Depois de aguardar uma fila de espera, a Assesoria da HTC gentilmente me cedeu o HTC Magic para realizar uma resenha completa do Smartphone. Para quem não sabe, o Magic foi o segundo smartphone a rodar o sistema Android, sucessor do G1 foi até chamado no começo de Magic G2.Meu primeiro contato com o Android tinha sido meses atrás ainda na sua primeira versão e ele era um sistema ainda instável. Ah! Mas agora tudo mudou, o Android superou a minha expectativa por ser um sistema bastante estável e rápido.

Vamos primeiro falar um pouco do HTC Magic em si, antes vamos as especificações:

Sistema Operacional Plataforma Android™
E-mail Suporta Gmail, Microsoft Office Outlook e contas POP3/IMAP4
Processador e memória Qualcomm® MSM7200A™, 528 MHz e 512MB de ROM e 288MB de RAM
Memória ROM: 512 MB
RAM: 288 MB
Display LCD TFT de 3.2 polegadas, com 65.536 cores, resolução HVGA 320 x 480 pixels, tela sensível ao toque.
Câmera Câmera colorida de 3.2 MP com foco automático.
Teclado Teclado virtual
Navegação HTC Sense
Track ball
Botões de atalho
Bateria Bateria recarregável de íond de Lítio
Capacidade: 1340 mAh
Dimensões 113mm C x 55,56mm L x 13,65mm E
Peso 116g com a bateria
Redes HSPA/WCDMA: 850/2100 MHz
Velocidades de até 2 Mbps de up-linke 7,2 Mbps de down-link
Quad-Band GSM/GPRS/EDGE: 850/900/1800/1900 MHz (*)
Conectividade Bluetooth® 2.0
Wi-Fi®: IEEE 802.11 b/g
Mini USB 2.0 de 11 pinos e conector de áudio
GPS Antena GPS integrada
Expansão microSD™ (compatível com SD 2.0)

Tela
Para quem está acostumado com telas resistivas a diferença é muito grande, sua tela capacitiva de 3,2″ aliada a interface do Android é muito boa de se usar, os comandos respondem rápido e sem travamento. Para quem usa o iPhone a tela é “praticamente” igual, a diferença de ambas é imperceptível, só os Nerds e perfeccionista (como eu :D) reparam a mínima diferença, claro que isso não interfere em nada no uso.

Review-magic-3 Review-magic-5

Tamanho e acabamento.

Eis outro ponto forte desse aparelho, ele é fino, tem um ótimo acabamento e pesa apenas 108g. Dá para carregar ele no bolso da calça jeans tranquilamente sem ser notado (principal teste na minha opinião :D). Detalhe: a pequena curvatura que ele tem na carcaça na parte que ficam os botões ajuda muito na “pegada” dele.

Ele tem apenas um botão lateral de volume que só dá para perceber que são dois ao tocá-lo, pois tanto o + como o – são em uma única peça. Na parte frontal são 6 botões: Home, Menu, Voltar e Pesquisa, verde e vermelho para chamadas e no meio uma trackball igual as usadas nos blackberries, no começo ela é meio chata porque é muito sensível mas depois que você acostuma ela ajuda muito na operação do aparelho com apenas uma mão.

Na parte de baixo ele tem apenas um conector mini USB que serve para tudo, não gostei disso porque não gosto de não poder conectar meu próprio fone de ouvido em um celular. Um dia eu ainda sonho que TODOS os modelos de celulares tenham conector padrão de fone de ouvido de 3,5mm e abandonem os conectores proprietários, como o fone de ouvido original do Magic não foi me enviado não pude testar o áudio dele.

Na parte de trás tem a câmera de 3,2Mpx com auto foco e sem led de iluminação, como o foco desse aparelho não é a câmera ela é satisfatória para seu uso: casos de extrema urgência. Somente em fotos no modo Macro ela me surpreendeu.

Review-magic-1 Review-magic-2

Sistema

O Android 1.5 somado com o Sense da HTC ficou ótimo. O Sense faz a integração das redes sociais com seus contatos, caso você queira é possível fazer uma relação entre os contatos do celular com suas respectivas redes sociais acompanhando-os no Flickr, Facebook e Twitter.

É possível você configurar várias cenas (trabalho, lazer, casa etc) semelhante ao sistema usado pelos aparelhos Eseries da Nokia, somando-se isso a possibilidade de customizar as telas de espera do aparelho em cada cena, é como ter vários aparelhos diferentes dentro de apenas um.

