Como alguns sabem, postei o unboxing do Nokia 5800 que estou para testes. Apesar de saber que existem inúmeros Reviews desse aparelho na internet brasileira, resolvi fazer alguns testes um poucos diferente, para isso fiz uma pesquisa em todos os comentários do blog e email de dúvidas dos leitores, e cheguei a conclusão que o que mais eles querem saber é se vale a pena trocar os S60v3 atuais por um 5800, e principalmente trocar o consagrado N95 por ele.
Como tenho um N95 resolvi fazer várias comparações entre esses 2 excelentes aparelhos.
Mas antes vamos as fotos e primeiras impressões do Nokia 5800.
Unboxing:
Conforme disse no vídeo, embora a caixa do aparelho pareça pequena em comparação com a do Nokia N95, logo que se abre a caixa nota-se uma grande quantidade de acessórios acompanhando o celular: Cabo de vídeo (que só para constar não acompanha o N97), Cabo USB, caneta stylus, palheta para tocar na tela, fone de ouvido, Mini DVD, suporte de mesa para o aparelho, Carregador e Manuais.
Tamanho:
Já havia tido contato com o 5800 há um tempo, mas nunca fiquei tantos dias com um, e logo percebi que há muita diferença de andar com ele no dia dia, ele é um celular muito leve, devido ao fato de ser de plástico, também é fino, claro não chega a ser um E71, mas é mais fino que o N95 e não faz volume no bolso, quem tem um N95 sabe que é dificil alguém não perceber que você tem um celular no bolso, com o 5800 dá para passar despercebido. Ele é bem pequeno cabe perfeitamente na mão, assim dá para usar ele com uma mão facilmente, fato que eu não acho muito comôdo com o iTouch.

