Com a chegada do Galaxy S4, muita gente esquece que existem outros fabricantes fazendo smartphones com o que há de mais avançado no mundo. O Sony Xperia ZQ é um caso. Embora ele utilize um processador de geração anterior se comparado ao S4 ou HT One, ele traz uma exclusiva tela full HD de 5 polegadas e um design muito bem feito e acabado – algo que não acontece com o S4 – além de uma boa câmera.

O Xperia ZQ, ou Zperia ZL como é conhecido em outros países, é uma versão alternativa do Zperia Z, onde ele ganha um pouco em design e perde a proteção de água e poeira que o irmão tem.

xperia_zq-baixa1

Xperia ZQ – Hardware, dimensões e acabamento

Ele vem com um hardware potente. No papel ele é superior ao Galaxy S3 e o Optimus G – também recem chegado no Brasil – e inferior ao Galaxy S4. Abaixo uma lista com as principais especificações:

  • Processador quad core de 1.5 GHz Snapdragon S4
  • 2GB de memória RAM
  • Cãmera de 13 Megapixels
  • Câmera frontal de 2 Megapixels
  • Tela de 5 polegadas com resolução full HD

A Sony teve um cuidado especial com seu design. Ele é um dos aparelhos mais bonitos do mercado, senão o mais. O conceito de design chamado “Omni design” tem como principal atrativo e, diferencial perante a concorrência, a relação de tamanho do corpo e o tamanho da tela. A tela ocupa 75% da frente do aparelho, sendo assim, ele possui bordas bem finas tanto nas laterais como nas partes inferior e superior. É algo parecido com o que acontece com o RAZR i. Suas dimensões são as seguintes: espessura:9.8mm, largura:69.3mm, altura:131.6mm.

Xperia Zq

O acabamento também é de primeira, dando inveja aos Galaxys da Samsung. Possui a traseira de plástico de excelente qualidade e texturizado bem agradável ao toque, as laterais possuem uma faixa de metal e os botões (ligar, volume e câmera) são de alúminio. Até a lente da câmera é protegida por um aro de aluminio para evitar possíveis riscos.

Xperia Zq

Na parte inferior há um led de notificação que evoluiu em relação aos modelos da linha anterior: ao invés de um led pequenino e redondo, agora é uma espécie de feixe de luz que se espalha para os lados, e claro, mudando de cor de acordo com a notificação. Mimos da Sony.

Um detalhe inédito no design, que contribui com o tamanho reduzido, é que a câmera frontal que tradicionalmente fica acima da tela, foi parar lá embaixo da tela, do lado esquerdo, algo meio imcomum.

DSCN3452

Em uma das laterais há apenas o conector Micro USB que utiliza a conexão MHL (ele não possui saída HDMI). Através de um adaptador – que não vem no pacote – é possível conectá-lo em uma TV de alta definição através dessa mesma porta.  Na outra lateral há os botões de volume, da câmera e o do ligar/ stand by. Esse último também tem um design diferenciado, ele fica no meio do celular e é bem saliente e prateado. O legal nisso é que não importa a mão ou posição que você utilize o celular, facilmente você o alcança.

Na parte traseira há uma pequena porta onde entram o cartão Micro SIM Card e o Micro SD. A bateria não é removível.

Xperia Zq

Xperia ZQ – Tela

A tela é muito boa, mas não é a melhor do mercado. Em primeiro lugar ela não é de AMOLED. A primeira vez que você pega ele na mão, se você está acostumado com telas de AMOLED, meioq ue instintivamente você vai em configurações para aumentar o brilho, pois dá a impressão dela estar apagada. Como eu tenho um Galaxy S2 e estava testando o RAZR D3, ambos com tela de AMOLED, logo dá para perceber que a tela é mais apagada e com menos contraste. São limites impostos por uma tela LCD. Mesmo com o brilho no máximo, não é igual.  Mas isso não significa que a tela seja ruim, longe disso, ela só perde mesmo no brilho, de resto é um espetáculo. Devido a alta resolução é quase impossível achar os pixels que compõe um ícone, algo fácil de fazer em resoluções menores. Até em telas com resolução HD dá para notar. Abaixo uma foto comparando um ícone do Xperia ZQ (full HD) com o Optimus G (HD). Reparem que no LG Optimus G dá para notar um pouco os pixels.

