Review LG G3 Beat, design premium e hardware intermediário

6

O LG G3 beat é um smartphone intermediário com ares de premium. É algo como o Xperia T3, só que da LG. Ele tem um hardware intermediário equivalente ao Moto G e ao Xperia M2 e traz um processador Quad-core de 1,2 GHz, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento interno e uma GPU Adreno 305. Seu principal atrativo é que, além do nome, ele é extremamente parecido com o LG G3. É um clone menor. É muito leve, tem um acabamento excelente de plástico imitando metal escovado, bordas super finas e uma bela tela de IPS. Outro recurso inédito, principalmente nessa categoria, é o laser que ajuda a focalizar a situação que você quer tirar uma foto, recurso herdado também do LG G3. Mas será que essas características justificam seu preço de 835 Reais, em tempos de Moto G e Zenfone 5 abaixo de 700 Reias? Vamos saber nesse review.

Design e construção

O LG G3 Beat, conforma já citado, traz um design muito bom para sua categoria de preço. É o mesmo design premium encontrado no topo de linha LG G3. Nele temos uma carcaça de plástico que imita aço escovado, visual bem pequeno e estreito sendo que não há nenhum botão nas laterais. Além disso ele traz o smartbuttom, que consiste em 3 botões abaixo da câmera traseira, é ali que centralizam todos os comandos dos celulares.

LG G3 BEAT traseira

Na parte da frente temos sua tela de 5 polegadas, o destaque vai para suas bordas finas. Embora não sejam tão estreitas como no G3, elas são pequenas e o torna super estreito. Suas medidas absolutas são de 137.7 x 69.6 x 10.3 mm. Abaixo tem uma pequena borda com a logomarca da LG e um efeito bem legal quando reflete a luz. Na parte superior há ainda a sua câmera frontal e o sensor de presença.

review lg g3 beat 006

 

 

LG G3 BEAt frente

É incrível como a LG conseguiu fazer um smartphone tão leve. Comparando com o novo Moto G , ele tem cerca de 15 gramas a menos e é mais estreito. Parece pouco, mas dá para sentir a diferença de peso. O engraçado é que a bateria do G3 Beat é praticamente 23% maior que a do Moto G.

Embora ele não seja exatamente um smartphone fino, sua traseira em forma de concha disfarça a espessura, já que nas laterais ele tem cerca de 7 mm apenas. Esse recurso vem sendo bem usado pela maioria das fabricantes em aparelhos intermediários. Já na parte de cima, há somente a entrada para o fone de ouvido e ao lado o sensor infravermelho.

review lg g3 beat 005

Realmente a LG manteve exatamente o visual do LG G3 no G3 Beat. Quem não conhece não acha as diferenças, pois a única é a tela. Inclusive há relatos que a única loja que está vendendo ele andou entregando o LG G3 original no lugar dele, tamanha as semelhanças.

Hardware

Se no visual eles são idênticos, na parte de hardware nem de longe se parecem. Temos que ser justos, afinal ele é claramente uma versão intermediária de smartphone, sendo assim ele mantém o hardware encontrado em outros modelos concorrentes como o Moto G (review aqui) e Xperia M2 (review aqui). Para falar a verdade, ele mantém praticamente o mesmo hardware que seus irmãos LG G2 Mini (review aqui) e L90 (review aqui), mostrando que a LG pretende ser a nova Samsung lançando smartphones com o mesmo hardware mais com visual e nome diferentes. Abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador Snapdragon 400 Quad-core de 1,2 GHz
  • 1GB de RAM
  • 8 de memória interna + cartão SD
  • GPU Adreno 305
  • Câmera de 8 Megapixels com gravação full HD e focalização com laser
  • Câmera frontal de 2 Megaíxels
  • Dual Chip
  • Bateria de 2540 mAh

Screenshot_2014-11-03-14-06-36O processador Snapdragon 400, que sem dúvidas é o mais largamente usado hoje, dá conta do recado. Não é atoa que é tão usado nos smartphones de entrada e intermediários. Esse processador tem um bom equilíbrio de performance e economia de bateria. Sendo assim, podemos dizer que o LG G3 Beat tem exatamente a mesma perfomance de outros modelos citados acima.

Só para citar um exemplo, no aplicativo Antuto benchmark ele marcou cerca de 17 mil pontos, exatamente a mesma média que os outros modelos. Qualquer jogo ou aplicativo ele roda perfeitamente. Alguns jogos ele diminui a qualidade gráfica, como o Dead Triger 2 e o Real Racing. Já no Modern Combat ele executa no máximo e não trava. No DT 2, até dá para colocar no máximo também, porém já começa a sentir algumas travadinhas e o bicho começa a esquentar sem parar.

Quanto a sua bateria de 2540 mAh, ela é maior que todos os seus concorrentes, mas isso não se reflete no desempenho. Não que ela seja ruim, mas no geral ela dura mais ou menos o mesmo tempo que a do Moto G 2014 que tem praticamente 500 mAh menos, já que é de 2070 mAh. No meu teste com uso intermediário, onde fiquei o dia todo com o 3G e o WiFi ligados, cerca de 1 hora de vídeos, 2 horas de música, 30 minutos de jogos e cerca de 2 horas de navegação na internet/redes sociais, a bateria estava em cerca de 10% as 5 horas da tarde. Está dentro da média atual.

