O Nokia Lumia 620 marca a entrada do sistema Windows Phone 8 no Brasil, e o melhor é que ele chega com um aparelho intermediário com um preço atrativo, tática da Nokia para tentar se firmar novamente na área de smartphones. Ele possui um bom hardware, uma boa tela e um não custa caro, tendo assim um excelente custo-beneficio para quem quer conhecer o novo sistema da Microsoft

Lumia 620 – Hardware, dimensões e acabamento

O Lumia 620 possui um processador dual-core de 1 GHz com chipset Snapdragon S4 e CPU Krait , 512 MB de memória RAM e uma GPU Adreno 305. Aos olhos de um usuário Android pode parecer pouco, mas por ser um sistema mais leve e mais fluido, o Windows Phone 8 roda perfeitamente e sem engasgo algum no Lumia 620.

A tela do Lumia 620 tem 3.8 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels. Tem um excelente brilho e contraste pois conta com a tecnologia Clear black da Nokia que garante isso.

Lumia 920 - Tela de 3,8 polegadas
Lumia 920 – Tela de 3,8 polegadas

Sua câmera é de 5 megapixels e faz vídeos em HD 720p. Não é a melhor das câmeras, afinal não é o foco desse aparelho. Porém ele faz boas fotos para a faixa de preço que ele se propõe. Além disso possui uma câmera frontal com qualidade VGA para vídeo chamadas.

Lumia 620 - Câmera de 5 Megapixels
Lumia 620 – Câmera de 5 Megapixels

Ele possui dimensões boas, como é um aparelho pequeno não é tão fino assim, mas nada que atrapalhe: Ele possui 115.4 x 61.1 x 11 mm e pesa 127 gramas.

lumia 620-4
Não é tão fino assim, mas nada que prejudique

O acabamento do Lumia 620 é todo em plástico, porém ele tem uma textura que lembra borracha e aparenta qualidade, bem diferente de outras marcas onde o plástico parece ser de má qualidade, como acontece em vários modelos da Samsung. Abaixo a capa de plástico de trás que encobre todo o aparelho, e por sinal é dificil de retirar.

Capa de plástico, de boa qualidade né Samsung
Capa de plástico, de boa qualidade né Samsung

Leiam aqui mais detalhes listados com as especificações do Lumia 620.

Lumia 620 – Desempenho

Como já dito anteriormente, o Lumia 620 possui um bom hardware. Embora ele tenha somente 512 MB de memória RAM, em poucos momentos ele engasgou ou apresentou travamento. Na navegação Web ocorreu tudo bem e até na hora de jogar alguns jogos mais pesados, como o Need for Speed: Hot Pursuit ele não ficou lento. Mas que fique claro que o Windows Phone 8 não é o sistema perfeito que tanto dizem que nunca trava e etc. Porém comparando com o Android, por ser um sistema mais fechado como o iOS, o hardware é mais controlado evitando assim aparelhos bugados.

O Windows Phone 8 – Interface

A primeira vista o Windows Phone 8 parece apenas uma simples atualização do Windows Phone 7.x, se comparar com o Windows Phone 7.8 então, em termos de interface são iguais. Mas não se engane, o Windows Phone 8 é praticamente outros sistema. Ele possui outro Kernel diferente da versão anterior, ele usa o “kernel NT” o mesmo kernel que suporta o Windows 8 e versões anteriores do sistema para desktops, só por isso já podemos dizer que ele é mais poderoso.

A interface Metro continua igual a versão anterior, simples, até demais. A interface Metro, que obrigatoriamente não pode ser modificada pelos fabricantes, é uma espada de 2 gumes, pois se por um lado dá a mesma sensação de 2 anos atrás de algo totalmente diferente do Android e iOS. Por outro lado, ele continua na mesma com dificuldade de atrair novos fãs justamente por ser diferente.

A interface se difere logo na tela inicial, que agora é mais flexível e funcional. A versão anterior tinha parte da tela perdida para uma faixa preta inútil, agora ela sumiu dando lugar para mais Tiles, inclusive os Live Tiles que agora podem ocupar a tela toda. Você ainda pode obter a sua lista completa de aplicativos da mesma forma como antes: passando a tela para a esquerda.

Em minha opinião a melhor mudança na tela inicial é a possibilidade de escolher até 3 tamanhos diferentes para seus Live tiles. A “grade” de tiles podem chegar até 4 sendo os tamanhos disponíveis 1 x 1, 2 x 2 e 4 x 2. Uma grande utilidade do tile de 1×1 é que ele pode ser usado apenas como um atalho para aplicativos, aqueles que você quer apenas usar, sem ficar vendo animações e informações na tela. Vamos ser sinceros: o Windows Phone 8 tem a melhor tela inicial atualmente, dentre todos os sistemas.

