NexusOne-review

NexusOne-review

Post escrito pelo leitor Levi Barrocas.

O Google Nexus One: sonho, decepção ou perfeição, qual das três palavras são capazes de descrever um dos primeiros produtos pagos do Google (se não o primeiro)?

Nesse Review descreverei sobre 3 características desse que é um dos melhores smartphones da atualidade: O Aparelho em si (Hardware), o Android 2.1, Android 2.2 e a Rom modificada chamada: Custom Rom Cyanogen

Hardware

Em uma viagem recente aos Estados Unidos comprei em uma loja não oficial Google-Nexus-reviewo Google Nexus One por U$640,00, visto que não podia comprá-lo pela loja virtual do Google (naquele momento teria que esperar 9 dias para o celular chegar, mas como um dos primeiros objetivos da viajem era esse celular escolhi comprar ele mais caro para tê-lo mais rápido) estava em Nova York com dois dias de viajem e já possuía o celular que só ia adquirir no 9° dia, estava feliz, estava frenético para ligá-lo via wifi e encher ele com os melhores aplicativos para Android, essa é  uma das coisas que ainda não mudarão e não irão mudar, eu ainda estou louco para encher ele de aplicativos. Com essa idéia cheguei ao hotel e o conectei no wifi e baixei aplicativos que já esperava e conhecia do Symbian,como Tunewiki e o Fring, mais parava por aí as coisas que lembram o Symbian nele, veio aplicativos incríveis também para o Android que o Symbian ainda sonha em ter, como o Google earth.

Leia também:

nexus_one-review

O Nexus One foi o primeiro celular android a receber o poderoso SnapDragon 1ghz  que hoje está nos HTC Desire, HTC  Evo, Sony Ericson Xperia X10 e outros,mais o snapdragon no Nexus dá uma impressão diferente, ele  tem um Android Vanilla, algo que poucos celulares tem e que em  conjunto com esse super processador gera algo incrível, para mim a palavra que melhor descreve esse celular é instantâneo, ele não carrega os programas, ele simplesmente abre e você consegue navegar por ele de forma rápida e fácil, diferente do iPhone 3G atualizado para o iOS 4 ou de qualquer Symbian touch (S60v5) no mercado. Na internet você vai ver pessoas falando sobre o multi-touch dele que apresenta problemas, é uma verdade cruel, ele apresenta sim problemas no sistema touchscreen, porém não são notáveis no uso diário. Por mim esse aparelho é um exemplo em design e realização do produto final.

Prós:

Primeiro Android 2,1 e Primeiro Android 2.2

Live Wallpapers impresionam qualquer um, lembrando que o Milestone também suporta.

Bom Acabamento

Cámera ao nível do n95 ou mais

Tela Capacitativa faz você se esquecer de qualquer Symbian

Contras:

Multi-touch com problemas insegnificantes

Dificuldade para atualizar para o Android 2.2 (Froyo)

Atualização do Android 2.1 para o Android Froyo 2.2

O Nexus One ao contrário do que muitos pensam já tem o Android 2,2 oficialmente, mas por outro lado ainda não é distribuido via ota para todos os usuários, inclusive eu, mas é contornável já que o próprio Google ensina a atualizar o Nexus One para Android 2.2 manualmente. O Android 2.1 é rápido com o snapdragon e no Android 2.2 a velocidade não muita muito, ao contrário do que o Google falou, o update pra 2.2 deixou meu celular com mais memória RAM disponível e não 3 ou 5 vezes mais rápido que o 2.1. A atualização para o Android 2.2 liberou aos usuários várias coisas apenas para quem tinha root anteriormente, como wifi tether (compartilhamento de conexão) e controle de flash para programas de lanterna, além do aclamado flash 10 no celular que rodou com perfeição vários sites como Youtube e Kongregate. Agora algo que muita gente gosta no iPhone são os jogos, então surge a pergunta: o Android tem jogos bons? A resposta clara é sim, o Android tem jogos bons, futuramente poderei escrever como se encher uma das telas iniciais só com esse tipo de jogos. Claramente o Android em sua versão 2.2 já está bem amadurecido, não é mais o Android 1,5 antigo como um bebê em crescimento entre os geeks, no Froyo ele já é um sistema simples, fácil, rápido e potente e que tem poder de fogo para desbancar a Apple e o iOS, espero ansiosamente por uma tablet de qualidade com android 2.2 ou 2.1.

Prós do Android 2.2:

Interface Arrasadora

Leve o suficiente pra rodar em diversos smartphones

Aplicativos,muitos aplicativos(indo a caminho de desbancar a apple e a app store)

Contras(eu não colocaria nada aqui eu acho):

O 2.2 ainda não é completamente estavel  não é qualquer programa que roda nele

Falta um aplicativo basico de musica que preste

Falta de aplicativos basicos clasicos de windows mobile e symbian como navegador de arquivos,cronometro,gravador de voz e programa para enviar via bluetooth(ele recebe mais não envia),por outro lado todos esses aplicativos estão no market

Embora ele não seja vendido no Brasil, você pode encontrá-lo por R$1500,00 no Mercado Livre, clique aqui e confira!

Room Cyanogen e acesso Root

No meu último dia nos Estados Unidos eu rootei meu celular (algo muito simples no nexus), e coloquei o famoso Cyanogen, a versão Cyanogen 6 RC1 que é a versão mais nova com Android 2.2 modificado, a cyanogen está presente no Nexus One, G1, Magic e Droid/Milestone. Ao instalar ela consegui  a velocidade que esperava ter no Android 2.2, o boot ficou mais rápido, os apps que não abriam instantaneamente agora parecem leves e simples, tudo está rápido, até os jogos em 3D feitos para rodarem no milestone estavam rodando rápido, mais como nem tudo é um mar de rosas numa versão Release Candidate, não diria que essa versão é estável, muitos programas travam facilmente e isso me irritou muito, mas não a ponto de eu reclamar das impressões que tive da cyanogen que estou em espera constante pela versão final.

Leia também:

Aqui não vou dizer prós e contras por não ter experimentado  uma versão estável.

9 Comentários

  1. Olá André!

    Tudo bem?

    Gostei muito desse review!

    Ainda mais tendo sido feito por um usuário do Nexus One.

    Só fiquei decepcionado com a noticia de que o Google não vai mais comercializar o Nexus. Com isso adeus Nexus no Brasil!

    Estava muito ansioso para compra-lo, mas agora voltei a estaca zero.

    Qual aparelho com Android comprar?

    Pensei no X10 da Sony, mas achei meio grande!

    Agora é pesquisar de novo.

    Abraço,

    Pablo

  2. Olá Andre,

    continua valendo essa informação que o nexus não sera vendido no Brasil?

    Há algum tempo troquei um palm treo por um htc e fiquei decepcionado, muito lento, reinstalando os aplicativos toda hora, durou pouco mais de um ano e apagou.

    Voce confia no htc?

    Temos opção no Brasil?

    grato.

Deixe uma resposta