Software

Ele já vem rodando o Android 4.4.2. Até ai tudo bem, porém a LG não é muito famosa por atualizar seus intermediários. Então fica difícil dizer que ela irá atualizar o LG G3 beat. Ela se manifestou que iria atualizar o LG G3 e o LG G2 para o Android Lollipop, não falou nada a respeito de outros aparelhos.

print1 print2

Quanto a customização da LG, se trata da LG G3 UI. Eu já gostava da anterior, mas essa nova passei a gostar ainda mais da interface da LG. Podemos dizer que a LG soube dosar o quanto modificar o Android e equilibrar com boas e úteis funções que seus aparelhos possuem. E o mais importante: é tão leve quanto o Android puro. Estão presente o famoso e invejado KnockCode e funcionando muito bem, os mini apps do Qslide, o modo convidado, Quick note e etc. Outra coisa legal que a LG já havia feito com outros intermediário, é colocar um sensor infravermelho o LG G3 Beat e o transformar em um controle remoto. O app do rádio FM também é bem completo e conta até com gravação do áudio. Pelo preço cobrado por ele, faltou TV digital, já que a concorrência possui mesmo custando menos.

Tela

A tela dele é de 5 polegadas e com resolução HD. Os únicos intermediários atualmente com uma tela semelhante são o novo Moto G e o Zenfone 5. O resto possui tela menor e nenhum com resolução HD. Sendo assim, ele leva vantagem aqui. Mas nem só de tamanho e resolução é feita uma boa tela. A tela do LG G3 Beat é de IPS, assim como a do Moto G e do Zé fone 5. Mas mesmo utilizando a mesma tecnologia, a do G3 Beat juntamente com a do Zenfone 5 se saíram melhor que a do Moto G em ambientes abertos, algo que considero muito importante. É horrível você estar na rua debaixo do sol e querer olhar algo no celular e não enxergar absolutamente nada. Você pode olhar bem de perto que não vai conseguir ver os pixels. O visual flat com poucas curvas e sombras, ajudam bastante esse aspecto.

LG G3 BEAT tela

Na questão de sensibilidade, o G3 Beat também dá um show. Um momento ótimo para testar isso é ao digitar. Telas ruins normalmente geram erros de digitação, pois parece que as mesmas não conseguem identificar o toque corretamente, fazendo que a letra “vizinha” seja reconhecida. Um exemplo é o iPhone, mesmo tendo a tela bem menor nos modelos antigos, a ocorrência de erros de digitação é pouca.

Câmera

LG G3 BEAT CAMERA

A câmera do LG G3 Beat pareceria comum se não fosse por um aspecto: ela possui um laser para focar a situação, assim como possui o LG G3. Graças ao laser, a focalização é quase instantânea, facilitando em muito tirar um foto e não perder o momento perfeito. Sem dúvidas a velocidade de focalização do LG G3 está bem superior a concorrência. Já na qualidade da foto podem dizer que é boa, não extraordinária. Um aspecto que gostei é que com abertura da lente de f/2.4 a qualidade das fotos em ambientes pouco iluminados foram equivalentes aos resultados obtidos pelo Moto G 2014 que tem abertura de f/2.0. Mas no geral, ele ficou um pouco abaixo do Moto G já que as fotos do G ficam mais nítidas e com menos ruido.

G3 Beat fotos tiradas (1)
Foto no modo macro, com razoável iluminação sem flash
G3 Beat fotos tiradas (2)
Foto tirada no escuro, com flash
G3 Beat fotos tiradas (3)
A luz do dia em perfeitas condições
G3 Beat fotos tiradas (4)
Com iluminação artificial e razoável

Nessa faixa de preço, o Xperia M2 ainda é o melhor. Se você vai comprar um smartphone até 1000 Reais e valoriza muito a câmera, o Xperia M2 continua sendo a melhor opção do mercado.

Um ponto positivo no quesito câmera é o fato dele gravar em full HD. De todos os intermediários, o único que não consegue fazer isso é o Moto G, embora não tenha um explicação lógica para isso.

Vídeo Review

Prós e contras

Vocês devem ter percebido que o LG G3 Beat possui muitas características legais, mas nem tudo é perfeito. Leiam abaixo uma lista com os prós e contras que devem ser levados em consideração antes de comprá-lo.

Prós

  • Design muito bonito,
  • Smartphone muito pequeno e leve;
  • Excelente tela mesmo sendo HD
  • Câmera boa para sua categoria

Contras

  • Muito caro;
  • Difícil de achar para venda;
  • Ausência do 4G para justificar o preço.

Conclusão

Como puderam notar, embora seja um excelente smartphone, tudo nele depende do preço graças a enorme quantidade de concorrente que oferecem características semelhantes. Nesse ponto ele pode perder. Custando 900 Reais, o preço está muito acima dos concorrentes. Mesmo tendo algumas coisas legais como o laser de foco e o visual mais refinado, não justifica a diferença de preço. Por 900 Reais ele deveria no minimo ter suporte para o 4G, já que seu irmão LG G2 Mini possui uma versão com hardware melhor e ainda suporte ao 4G, custando a mesma coisa ou menos, perdendo somente na tela e câmera.

Agora, se você faz questão de ter um aparelho bonito, com tela descente e resolução HD e uma câmera melhor que a maioria dos intermediários, talvez 300 Reais possa justificar o seu preço.

6 Comentários

  1. Boa tarde!

    Nas especificações para venda ele consta como LTE, então acredito que tem o 4g sim…pode confirmar pra mim? eu já comprei acreditando neste recurso.

  2. As the gaming systems like Steering wheel stand are evolving into new forms, the effects on the human body and mind are changing. Right from play station to PSP, Xbox 360, Xbox, Wii, Gamecube, Nintendo DS and Game Boy Advance, customers can rent games depending upon their individual tastes and preferences. Three top ranking adventure games based on the exploits of everyone’s favourite wizard Harry Potter are (in order of release):.

Deixe uma resposta