Clique nas fotos para ampliar

nokia-5800-tekimobile-1 nokia-5800-tekimobile-2 nokia-5800-tekimobile-3



Comparação de tamanho com o N95-1 e o iTouch:
Clique nas fotos para ampliar

5800-vs-n95-2 5800-vs-n95-3 5800-vs-n95-4
5800-vs-itouch-3 5800-vs-itouch-2 5800-vs-itouch-1
Acabamento e Design:
Sinceramente achava que o 5800 seria um aparelho “pobre” por ser de plástico, porém me enganei grandemente, embora seja de plástico ele é muito bonito e bem feito, é só você ligar ele perto de alguém que todo mundo olha, dá aquele efeito “iphone” nas pessoas, embora ache ele mais bonito que o iPhone, o acabamento da parte de trás é perfeito para realizar uma ligação, a empunhadura é muito boa, combinando isso com o seu tamanho reduzido, quem vê você em uma ligação, acha que é um “celularzinho qualquer”.
nokia-5800-tekimobile-1 nokia-5800-tekimobile-2 nokia-5800-tekimobile-3
Tela:.
Ai o grande trunfo dos MacManiacos, a tela do 5800 é resistiva, ou seja, nem vou perder tempo em comparar com a tela do iPhone  que é capacitiva  e melhor e ponto final. Agora isso de jeito nenhum quer dizer que ela seja ruim, como uso um iTouch achei estranho no começo, mas depois de um dia usando o 5800 fiquei surpreendido com a resposta da tela, que comparando com o N800 é muito superior, quando tinha um N800 passava nervoso com a tela, exatamente por esse motivo o vendi. Já o 5800 você não precisa apertar a tela muito forte, depois que você acostuma dificilmente você “erra” um comando. Em questão de tamanho gostei muito dela, principalmente para navegar na internete é bem confortável.
Teclado:
A digitação é boa, primeiro a variedade de possibilidade: Teclado Alpha-númerico como nos celulares comuns, Reconhecimento de escrita, mini teclado Qwerty, e Teclado Qwerty  completo com a tela em Landscape, esse sim é perfeito, fiquei uma noite inteira no MSN conversando como se estivesse em um PC
teclado-nokia-5800-tekimobile-1 teclado-nokia-5800-tekimobile-2 teclado-nokia-5800-tekimobile-3
Som:
O Som é simplesmente espetacular nesse aparelho, o fato dele ser um XpressMusic deixou ele como o melhor que já usei nesse quesito, depois de conseguir uma equalização ao meu gosto, achei melhor que o som do iTouch! com certeza é a principal caracterisitica dele.
Câmera:
Como disse, a principal caracteristica dele é Música, a câmera é um coadjuvante do aparelho, não chega perto da câmera do N95, mesmo tendo lentes Carl Zeiss, no próximo post colocarei fotos do Nokia 5800 comparando com fotos do N95.
Come With Music:
O Come with Music é uma ótima idéia, o primeiro contato que tive com o serviço foi uns meses atrás, na época baixava-se músicas rapidamente, porém agora tive muita dificuldade para baixar músicas diretamente do celular, o download está muito lento (tenho uma Net de 2MB, pelo menos é o que diz a Telefônica, ) e as vezes uma música demorava cerca de 10 minutos. Tirando isso o serviço é muito bom.
Considerações finais:
Gostei bastante do aparelho, superou minhas expectativas, o único problema que eu tive foi a conexão com o meu fone Bluetooth S9 da Motorola, tentei e tentei várias vezes e não consegui, eles se conectaram porém sempre depois de 15 segundos o som parava de sair no fone, mais continuavam conectados, tentei de tudo e nada. se alguém tiver uma dica me fala ai que agradeço. Tirando o fone recomendo o aparelho.
Agora vem a pergunta: Compensa trocar o N95 pelo 5800? Tudo vai depender do SEU uso, no meu caso é indispensável uma boa câmera do meu trabalho, e o 5800 não supriria a necessidade, mais no resto tudo no 5800 é melhor, Som, processamento, GPS, tela e digitação.
Ainda vou estar uns dias com o celular, qualquer dúvida podem perguntar, em breve novos testes.


14 Comentários

  1. Excelente review André. No caso do som, eu tenho um 5310 XpreesMusic é o som também é de excelente qualidade.

    Um abraço

  2. Ótimo, eu tenho um 5800, de início imaginei ser um aparelho frágil, mas com certeza, ele provou que não é mesmo.

    Mesmo assim adquiri uma película full do aparelho.
    Muito boa por sinal, e não é comparada nem um pouco com essas outras. (http://www.zagg.com/)

    Outro ponto, é uma capinha da Nokia? O seu veio André?
    O meu veio, mas é muito apertado pra colocar o celular, acabei não utilizando, se o celular toca e está com aquela capinha é um sacrificio atender a ligação.

  3. OLá André, cara eu tb tenho um S9 da motorola e nunca deu problema…. vou perguntar, o seu S9 é original??? é que com um "paralelo" eu tive problemas de péssia conexão, dificilmente ele achava o 5800… pode ser que seja isso amigo… mas uso o meu pra pedalar e já cheguei a ficar 1 hora inteira ouvindo musicas e fazendo chamadas sem perder hora nenhuma a conexão, com o celular dentro de uma braçadeira e andando de bike.

  4. Valeu Pedro, a linha Xpress Music para som é espetacular mesmo, e aproveitando, parabéns pelo novo "visual".

    Abraços.

  5. Junior, o aparelho é muito resistente mesmo, quanto a tela, aconselho MUITO a quem tem um a colocar uma pelicula também, a tela é frágil (todas touchs são), visto ela não ter o vidro na frente como o N97, agora quanto a capinha sinceramente não sei se veio junto, como o aparelho não é meu, não sei, mais acho que talvez não venha, porquê o aparelho fabricado no Brasil tem algumas varações nos acessórios mesmo.

    Abraços.

