Review_LG_Optimus_black

Review_LG_Optimus_black

Não, não estamos falando de nenhum top de linha dual core, mas podemos dizer que o LG Optimus Black é um excelente aparelho mas que poderia ser um pouco mais barato nas lojas tradicionais. Com processador de 1GHz e uma tela que feri as vistas de tão brilhante, vem agradando muitos usuários.

Acessórios e embalagens

No pacote do LG Optimus Black: carregador de parede, cabo micro USB, cartão MicroSD de 2GB e 3 capas de trás nas cores preta, branca e rosa. Abaixo uma foto dos acessórios.

acessorios_lg_optimus_black

Design e construção

Ele tem todo o corpo feito de plástico e sinceramente não aparenta muita segurança. Por outro lado essa escolha de material garantiu que o aparelho seja extremamente leve, o mais leve Android que já testei superando o Samguns Galaxy S2. O Optimus Black tem apenas 109g de peso contra 116g do rival.

Um dos principais destaques desse aparelho é tamanho: ele tem 122mm de altura, 64mm de largura e apenas 9.2 mm de espessura sendo um dos mais finos do mercado.

Um detalhe sobre o material é a capa preta. Das três ela é a única que é fosca, ou seja, qualquer lugar que você coloque o celular já  é suficiente para arranhar. Aconselho usar mais a branca, ou a rosa no caso das mulheres.

camera_frontal

Na parte da frente temos os 4 botões de toques tradicionais do Android. A tela de IPS NOVA de 4 polegadas (mais detalhes a frente) e a câmera frontal de 2MPx.

botões

Em uma das laterais temos os 2 botões de volume além do botão “G” que tem uma peculiar função. Ao apertá-la e mantê-la pressionada e ao mesmo tempo inclinar o celular para as laterais, na tela Home screen as telas transitam entre si sem precisar tocá-las. No vídeo review do fim do post dá para ter uma noção melhor.

tecla_G_sensor

Na parte de trás temos a sua câmera de 5MPx com flash de um LED.

camera

Tela IPS Nova de 4 polegadas

O grande destaque do Optimus Black sem dúvidas é sua tela de IPS batizada pela LG de Nova. Segundo a LG ela é a tela mais brilhante do mercado (A Nokia diz o mesmo). A mesma diz que, com o modo máximo de brilho a tela emite 700 nits em média, já a maioria da concorrência emite 310 nits.

tela_ips_nova

Na prática isso significa que quando você precisa usar o celular em um dia ensolarado dá para você enxergar o celular, fato esse que em muitos celulares é impossível. E a LG cumpre o que promete. O Optimus BLACK e sua tela Nova é realmente muito brilhante, quando no máximo até doi o olho ficar olhando diretamente para a tela em um ambiente escuro. Porém embora em número de nits ela tenha o dobro, na prática embora seja a melhor que já testei nesse quesito, a diferença não é tão exorbitante assim. Smartphones como o Nokia N9 e o Motorola RAZR também tiveram um ótimo desempenho nesse sentido.

Hardware e desempenho

Antes de falarmos sobre isso, vamos dar uma olhada em um resumo das especificações do LG Optimus Black.

  • Processador Cortex-A8 de 1GHz
  • Memória RAM de 512MB
  • Tela de 4 polegadas de IPS Nova com resolução de 480 x 800 pixels
  • GPU PowerVR SGX530
  • Câmera principal de 5MPx com auto focus e frontal de 2MPx
  • Gravação de vídeo em HD (720p) há 30fps
  • Memória interna de 2GB expansível através de cartao Micro SD
  • Medidas: 22 x 64 x 9.2 mm

quadrant_LG_optimus_black

Antes de tudo não adianta compararmos o LG Optimus Black com aparelhos dual cores. O Optimus Black é um aparelho mid-end que concorre diretamente com os modelos da Sony Ericsson (Xperia neo, Xperia arc e Xperia Play) e também com o Samsung Galaxy S2, além dos Motorolas Milestone 2 e Defy+. Todos esses possuem hardware semelhante ou melhor que o Optimus Black.