SONYZQ-VS-OPTIMUSG

O grande destaque fica por conta da espetacular definicação da tela. Mesmo a tela sendo pequena para assistir um filme completo (minha opinião) quando coloquei um filme em FHD nele, assisti o filme inteiro somente apreciando os detalhes dos cenários do filme “The Hobbit” que contribui com belas paisagens na Nova Zelândia. Mas mesmo assim confesso que senti falta de um brilho e contraste melhor. O Xperia ZQ poderia ter uma tela de Super AMOLED ou IPS como Samsung, Apple e LG usam.

XPERIA ZQ – Android e aplicativos nativos

Não gosto muito de falar do Android em si, afinal o Android é sempre Android, o que muda é o Hardware. Mas nesse caso, vale um parágrafo. A Sony estreiou a nova interface Experience Flow UI e abandonou a Timescape (acho que era esse o nome). Para começar já aviso: ela muda completamente o Android, no caso o 4.1.2 Jelly Bean. Minha opinião sobre isso é sempre a mesma, eu não gosto. Embora ela traga algumas funcionalidades interessantes e outras nem tanto. Acho desnecessário pois o Android já faz tudo do jeito dele. Mas tem quem goste, se você quer um Android puro compra um Nexus ou instale uma das centenas de launchers que existe na Google Play, não considero isso um atenuante na hora de comprar um Android.

A Sony traz diversos aplicativos proprietários para o Android – embora existe um modo dê instalá-los em outros. Todos são bons e úteis. O player de música Walkman é bem bonito e recheado de funcões como conectar ha um servidor de mídia na sua rede WiFi. O player de vídeo tem as mesmas funções, porém roda poucos formatos de vídeos. Há também um aplicativo bem útil de backup.

xperia zq-miniapps

A função que mais gostei foi a de mini aplicativos na barra multitarefa. Você pode instalar pequenos aplicativos que ficam fixos na tela tipo um popup. Na própria loja Google Play há várias opções para instalar outros.

Mas o melhor aplicativo sem dúvidas é o de controle remoto. Como o Xperia ZQ tem infravermelho, você consegue controlar qualquer tipo de equipamento de qualquer fabricante. Se não achar o que você quer na extensa lista, ele consegue aprender os comandos do controle original. Quem é das antigas sabe que antigos Nokias com Symbian faziam isso, porém a potência do infra eram horríveis e funcionava no máximo há 2 metros, e olhe lá. No Xperia P consegui controlar facilmente uma TV há 5 metros de distância! confiram o vídeo abaixo:

Xperia ZQ – Perfomance

Como já dito ele possui um hardware bem potente. Não há nada atualmente para Android que ele não rode sem engasgos – acho que o hardware dos aparelhos estão evoluindo mais rápido que o Android, maldito consumismo. Até o mais pesados dos jogos, como o Real Racing 3, parece que você estpa jogando em um console de tão liso que roda. A GPU dele é a Adreno 320, mesma utilizada no Galaxy S4.

Vídeos em full HD rodam muito bem. Quando assisti ao filme The Hobbit, como citei acima, fiz isso com 17 aplicativos abertos dentre jogos pesados como o Real Racing 3, internet e youtube. E o filme sequer deu um lag, muito menos os jogos.

Não gosto de falar em testes de benchmarks, tanto que nem cito nos meus vídeos. Mas muitos consideram esses valores como padrão de comparação com outros modelos, eu não. Sendo assim abaixo alguns números que obtive com ele e ao lado o teste com o Galaxy S4:

Antutu: 21125 (G4: 25780)

Quadrant: 7322 (G4: 12450)

Vellamo html5: 2098 (G4: 2032)

Xperia ZQ – Câmera fotôgráfica/ filmadora

A Sony muito falou da câmera do Xperia ZQ, principalmente no evento de lançamento, mas o desempenho foi abaixo do que eu esperava. Não estou falando que ela é ruim, apenas que não e tão diferente de outros modelos com Android do mesmo nível, e ainda é bem inferior ao Lumia 920.

