Já o aplicativo OVI Mail é o melhor que já experimentei para smartphones, totalmente organizado e todas pastas facilmente acessíveis, isso era de esperar já que o foco desse aparelho é o trabalho. Somente senti falta de uma caixa de entrada unificada, já que ele tem suporte a vários tipos de protocolo, inclusive Exchange, mas como a interface é muito organizada é de fácil utilização, trocar de caixa de entrada é uma tarefa rápida que não atrapalha. A configuração dos email é automática, basta colocar em seu e-mail e senha e E7 faz o resto, ou seja, nada de ficar pesquisando endereço de servidores e portas. Ainda bem que o Nokia E7 tem um teclado fisíco, pois o Symbian teima em deixar um teclado alfanúmerico em modo retrato, digitar email nesse teclado é uma tortura.

Uma opção interessante é a opção para ouvir as mensagens de texto. Vale a pena fazer, embora a voz robótica que faz isso seja um pouco estranha, mas depois você se acostuma.

Aplicativos

A OVI Loja melhorou bastante e no E7 me pareceu bem mais rápida que no N8, as opções de aplicativos também estão boas, há aplicativos para tudo porém ainda tem o problema do preço que na média os aplicativos são bem mais caros que na concorrência.

Agora o OVI Mapas é um show a parte, com certeza ele ainda é o melhor navegador GPS mobile e além de tudo é gratuíto

Câmera

Tudo bem que caso você esteja procurando um smartphone que realmente seja um câmera-phone, tire fotos espetaculares e ainda tenha flash xenon, é evidente que a sua melhor aposta seria o Nokia N8 com sua câmera com foco automático de 12 megapixels com lente Carl Zeiss, mas pelo preço que o E7 custa e sendo ele atualmente o carro chefe, acima do N8, a Nokia poderia simplesmente ter deixado uma câmera melhor, não que ela seja ruim, longe disso, afinal ela tem 8 megapixels e normalmente celulares Nokia tem ótimas câmeras, mas o que me deixou triste foi o fato dela não ter foco automático, eu nem ligaria se a Nokia somente tivesse diminuído a resolução e ter tirado a lente Carl Zeiss, mas foco fixo? pô Nokia aí foi mancada!

 

Por outro lado, como a câmera não tem partes móveis e você não necessita fazer uma pré-focagem, a câmera é incrivelmente rápida, caso seu uso seja emergencial o foco fixo não atrapalha tanto assim, porém caso você goste de tirar fotos de tudo e ficar procurando os melhores
detalhes e ângulos, acredite, o foco automático vai fazer falta. Segue a descrição que a Nokia fez do uso e desempenho da câmera do Nokia E7.

1. “Com uma câmera com foco fixo da Nokia, você pode simplesmente captar os momentos sem o receio de que imagens ou vídeos fiquem fora de foco independentemente das condições de iluminação ou a posição de objeto a ser fotografado.
2. Não tem o lag que uma câmera com foco automático tem.
3. Os módulo da câmera é menor, sendo assim o celular pode ficar mais fino, basta comparar a câmera do N8 que tem uma saliência no local da câmera.

Eu particularmente preferiria uma câmera com foco automático, mas dá para pensar no que a Nokia tinha em mente uma vez que o E7 é direcionado para ser um aparelho para o público empresarial. Além disso, o sensor da câmera do Nokia N8 é enorme, imaginem se domarmos isso com o volume adicionado de um teclado físico, seria impossível manter a espessura do Nokia E7.

As fotos tiradas na luz do dia e panorâmicas ou objetos a uma certa distância as fotos do E7 são ótimas e o foco manual até ajuda na hora de tirar fotos desse tipo, porém fotos de objetos pertos e com baixa iluminação as fotos decepcionam um pouco, isso acontece por falta de um foco automático, ele nem tem modo macro para deixar claro

Foto tirada de longe, ótima qualidade.

15052011010

 

Foto tirada de perto, elas ficam desfocadas, se você gosta de tirar fotos no modo macro, esqueça.

15052011015

 

Multimidia

Embora não seja da linha X e nem da linha N, o Nokia E7 está quase no mesmo nível de ambos quando o assunto é multimídia, sendo assim a Nokia mais uma vez mostra que quando o assunto é multimídia, ela é imbatível.