  6. Então Tiranorex, é original sim, quando fui comprar me atentei isso, apesar da diferença de preço ser bem grande comprei o original, a versão "made in China" nem conectou com o N95 quando fui testar na loja, agora esse problema como o 5800 não sei mesmo o que fazer, tentei de tudo e nada. Uma coisa que eu achei estranha é que logo no momento da primeira conexão, ele conectou direto e nem pediu senha! 🙁

    Abraços.

    Abraços.

  7. Ainda bem que essa é apenas a Parte 1 do review, pois ainda aguardo diversos posts sobre o 5800, buscando conhecer,principalmente, o sistema operacional dele.

    Andre, parabéns pela primeira parte do review, pois foi muito esclarecedor!!!

    Abraço!!

  8. Fala André! Review simples e objetivo! Gostei! Parabéns! Quero fazer alguns comentários, posso?! Obrigado! rsrsrs. Bom, o Tamanho do 5800, pra mim é ótimo! Eu uso ele sempre no bolso da calça, pra não chamar a atenção na rua, e como você falou, da pra passar despercebido. O Acabamento e Design, apesar de ser feito com plástico, tem dois efeitos. O de simplicidade e sofisticação! Como você falou, usando ele numa ligação, muitos acham que é um celular qualquer! Já usando ele para navegar na net, por exemplo, as pessoas "colam" os olhares nele! A Tela, sem fazer comparações, ela tem uma resposta muito boa para uma resistiva, e depois da última atualização ela ficou melhor ainda! Teclado, gosto muito do Teclado Qwerty em Landscape! O Som, um show a parte, mesmo com a redução do volume depois das últimas atualizações, continua ótimo! A Câmera, sem comentários! Pra tirar uma foto, aqui outra ali, ainda vai, mais esse é o ponto crítico do 5800! O Come With Music, apesar de ser uma ótima idéia, a Nokia precisa melhorar muito esse serviço! Não agüento mais ficar baixando licença pra ouvir as músicas que já baixei! OH Nokia, pelo amor de DEUS, tira essa DRM das músicas, por favor! Não adianta dá uma licença de um ano gratuito, se o cliente não pode nem usar as músicas como toque no próprio aparelho.

    No fim é como o André falou! Pra quem precisa de uma câmera boa, vá de N95, no mais, o 5800 é ótimo!

    P.S: Já tive dois N95! Show de bola ele!

    Um abraço e até o próximo review!

  9. Valeu Pablo, ainda virão vários se Deus quiser (e os fabricantes cooperarem é claro, rsrs) mas ainda terá alguns posts sobre o 5800 antes de eu devolver.

    Abraços.

  10. Tô começando a me arrepender de ter comprado este aparelho. Por que raios não consigo usar as músicas que baixo no aparelho como toque do celular??? Nota zero para a Nokia! No meu antigo Sony eu trocava meus toques de acordo com meu humor, sem restrição alguma! Esses escandinavos são tão quadradinhos…

    • Então Silvia, este é o grande problema do Come With Music, a DRM que ela contém impede de você fazer qualquer coisa com as músicas baixadas, tambpem acho isso um atraso, pois até a Apple que é conhecid por ser tudo caro e cobrar por tudo, as músicas baixadas pela iTunes você pode fazer o que quiser com elas.

      Ponto negativo para a Nokia.

      Bjs

  11. Olha seu post foi muito bem feito.

    tenho um 5800 1 anos e 5 meses, foi o melhor aparelho que já possui, visto que sempre optei por qualidade.

    eu uso ele mais para apresentar para meus clientes meus trabalhos de vídeos.

    sobre seu comentário sobre a câmera, realmente concordo com vc, a qualidade é baixa, mas só por meio de critério, nao uso cel para fotos, e sim câmera digital.

    mas fora isso, ele é um exelente aparelho.

    obrigado pelo post, aqui vi que nao perdi em ter comprado um ótimo aparelho.

    Mateus enke…

Deixe uma resposta