Ele possui um sensor Exmor RS de 13 megapixels. Segundo a Sony o Xperia ZQ  tiraria fotos detalhadas e com pouco ruídos, tudo isso em condições até mesmode pouca iluminação. Nos nossos testes as fotos ficaram boas, porém é comum perceber ruidos nas mesmas principalmente ao dar ZOOM nas imagens. Quanto a iluminação, realmente ele consegue tirar fotos com boa iluminação mesmo no escuro, porém nessa condição as imagens ficam com ruidos, e se houveu algum ponto de luz, ele fica borrado. Note que tudo isso que eu falei acontece com todos os Androids da atualidade. Sendo assim a câmera está na média, quem sabe um pouco acima, mas não é extraordinária e nem se compara com a tecnologia Pureview. Abaixo algumas fotos tiradas por ele:

foto xperia zq
Foto tirada a luz do dia
foto xperia zq
Foto com pouca iluminação utilizando o flash

Mas o software da câmera tem funções legais como o modo contínuo onde a câmera consegue tirar incríveis 10 fotos por segundo! e mais, se você apertar e continuar com o botão apertado, ele irá tirar fotos eternamente, ou até acabar a memória do celular ;D. Faça algumas contas e saiba que em menos de um minuto você conseguirá tira mais de mil fotos! E não se preocupe com sua galerias, essas mil fotos automaticamente serão agrupadas em apenas uma pasta, separada das outras fotos.

Na parte de filmagem ele faz vídeos em full HD 1080p. Possui como destaque o modo HDR que serve para ajustar a iluminação de um vídeo, caso a cena tenha uma iluminação própria por de trás do que você esteja focando, além disso ele também aumenta o contraste dos vídeos. Segundo a Sony, e o único aparelho do mundo que faz isso. Ele não possui um estabilizador de imagens como o Lumia 920, porém um ponto forte fica por conta do áudio da gravação, bem melhor que o da linha Galaxy.

Bateria

Nessa questão há dois pontos para comentar: primeiro que ela esquenta muito. Ao que me parece, o plástico utilizado nele retém muito o calor do aparelho, não sei se é bem o calor da bateria. Ao ficar vários minutos em atividades que exigem muito processamento como, por exemplo, jogar, ele fica bem quente ao ponto de incomodar na hora de segurar. A consequência é o segundo ponto: nessas atividades que exigem muito do aparelho, a bateria acaba rapidamente. Se você jogar durante uma hora e depois mais umas uma hora de vídeo, pronto, a bateria já fica em cerca de 10~15%. Ao utilizar ele de modo moderado, com 3G e WiFi ligados, ela durou cerca de 14 horas.

Vídeo Review

Fotos

[nggallery id=49]

9 Comentários

  1. Bom dia a todos.

    Meu nome é Lucas, e eu me cadastrei nesse site ( que nunca vi na minha vida ) pra falar o quanto essa reportagem foi ridicula. Eu simplesmente tomei nojo dessa bosta de site, por conta de tamanha imparcialidade citada nesse review! O aparelho em questão SONY XPERIA ZQ é muito bom, meus dois amigos o possuem, peguei os dois e fui dar uma olhada nesses defeitos citados por aqui. O único que consta e é verdade é o do WIFI que foi com a ultima atualização liberada pela sony, corrigiu esse erro. Mas vamos lá, querido gizmodo.. Desculpe mas tenho que falar pra vocês, pararem de babar ovo da samsung e serem mais parciais, seus lixos! Eu simplesmente nunca vi matéria mais comprada e alienante! Recomendo a todos irem no site do TECMUNDO OU TECHTUDO E VEREM UM REVIEW PARCIAL E DE RESPEITO! E SOBRE ESSE BABACA DESSE JUNIOR REIS, ELE JA É FAMOSINHO NA INTERNET POR DIFAMAR OS APARELHOS DA SONY, VIDE GSM ARENA! O APARELHO VALE CADA CENTAVO DESSES R$ 2,000 REAIS, E GRAÇAS A ESSE REVIEW ESTOU COMPRANDO O MEU! ACABEI DE COMPRAR NO PONTO FRIO! SITE LIXO, NUNCA MAIS ENTRO AQUI!

Deixe uma resposta