Executando o leitor de música, que combina os elementos habituais que esperaria de qualquer outro player, ele ostenta um belo apelo visual na forma de seu carrossel 3D para navegar através dos álbuns de artistas. Obviamente ele é inspirado no cover flow do iPhone, e não é primeira vez que tentam imitar, mas com certeza é o que mais chegou perto do iTunes, a resposta aos toques é ótima a animação do carrossel é perfeita e a navegação não deixa nada a dever para o iTunes do iPhone. O Nokia E7 é compatível com Dolby Digital Plus, sendo assim ele é capaz de executar trilhas de filmes surround perfeitamente através de sua porta HDMI. O alto-falante também é surpreendentemente poderoso para um telefone celular e consegue produzir sons com uma qualidade impressionante.

 

player_de_música vídeos_nokia_e7

 

Tocar vídeos de alta definição não é problema para o Nokia E7, consegui rodar um vídeo HD  (DivX codificado em MPEG-4) com resolução de 1280 x 720 (720p) sem o menor problema. Se juntarmos a tela AMOLED de 4 polegadas e sua capacidade de conectar-se em HD externas, temos a combinação perfeita para assistir vídeos em sua total fidelidade, a reprodução de vídeos em HD foi totalmente sem lag tornando mais uma vez a Nokia insuperável.

Se você gosta de vídeos – e tem um belo plano de dados – O Nokia E7 vem recheado com aplicativos para assistir vídeos por streaming. Um deles é o Paramount onde você tem a possibilidade de assistir gratuitamente vários trailers dos filmes produzidos por essa produtora, isso na teoria porquê os vídeo só carregam mas nenhum deles eu consegui exibir, o outro é o EFI Vídeos, esse eu consegui assistir os vídeos. Há também o canal NatGeo da National Geografic onde há belissímos vídeos do canal televisivo e por último o aplicativo Terra TV, onde você tem acesso aos vídeos postados no canal do site Terra.

A Nokia E7 vem nativamente com um editor de vídeo igual ao do N8, ele permite várias configurações que são realmente muito úteis para ediçõers rápidas como cortes, adicionar músicas de fundo, adicionar texto e outros ajustes básicos.

Sendo assim, embora não tenha sido anunciado como um dispositivo multimídia,  o Nokia E7 tem tudo o que o Nokia N8 oferece em termos de música e performance de vídeo, faltando apenas a sua câmera para brilhar ainda mais.

Bateria

A bateria de 1200 mAh interna sem possibilidade de remoção oferece, segundo a Nokia, um tempo de conversação de até nove horas. Mas afinal lembre-se: ele é um Smartphone. Com uso moderado de poucas ligações, 3G e WiFi ligados o tempo todo, um pouco de uso para músicas e vídeos além de algum tempo usando o GPS, a bateria dele durou quase 2 dias, achei isso satisfatório já que nenhum Android que testei passou de um dia com o mesmo perfil de uso.

 

Vídeo Review

Para finalisar, assistam o vídeo Review onde dá para se ter uma idéia do Nokia E7 em mãos:

Prós e Contras

Prós

  • Muito bonito
  • O melhor teclado já feito para um celular
  • Tela de AMOLED grande e visível no Sol
  • Conectividade HDMI
  • Função USB on-to-go que dá possibilidade de conectar dispositivos externos
  • Bateria razoável para um smartphone
  • Acabamento de alúminio
  • Ótima navegação GPS totalmente gratuíta (Ovi Mapas)

Contras

  • Câmera sem foco automático
  • Não tem suporte a cartão de memória
  • Ruim para navegar na internet
  • Loja de aplicativos inferior a Android Market e App Store

Conclusão

O Nokia E7 pode ser considerado uma oba prima da Nokia, como já disse anteriormente é o melhor Smartphone que a Nokia já fez: Muito bonito, ótima construção, o melhor teclado que já vi em um smartphone, tela grande e super sensível, muitas opções de conectividade inclusive HDMI, sim, ele tem alguns pontos que poderiam ser melhorados como a câmera , porém para o foco que o aparelho é, isso não faz diferença. Porém batemos no problema do Symbian, notem: não estou falando que o Symbian é ruim, porém ele ainda não é intuitivo e de fácil utilização com o Android e principalmente o iOS. Para quem já está acostumado com o Symbian e quer um aparelho mais moderno o E7 é uma boa pedida. Pois mesmo com um processador inferior a concorrência, é suficiente para o Symbian que mesmo com uso intenso se mostrou estável e rápido, nem de longe parece “pérolas” como a tartaruga chamada N97.