Uma coisa que também achei chato foi o acelerômetro, ele demora muito para passar a tela para modo paisagem ou inverso, quando você o gira ele dá uma leve “travada” e escurece a tela e depois muda.

Ele vem com quase tudo que você precisa em questão de aplicativos: visualizador de office e pdf, Twitter, fácil configuração de email, calendário e etc. Isso é bom porque dá para se familiarizar com ele e testar todas as funções sem precisar instalar nada de novo. Só gostaria que ele pudesse editar documentos não apenas ler, mas nenhum Android vem com essa função nativa, é necessário comprar um aplicativo para esse fim. ($)

O que merece destaque nele é que ele é multitarefa, ou seja, instalei muitos aplicativos e executei vários ao mesmo tempo e ele rodava normal sem travamento, já que o Android simplesmente não fecha os aplicativos, eles continuam rodando em segundo plano mesmo depois de você “sair” deles (isso é resolvido através de aplicativos), ou seja seus 288MB de RAM funcionam muito bem. Quem procura um aparelho sem travamentos (sem fazer alusão a Nenhum outro aparelho :D) e que rode vários aplicativos ao mesmo tempo sem travar, o Magic é uma boa pedida.

Navegar na internet nele também é muito bom, muito semelhante ao iPhone o seu navegador tem suporte a multi touch e você pode dar zoom através do movimento de pinça, as páginas abrem rapidamente e os vídeos também.

Android Market

Seguindo a linha da App Store, a Android Market é bão demais da conta. Simplesmente milhares de aplicativos há um toque e tudo gratuito! quem precisa de mais do que isso? embora tenha ainda outros milhares de aplicativos bons e pagos, no Brasil ainda não está disponível na Android Market. (mas isso pode ser contornado, aqui tem um tutorial que ensina como instalar aplicativos sem o aplicativo Android Market).

Na loja você acha aplicativos para quase tudo e também ótimos jogos com gráficos muito bons, sinceramente o Android está bem melhor que o Symbian no quesito jogos, as vezes dá até para comparar com o iPhone, as vezes…

Multimidia

O Player de música dele é muito bonito, embora seja uma cópia discarada do iTunes do iPhone, afinal o que é bom é para se copiar. Nele aparece a art dos discos, suporte para playlist e várias características comuns a esse tipo de aplicativo.

Assistir vídeo nele também é satisfatório, instalei um aplicativo para filmes DivX, coloquei um filme com resolução de 700×366 (acho que é isso, não me lembro) com 900MB de tamanho e rodou com legenda e sem travamentos! (gostei desse processador :D).

Contras:

Câmera: Não está no nível do aparelho, além que na gravação de vídeo o filme fica muito ruim e sem possibilidade de assistir satisfatoriamente fora do aparelho.

Falta conector de áudio 3,5mm: Como disse acima, é muito chato ficar preso em um conector padrão. A solução é usar um fone bluetooth já que ele tem suporte para áudio A2dp, funcionou bem com o Motorola S9.

Preço desbloqueado:

Mercado Livre: a partir de R$600,00

Conclusão:

Para quem precisa ficar conectado 24hrs por dia na internet e nas redes sociais e usando os serviços do Google ele é perfeito, além de ser muito bonito, fino e leve, ele também não é um “chama ladrão”, é bastante discreto, recomendo a sua aquisição. Tudo isso se você tiver um BOM plano 3G!

Algumas fotos:

Review-magic-4 Review-magic-6
Review-magic-7 Review-magic-8
Review-magic-9 Review-magic-10

16 Comentários

  1. Andre, a ultima versão do firmware do n97 n era pra vim com o novo maps gratuito??? pq sim era pra vim o meu n veio n, sera o q é hein??

  2. Um bom aparelho pelo visto amigo, mas a camera realmente mata… depois que voltei a casa dos 5MP com o N900 senti como os 3.2MP do 5800 eram inferiores….

    Kenneth eu acho que vc tem que baixar em separado mesmo… vai no site da NOKIA e baixa… so toma cuidado que eu li que a memoria RAM livre, fica minuscula depois de instalado esse novo MAPS….

    • Isso mesmo Tirano, para quem não usa câmera ele é um ótimo celular, mas para quem precisa bastante de uma, ai fica difícil, mas note que disse que quem usa bastante, para uma câmera de emergência ele tá de bom tamanho.

      E Keneth é isso mesmo baixe do site da Nokia, mas para varia na Nokia a memória vai vai embora…..

  3. Amigo, qual o aplicativo que vc baixou no HTC MAGIC para assistir filme DivX, assim como para ouvir os julgados do STF baixando os mesmos?

Deixe uma resposta