Tratando ele como um modelo com processador de apenas 1 núcleo ele teve um bom desempenho. Utilizando os famosos aplicativos de benchmark – que particularmente não levo tanto em conta na hora de saber o desempenho – ele obteve pontuações acima de outros modelos com o mesmo processador como os citados acima. Inclusive bem acima do Galaxy S usando o app quadrant.

Navegar na internet, ler seus emails e até jogar jogos bons e relativamente pesados ele conseguiu na boa. A maioria dos jogos da Gameloft como o Asphalt 6 ou mesmo o Rea football 2011 não sofreram nenhum tipo de engasgo.

Na parte multimidia ele também não desapontou. Rodou vários videos em HD normalmente. Até que tentei rodar videos em fullHD mas não rolou. Como a câmera dele grava em HD 720p, rodar filmes em full não era esperado.

Outro ponto forte que gostei no Optimus Black é a autonomia de sua bateria. A bateria dele é de 1500mAh e teve um excelente desempenho se levarmos em conta o de outros modelos com Android. Durante os testes usei o Wi-Fi e 3G direto, algumas vezes o GPS, tirei uma quantidade razoável de fotos e fiz alguns vídeos. Com esse uso que pode ser considerado razoável, a bateria durou praticamente 36 horas. Normalmente utilizo outros smartphones do mesmo modo e nunca passam de 20 horas.

Um dos grandes responsáveis por esse desempenho é a tela do Black. A LG garantiu que sua tela que usa a tecnologia NOVA, mesmo tendo um ótimo brilho consome menos energia que o comum.

Software e interface

O Optimus Black roda o Android 2.2 Froyo, ou seja, está defasado. A LG prometeu que na segunda quinzena de Dezembro o Optimus Black receberia a atualização, no último dia que fiquei com o aparelho na Segunda dia 26 de Dezembro não apareceu a atualização para o Gingerbread como disponível. Caso algum leitor conseguiu atualizar (por meios oficiais) podem deixar um comentário a respeito.

P1000041

A interface padrão da LG para seus Androids que lembra bastante a da Samsung que por conseguinte lembra a do iOS não muda radicalmente o Android, para falar a verdade ela é até suave e particularmente fiquei usando ela e não troquei como normalmente faço.

home_screen_optimus_black

A tela de espera tem um bonito widget da accuWeather igual ao que possui o Optimus 3D – no Optimus 2X ele é diferente e mais feio. Na parte de baixo da tela há um dock com 4 atalhos (telefone, contatos, mensagens e aplicativos) e ela suporta até 7 telas homescreens.

O menu de aplicativo segue o padrão de organização da LG onde divide eles em categorias. Primeiro vem os aplicativos do sistema que vieram pré-instalado no aparelho, depois a categoria “downloads” onde estão os aplicativo que você instala.

Câmera

Como já dito ele tem uma câmera de 5MPx e grava vídeos em HD 720p há 30fps. Como sempre digo o Android não tem tradição em qualidade fotográficas, porém ultimamente a coisa vem melhorando. Marcas como a Motorola que tradicionalmente tem câmeras horríveis em seus Androids, mostrou que mudou seu pensamento e fez um bom trabalho com o Motorola RAZR, aparelho que mostrou um ótimo desempenho fotográfico.

P1000043

O Optimus Black tem uma boa câmera. Gostei particularmente da cores que ficaram bem vivas, porém esse desempenho é somente em ambientes muito claros, se escurecer um pouco as fotos ficam com muitos ruídos e o LED que é bem fraquinho não ajuda muito. Outro coisa que gostei foi o modo macro que conseguiu focar fotos a poucos centímetros da câmera. Abaixo algumas fotos tirados por ele.

Ambiente com pouca iluminaçãoFoto_tirada_pelo_Optimus_Black
Ambiente bem iluminado

foto_pelo_optimus_black

Modo Macro 

foto_por_optimus_black

Agora o desempenho para vídeos me desanimou um pouco. Embora ele grave em HD 720p, o Optimus Black utiliza o format 3GP que é um formato de vídeo extremamente compactado para dispositivos com pouca memória, ele sacrifica a qualidade do vídeo em nome de um arquivo menor. Não era necessário isso no Optimus Black que poderia tranquilamente utilizar um formato mais avançado. Abaixo um vídeo filmado com ele.