O software do Nokia E7 tem foco empresarial – um amplo apoio para e-mails corporativos e capacidades de gerenciamento de TI remotamente, além do teclado físico agradável onde você poderá responder seus email confortavelmente sem precisar de um computador. Adicione a isso o Ovi Maps com sua navegação offline gratuita e orientada por voz ele é quase completo para seu foco, digo quase porque seu navegador de internet precisa melhorar muito para ser digno de um aparelho desse níuvel. Como desvantagem podemos citar o pouco número de aplicativos úteis na OVI mais o fato de navegar nela ser extremamente sofrível.

Resumindo: se você é um fã da Nokia, você não ficará desapontado com o Nokia E7. Se você já abandonou a Nokia exclusivamente por causa do Symbian, não compre o Nokia E7 pois o Symbian, podemos dizer.. continua o mesmo.

Próxima página:Galeria de fotos

33 Comentários

  1. André,apesar de não ter nada a ver com o post ,que aliais ficou ótimo,você poderia a me ajudar a configurar uma conta de email do hotmail.com.br no cliente de email do android ?

    • Direciona ele para o Gmail, fica melhor sincronizado com o Android, ou use o aplicativo K9, é o melhor cliente email é se dá melhor com o hotmail.

  2. Muito bom o review André!

    Estou querendo trocar meu N97 mini por um E7, N8 ou C7. Ainda não tenho certeza por qual modelo trocar, não sei se abro mão do teclado físico.

    Me parece que o E7 é muito maior que o N97 mini. Isto confere?

    O acabamento do E7 é muito escorregadio? É o mesmo acabamento do N8?

    Valeu!

    • Gustavo, o E7 é maior sim que o N97 Mini e que o N97, pois sua tela e de 4 polegadas, porém é mais fino. Quanto ao acabamento é o mesmo do N8 sim e não é escorregadio. Abs

  3. Sem problemas nostrono, mas o problema é o seguinte, por descuido na hora de salvar o rascunho publiquei antes de revisar o texto, que sempre faço, então editei depois de postado. O problema é que o texto via RSS é enviado automaticamente após postado, ou seja, as correções não aparecem no feed infelizmente, mas desculpa por isso e que todos que estejam lendo entendam.

    Abs.

  4. "não estou falando que o Symbian é ruim, porém ele ainda não é intuitivo e de fácil utilização com o Android e principalmente o iOS"

    Desculpa , eu não acho que o Symbian tem esse problema, ele tem muitos mas esse não é um!

    • É isso o que eu sempre prego aqui no tekimobile, a diversidade de opiniões, embora a grande, bem grande maioria concorde comigo, outros preferem o Symbian ao outros Symbian. Como sempre digo o importante é o usuário estar satisfeito com o seu aparelho.

      Abs

  5. Adré barabens1 vc vaas os melhores review, tudo muito bem esplicado, sitou os pontos fracos do Symbian com bazez (au-contrario de muitos q só falao mau e nao sitao o porque)

    Mesmo assim eu continuo fã da nokia

  6. "…o Nokia E7 é o melhor Symbian já feito indiscutivelmente. Vamos falar um pouco mais SOBRE sua interface."
    É verdade, ele é pic*. Mas o symbian está "deixado de lado", praticamente.

  7. Como todo Nokia high end observei excelente hardware, embora ainda seje usuario do symbian eu cansei dele , as atualizaçoes prometidas como anna nunca saem ……..e um OS com data de falecimento para 2016 , ou seja, irao lançar o belle e provavelmente mais nada…..nao compraria …… Vou aguardar o android 4.0 e o mango para entao decidir …..

  8. Boa noite! Tenho um Nokia E5, e não me arrependo desta compra, s
    Sybiam continua para mim melhor sistema operacional, to pensando em trocar para este E7 ou N8! E para mim este sistema para smartphone já criado.

  9. Tipo tenho um Nokia E7, so que to tentando resetar ele para tirar o Codigo de Segurança que aparece a todo momento no aparelho, tem alguma forma de fazer isso pois ja tentei pelo menu, e por Hard Reset, o Codigo de Segurança alteraram e não sei qual é …

Deixe uma resposta