review_2

Hoje um review fora do tradicional aqui no Tekimobile, afinal é o primeiro Review de um Smartphone com Windows Mobile, o escolhido foi o HTC Touch 2, que embora não seja tão novo assim em termos de Brasil é um modelo que tem um bom Hardware e bons recursos. Diferentemente do Touch 1 o Touch 2 traz o Windows Mobile 6.5 – ou Windows Phone 6.5 caso prefira – que embora não seja nenhum Windows Phone 7 já traz algumas inovações frente ao anterior 6.1.

Hardware

O HTC Touch tem um belo Hardware para um aparelho com mais de 1 ano de mercado: Ele conta com A-GPS, conexão 3G HSDPA Dual Band, 256MB de RAM, 512MB de ROM, CPU Qualcomm de 528MHz, Rádio FM com RDS e tem um plugue de fone de ouvido de 3.5mm, aqueles padrão de fone de ouvidos.

Quanto a parte de fora, ou carcaça, é um legitimo HTC, ou seja, MUITO bem acabado e muito bonito, sua lateral cromada dá bastante estilo ao aparelho. Como ele é bem fino e pequeno cabe perfeitamente em qualquer bolso sem incoveniente nenhum.

A maior novidade com certeza é que embaixo da tela tem uma parte sensível ao toque que você arrastando para a direita você consegue dar Zoom em fotografias e em páginas da internet.

A tela infelizmente tem apenas 240×320 de resolução sendo assim os ícones são pixelizados e páginas de internet ficam com qualidade bem baixas ao navegar.

Software

Logo que você liga o Touch 2 damos de cara com a famosa interface Sense da HTC, nem de longe parece a velha interface de “PDA” que o Windows Mobile tem, que normalmente é impossível usar os dedos. Graças ao Sense coisas extremamente simples como fazer uma ligação ou abrir alguns programas você pode perfeitamente usar os dedos e esquecer que existe “canetinha”, os belos Widgets do Sense também são um show a parte, deixando as telas de espera extremamente modernas sem dever nada ao Androids ou ao iPhone.

A primeira coisa que melhorou bastante no Windows Phone 6.5 é o menu de aplicativos, finalmente foi abandonada (em partes) aquela maldita interface anterior que mais parecia um Windows 95 adaptado para um smartphone, esse foi uns dos motivos que sempre me deixaram bem longe do Windows Mobile. O 6.5 traz um bom menu com ícones grandes que dá facilmente para usar o aparelho somente com os dedos e acreditem: o Knetic Scrooling funciona perfeitamente, até parece um Android! coisa que o Symbian S60v5 até hoje não consegue fazer eficazmente e sem engasgadas ! o Windows Mobile 6.5 também está bem mais rápido que as versões anteriores, quem já usou um HTC Touch sabe o inferno que era usar o Windows Mobile 6.1 e o Sense simultaneamente.

Mas nem tudo são flores, basta tentar fazer algum tipo de configuração no aparelho que caimos novamente naquelas telas onde é IMPOSSÍVEL usar os dedos, forçosamente temos que usar a já ultrapassada canetinha Stylus, até para você configurar uma simples conexão WiFi são vários passos cansativos.

Mas dá para usar ele “quase” o tempo todo sem esbarrar nessas telas antigas e automaticamente se virar com ele somente com os dedos.

Market Place: a loja de aplicativos

Ainda não tinha esperimentado a loja de aplicativos Market Place, e acreditem, ela é bem melhor do que eu imaginava que seria. Primeiro é que o visual lembra bastante a da App Store e é até mais bonita que a Android Market. Obviamente que no quesito quantidade de aplicativos ela não chega nem perto da Android Market e App Store, principalmente em questão de aplicativos gratuitos, mas isso não significa que não tenha bons aplicativos gratuitos nela, você consegue aplicativo para quase tudo que você necessita, porém não há muitas opções.

Para acessá-la basta entrar com um login do Windows Live e pronto, aplicativos pagos e gratuitos sem distinção.

Fiquei imaginando como será a Market Place no Windows Phone 7, e sinceramente pelo o quê ela é atualmente, com certeza a versão nova não ficará devendo em nada para a App Store.

Câmera

Já disse no Review do HTC Magic e repito: Não há aparelhos HTC com boas câmeras e ponto final. A câmera do HTC Touch 2 é tão ruim quanto a do Magic, as imagens são granuladas e ainda por cima não possui flash. Nem pense em tirar fotos sem luz natural é muito difícil nesse aparelho.

Aplicativos Office

Esta aí um ponto forte nesse aparelho e creio eu que um dos principais que levam a pessoas comprarem um Windows Mobile. A suite Office com certeza é muito boa, afinal a Microsoft criou o Office então obviamente ele tem a melhor suite Office mobile. Apesar da tela do Touch 2 não ser muito grande, dá para trabalhar eficazmente com o Office, desde que você não tenha que fazer edições, afinal não há teclado fisico e o teclado da tela é proporcional a tela, ou seja, pequeno.

Como disse no começo não sou muito fâ do Windows Mobile, mas de acordo com os vídeo recentes do Windows Phone 7 a evolução é muito grande, ele parece ser um sistema totalmente novo e o melhor de tudo: o Windows Phone finalmente parece ser um sistema para smartphone e não uma adaptação do Windows 95 para celular.

Para finalizar algumas fotos do HTC Touch 2 logo abaixo:

Sem comentários

Deixe uma resposta