 

Vídeo Review

Pró e contras

Como sempre digo não existe o smartphone perfeito e sim o perfeito para cada tipo de usuário. O Optimus Black é um aparelho mediano que pode agradar muita gente. Vamos a lista de prós e contras:

Prós

  • Ótima tela
  • Rápido para atividade cotidianas
  • Muito fino e leve com apenas 109g
  • Ótima autonomia de bateria
  • Câmera com bom desempenho

Contras

  • Preço relativamente alto para seu hardware
  • Corpo de plástico parece frágil
  • Versão do Android desatualizada (até esse instante)
  • Vídeo em HD com qualidade baixa

Conclusão

Se você gosta de smartphones que não chamem a atenção e tenham dimensões reduzidas sem perder desempenho o Optimus Black foi feito para você, ele é leve, bonito e tem um bom desempenho.

Um problema a ser levado em consideração é seu preço. Em lojas oficiais ele não sai por menos que 1200 Reais. O que é muito. Com o hardware equivalente e com uma câmera melhor há o Xperia neo sendo vendido entre 700 e 800 Reais, o Mielstone 2 e Defy+ também estão mais baratos.

Mas desses modelos o Optimus Black é o mais bonito e menor, isso deve ser levado em consideração.

Galeria de fotos

20 Comentários

  1. realmente, um ótimo aparelho, a lg vem surpreendendo em seus smarts, ta conseguindo a confiança dos clientes d volta.

  2. Fala Andre, acompanho seu blog faz tempo, parabéns pelo ótimo trabalho que vc sempre faz, mais um bom review. Um detalhe na parte do texto q vc fala sobre comparar os aparelho com optimus black, vc colocou o galaxy SII, deveria ser o S que ele eh o single core, rsrs, bom trabalho e to no aguardo do optimus 3D, flw.

  3. Acho que a LG já deixou o gingerbread de lado e vai focar todo o tempo que tem em fazer uma atualização direto pro ICS assim como o x10 fez do Éclair pro Gingerbread, o black saiu na lista de dispositivos que terão Ice Cream Sandwich e acho que seria contraproducente da parte deles perder tempo com o gingerbread em vez de avisar os consumidores e investí-lo totalmente no ICS que é um SO infinitamente melhor tanto em desempenho quanto em design.

  4. André, tenho uns pontos acumulados na minha conta na Oi e trocando uma parte desses pontos na compra desse celular, ele sai para mim, desbloqueado, parcelado no cartão, por R$ 749,76. Me diz aí, vale a pena? Pergunto por que será meu 1º Android. Atualmente, uso o meu velho e bom Nokia E71 e um BlackBerry Torch 9800.

    • Oscar, depende muito o que vc mais usa em um celular. Eu particularmente prefiro o Xperia Neo que tem o mesmo hardware porém uma câmera infinitamente melhor e está custando em torno de 800 desbloqueado.

      Por outro lado o black tem tela maior (4 contra 3,7) é bem mais leve e mais fino além da tela ser melhor também. Tudo depende do uso mesmo.

  5. Uso muito para trabalho, fazer ligações, enviar sms, ler e-mails, twitter, facebook, agendar compromissos, ouvir música, ler arquivos do office, etc.

    • Para esses usos o Optimus Black se encaixa perfeitamente, se ele está saindo barato no seu plano, vale a pena sim. SE vc se importa em tirar fotografia, tentaria antes o Neo, dependendo do preço vale mais a pena.

      Outra opção interessante é que você poderia tentar é o Milestone 2. Que como você escreve bastante em emails, sms e office, o teclado dele iria te ajudar bastante. Desbloqueado o preço dele é menor que do Black.

  6. André vendi o meu antigo Milestone 1 e agora estou à procura de um outro device. De início estava interessado no Milestone 2, mas quero uma tela maior, então pensei no galaxy S, mas agora vi o black e notei que vc disse que era mais rápido que o G S. Qual dos dois tem memoria maior pra apps? A diferenca de velocidade é assim tão grande? Qual vc me indica, levando em conta que a samsung não vai atualizar o GS, e o Black custa 899 enquanto que seu concorrente custa 999?

Deixe uma resposta