Estranho, isso é a primeira palavra que vem a cabeça quando damos de frente com o Nokia X5-01. Embora ele não pareça um smartphone, ele é, pois roda o sistema Symbian S60v3 o mesmo usado em clássicos como o N95 e E72. Com certeza esse é um dos celulares Nokia mais diferente que a Finlandesa já fez, ele é quadrado e gordinho e tem um teclado Slide QWERTY que quando aberto parece o teclado de alguns ESeries.

Embalagem e acessórios

Quanto a embalagem não há muito o que dizer, afinal todos os celulares da Nokia atualmente vem em caixas semelhantes que são todas na cor azul feita de material 100% reciclável.

Quanto aos acessórios ele tem o básico de outros smartphones que conta com fone de ouvido, carregador de parede, cabo de dados e um cartão de memória Micros SD de 2GB.

Construção e acabamento

Um dos destaques desse aparelho é que ele é feito quase que totalmente de metal dando um ar de “elite” ao aparelho, isso é bom já que pelo preço dele a Nokia poderia ter feito ele com carcaça de plástico. Quem gosta de derrubar muito o celular isso deve ser levado em consideração.

Como ele tem um teclado Slide bem no estilo ao do “The King” N95, a primeira coisa que se vem a cabeça é: o Flat vai dar defeito logo logo, mas não é o caso do X5-01, o slide é bem firme e lembra bastante o N95-03 e é diferente do N95-1 que deu defeito com 8 de cada 10 usuários.

Como dito anteriormente ele é meio gordinho, porém bem pequeno, ele mede 74.3 x 66.4 x 16.9 mm. Na parte de cima temos o conector de fone de ouvido e o conector Mini-USB e do lado direito os 2 botões de volume, ele não tem botão dedicado para fotos. Na frente do aparelho temos o botão “Home”, liga e desliga, play do app de música e 2 para selecionar atalhos na direita e esquerda da tela além do direcional, esse no caso seria bem mais interessante se fosse sensitivo como no Nokia E72.

 

 

Um detalhe interessante especialmente para as garotas de plantão, é que toda a superficie frontal dele é espelhada, então dá para as mulheres, por exemplo, retocarem a maquiagem e arrumar os seus cabelos, é um detalhe que merece ser dito.

A bateria dele tem um bom desempenho, durou cerca de 4 dias com 3G ligado direto e usando outras funções moderadamente (Música, vídeos, cãmera e etc)

Software e Funções

O Software dele é o já bem conhecido Symbian S60v3, como sabemos o Symbian nessa versão trabalhava com duas linhas de smartphones Nokia: ESeries e NSeries. O X5 é de uma nova linha que veio da extinta séries XpressMusic que tinha foco em música. O X5 junta um pouco da Eseries (Nokia E72)  e da NSeries (N95) e além disso traz várias funcionalidades bacanas não encontradas nesses aparelhos. Vou citar algumas:

  • Aplicativo PlayList Dj: Esse aplicativo cria automaticamente uma lista de acordo com seu humor
  • Função Shake: Função bem antiga que foi inventada, se não me engano, pela Sony Ericsson em sua linha Walkman, basta você “chacoalhar” o celular para que ele mude de música sozinho aleatoriamente.
  • Função Message Box – A exemplo da função Shake é necessário Chacoalhar o aparelho, só que nesse caso ele mostra o número de mensagens não lidas, cada toque corresponde há uma mensagem.

Além disso ele vem pré-instalado com o aplicativo Shazam, famoso por descobrir nomes de artistas e músicas que você não conhece apenas gravando um pedaço da música.

Outro aplicativo pré-instalado bastante útil é o MobileDeck criado pelos brasileiros do INdT (instituto Nokia de Tecnologia), é um software para levar aos aparelhos da Nokia uma série de conteúdos informativos e publicitários. Ele funciona por meio de uma interface amigável, usando o SMS como transmissor de dados. Isso inclui notícias, entretenimento, localização, horóscopo, entre outros serviços. Ele tem como foco usuários sem plano de dados mas querem ter acesso a conteúdos por um preço fixo. Esse aplicativo só vem em aparelhos desbloqueados sem vínculo com a operadora.

Ele também vem pronto para as redes sociais com aplicativos dedicados ao Facebook, Twitter, My Space, Hi5 e Youtube.

O Nokia X5-01 tem seu lado ESeries como disse anteriormente, já que ele conta com o aplicativo Nokia Email que é um serviço de Push E-mail que funciona tanto em protocolos IMAP como POP3 e além disso também tem suporte a Microsoft Exchange. Outro aplicativo nativo da ESeries é uma versão do QuickOffice. Leia também | Review Nokia E72

Sobre o aplicativo de música não há muito o que falar pois é idêntico ao de todos S60v3, bem intuitivo e cumpre com o seu papel.

O volume dos altos falantes, embora para mim não signifique muita coisa, é bem alto quando se toca música, então se você pretende usar o telefone para ouvir música sem fones de ouvido esse aparelho é perfeito.

Conectividade

Ele é quase completo: Possui WiFi, 3G e Bluetooth, porém faltou conexão GPS.

Câmera

A cãmera dele é de 5Mpx e tem flash de apenas um LED e não possui lentes Carl Zeiss. Como é comum em quase todos os celulares Nokia, a câmera é no minimo satisfatória. Claro que não podemos esperar milagres e nem equivalência com um Nokia N82 ou N95, muito menos um N8, mas desde que você tenha uma boa iluminação as fotos ficam boas, já em ambientes escuros, como acontece em 99% dos celulares, as fotos são ruins já que o “flash” de apenas um LED não tem muita utilidade.

 

 

O que é chato também é que não há botão dedicado para foto, então é ergonomicamente muito difícil tirá-las. Além disso assim como o Nokia E7 (Review aqui), o X5-01 não tem foco automático e sim fixo.

Para filmar ele grava somente em resolução VGA e é bem ruim por sinal.

Teclado

 

O teclado lembra bastante o da linha ESeries, porém não é a mesma coisa principalmente por ser em formato slide, isso atrapalha na hora de digitar nas linhas de cima, já que o dedo fica esbarrando na parte do celular que tem o display, mas de um modo geral é bem prático e rápido digitar nele, afinal o foco desse aparelho é o público jovem das redes sociais.

Prós e contras

Prós

  • Bom acabamento de aço
  • Bom teclado
  • Preço reduzido
  • Boa bateria
  • Bom áudio
Contras
  • Não possui GPS
  • Aparelho é gordinho
  • tela pequena
  • cãmera sem auto-foco
  • Qualidade de gravação de vídeos ruim
  • Para um aparelho focado em música, 2GB de cartão de memória é mesquinharia da Nokia.

Conclusão

Se você procura um smartphone sem tela touchscreen e que tenha um bom teclado QWERTY e não necessita de um top de linha o X5-01 é uma boa opção, principalmente pelo seu preço reduzido que em média está entre 500 e 600 Reais desbloqueados.

Outro público também que deve levar em consideração são os mais jovens que não querem gastar milhares de Reais em um celular, mas querem ficar ligados o tempo todo nas redes sociais. Um aparelho desses e um plano de internet pré-paga com certeza cumpre esse papel e não pesa tanto no bolso.

Galeria de Fotos

6 Comentários

  1. Thank you for some other informative web site. Where else may just I am getting that kind of information written in such an ideal means? I have a project that I am just now working on, and I’ve been at the glance out for such info.

Deixe uma resposta