A tela de bloqueio também recebeu algumas melhorias bem-vindas, sem perder a identidade do sistema. Você pode deixar aplicativos de terceiros e serviços on-line nela, uma imagem de fundo e até uma barra do Bing. Você pode mostrar nela cinco tipos de ícones diferentes ao mesmo tempo, você pode, por exemplo, usar: mensagens do Facebook, notificações da Xbox, e-mails, mensagens de texto não lidas, chamadas perdidas dentre outras.

O teclado do Windows Phone 8 ainda não pode ser “tercerizado” por outros aplicativos. Porém, ao meu ver, o “Fluxo de Palavras” usado pelo sistema funciona bem parecido aos sistemas de previsão de escrita encontrados, por exemplo, no SwiftKey e no teclado do Android 4. Eu particularmente não vi problemas com ele.

O Windows Phone 8 – Contatos e comunicação

O Windows Phone 8 tem como principal atrativo, segundo a Microsoft, a possibilidade de melhor conectar você a seus contatos, por diversas formas. A centralização dos contatos nos “Hubs de pessoas” continua cumprindo com o trabalho. Ele integra fotos, atualizações das redes sociais, e-mails, SMSs e etc.

Dentro do Hub Pessoas, a intervenção principal da Microsoft com o Windows Phone 8 é adicionar outro painel, chamado “Juntos”. Ele tem duas funções: a primeira é listar contatos de vários grupos que você cria de contatos e a outra é os “Clubes” onde você pode criar grupos privados onde você pode compartilhar de forma privada calendário, fotos, chat em grupo e notas. É bem legal, desde que seus amigos também tenham um Windows Phone 8, que sinceramente vai demorar um pouco para acontecer.

Agrupamento de contato é relativamente auto-explicativo, mas curiosamente eles são exibidos como Live Tiles dentro deste aplicativo específico e pode individualmente ser fixado para a tela Iniciar. Cada grupo age como um subconjunto do Hub Pessoas em geral, com uma lista de contatos, suas atualizações de status e fotos mais recentes e, finalmente, a capacidade de enviar um e-mail ou mensagem de grupo. Ele também se integra com os grupos da Microsoft sobre o Hotmail ou o Outlook. O que não parece fazer, infelizmente, é integrar-se com grupos de contato sobre outros serviços.

A adição maior e mais interessante para o Hub Pessoas é Quartos. Eles essencialmente agir como um grupo privado para a partilha de vários pedaços de informações como fotos, calendário, notas e mensagens. Não é totalmente ao contrário dos grupos no BlackBerry Messenger ou Círculos Google+, mas é obviamente mais bem integrados nos serviços da Microsoft. Em nossos testes a maioria das funções funcionou perfeitamente – especialmente o grupo de bate-papo, que foi quase instantânea. Integração OneNote foi ir e perder, mas estamos assumindo que vai se resolver por lançamento.

Somente a pessoa que configura um quarto pode convidar novos membros, embora qualquer pessoa pode definir um plano de fundo personalizado para o quarto, que também aparece como a imagem em sua Tile ao vivo. Se você convidar alguém que não tem um dispositivo Windows Phone, eles ainda podem usar os calendários partilhados e interagir através do Messenger no ambiente de trabalho, mas eles vão precisar de um ID Microsoft para definir tudo. Em geral Quartos parece inteligente, mas para eles a funcionar plenamente como previsto, todo mundo usá-los precisa ter um dispositivo Windows Phone – ea Microsoft deve saber que não é provável que seja o caso da grande maioria dos usuários. O que o recurso realmente precisa é apps compatíveis na Android e iOS, e com alguma sorte a Microsoft vai reconhecer isso.

Vídeo Review

Conclusão

Um aparelho que custa algo em torno de 800 à 900 reais com um hardware desse não está fora da realidade. Para quem quer inovar e começar a usar um modelo de smartphone com o novo sistema Windows Phone 8, sem gastar muito com um Lumia 920 po exemplo, o Lumia 620 é o aparelho ideal para isso.

8 Comentários

  1. Sinceramente eu gostaria de experimentar o Win8 no celular (no desktop resolvi continuar no seven…) mas por esse preço dá pra pegar bons celulares androinds com hardware e camera melhores, como o sony xperia p e o motorola razr d3, pelo menos a câmera do xperia eu sei que é muito boa pra essa faixa de preço e a tela também é impressionante.
    Não quero entrar na discussão de qual sistema é melhor, mas hoje eu arriscaria um sistema novo no mercado se o aparelho tiver um custo x beneficio interessante, coisa que ainda não ví nos win8. Semana que vem vou comprar um novo aparelho e estava interessado no 820, mas fiquei desanimado com o preço pois saia mais caro que o galaxy S3.

  2. Considero os L520,620 e 720 devices capados , devido possuir somente 512MB de RAM a maioria dos bons jogos não roda nestes devices……quanto a interface etc, etc ai é questão de gosto de cada um….e se observarmos o hardware o preço esta Salgado.

  3. Alguém sabe informar se a aplicação voip está funcionando no WP8 e nos lumias normalmente? para qualquer provedor sip? alguma restrição nos modelos? valeu.

Deixe uma resposta