Adicionar uma imagem

A Eseries com foco no mercado empresarial fez parte da fase áurea da Nokia, em uma época que ela praticamente ditou como deveriam ser smartphones. O Nokia E71 com certeza é o segundo smartphone de mais sucesso da empresa, perdendo apenas para o N95. Mas o tempo se passou e nem preciso dizer que a Nokia não é mais a mesma, o último Eseries que testamos por aqui foi literalmente o último, o Nokia E7 que é bem diferente do E71 e compania. A Nokia disse que a Eseries acabou, mas foi substituida por uma nova série chamada apenas de “E”. O review abaixo é do primeiro dessa levóa: o Nokia E6-00 é um Nokia E72 melhorado com uma coisa diferente para o padrão dele que é uma tela touchscreen.

Acessórios e embalagens

O Nokia E6-00 traz um pacote de acessórios que virou praticamente um padrão nos dias de hoje: carregador de parede, cabo USB, fones de ouvido e cartão de memória. Mas ele traz um acessório já padrão na extinta Eseries que uma capinha de couro.

E6Unboxing

Faltou um suporte para utilizá-lo como GPS.

Design e construção 

O Nokia E6-00 lembra um Eseries também no acabamento, não é igual, mas lembra. Ele tem a famosa tampa de bateria de metal e em volta de toda a frente um aro também de metal que garante um ar de sofisticação ao aparelho. Seu design segue a risca o do E71 e consequentemente o E72.

Ele é um aparelho muito bem feito e leve, como também é bastante fino, o uso dele é fácil e não incomoda nem mesmo no bolso da camisa.

Ele possui as seguintes dimensões: 115.5 x 59 x 10.5 mm e pesa apenas 133 gramas.

 Teclado

Quem não abre mão de um teclado físico bem ao estilo Blackberry, o E6 é uma boa pedida. Digitar nele é fácil, porém nem para todos. As teclas são bem juntas e se você tiver um dedo grande é comum apertar duas teclas ao mesmo tempo, o E72 me pareceu mais fácil quando fiz o review dele.

O Nokia E72 possui no lugar do Dpad uma tecla ótica que facilitava muito a navegação, a Nokia tirou ela e deixando o botão físico usado no Nokia E63.

Sistema e funcionalidades

O Nokia E6 é o primeiro Symbian Anna do Brasil. Quem teve a oportunidade de testar o Anna sabe que ele não é muito diferente do Symbian S60v5. Porém aqui é a grande jogada da Nokia pois o E6 possui processador de 680MHz, o mesmo usado no Nokia N8 e Nokia E7, como ele tem uma tela menor e menos recursos, o Symbian está simplesmente voando nesse aparelho, nem uma única vez ele travou em mais de um mês de testes.

Como a tela é touchscreen, muita coisa ficou mais fácil de fazer, graças aos atalhos e Widgets na tela, não há necessidade de ir até o menu para executar um aplicativo, o mesmo para o aplicativos de email que é possível deixar um widget live na tela e dá para ver pelo menos uns 4 emails pelo assunto, facilitando muito você ler só que for realmente importante.

O Nokia Messaging presente nele faz uma das funções princiapis dele: Ler e editar emails. A configuração de contas de email é rápida, apenas 3 passos e pronto. Na tela de espera fica a notificação de email, basta navegar até ela e abrir o leitor de email.

A agenda é  mostrada no mesmo formato usado em programas para PC e agendas on-line.

Internet e conectividade

Usar a internet no Nokia E72 para mim era somente em caso de extrema necessidade, fora isso, não dava. O navegador do S60v3 era totalmente bugado e lento, muito lento. No Symbian Anna as coisas mudam, embora ainda esteja longe de ter a experiência de navegação do iPhone ou dos Androids, ele melhorou bastante. Mas como a tela do Nokia E6 é bem pequena, 2,5 polegadas, ainda não acho muito comodo navegar na internet por ela.

A conectividade do E6 é o comum: WiFi, 3G e Bluetooth. O que acho que falou é uma saída HDMI, ou mesmo um cabo VGA para conectá-lo em uma TV, afinal ele roda uma versão completa do Quickoffice e executa vídeos em HD 720p sem problemas, uma conexão com monitor poderia ser bem útil.

 Câmera

A câmera dele é de 8MPx com flash dual led. O desempenho é bom, não se compara com os Nokia com lentes Carlz Zeiss, mas está bom para o que o aparelho se propõe. Só uma reclamação: assim como o Nokia E7 ele possui foco fixo, e isso é muito ruim para tirar fotos próximas. Como ele tem foco no meio corporativo, “scanear” documentos, notas, tickets é muito útil através do modo macro de uma câmera, mas como o foco é fixo, isso é impossível, tirar fotos a menos de 15cm não há condições.

Ele grava vídeos em HD 720p, os vídeo ficam bons e não travam nem pixalizam.

Multimidia

A parte multimídia dele é ótima para um ESeries. Sua câmera boa e ainda a possibilidade de gravar vídeos em HD garantem algumas horas de diversões. Com a nova tela touchscreen um leque de novos jogos agora são compatíveis com sua pequena tela: Angry Birds, Fruit Ninja dentre outros podem ser garantir horas de diversão.

Assistir vídeo nele também é bom, apesar que muito tempo em uma tela de 2,5 polegadas não é para qualquer um. Eu só fazua isso na época do meu saudoso iPod Vídeo.

Bateria

A Eseries sempre se destacou por sua bateria. Com o E6 não seria diferente. Ele tem uma bateria de 1500 mAh (BP-4L) mas embora tenha um excelente desempenho para o padrão atual, ele tem desepenho inferior ao E71 e E72, isso é justificável já que a tela agora é melhor e consequentemente gasta mais energia.

No meu teste, ela durou 4 dias com o 3G e WiFi ligados diretos, algumas horas de músicas e vídeo e 3 horas de GPS.

Vídeo Review

Prós e Contras

 Prós

  • Tela toucshcreen combinada com teclado Werty
  • Aparelho pequeno e leve
  • Bateria com excelente desempenho
  • Aparelho pequeno e leve
  • Preço
Contras
  • Tela pequena para navegar na internet
  • foco da câmera é fixo
  • Teclado poderia ser melhor

Conclusão

Como vocês podem ver pelos prós e contras, ele é um aparelho que tem mais atrativos que contras. Para quem não liga para telas enormes e jogos e quer um smartphone útil que cumpre todas as suas necessidades no trabalho e ainda garante umas horinhas de lazer, tudo isso sem precisar carregar o aparelho todos os dias, o Nokia E6 pode ser o modelo perfeito para você.

 

9 Comentários

  1. Realmente foi uma ótima tentativa da NOKIA de atualizar a série E para o que é padrão no mundo atual, tela touch, boa câmera, e como diferencial uma bateria acima da média, acho que se a NOKIA fosse um pouco mais esperta, tinha colocado dois chips nesse aparelho, afinal o mundo corporativo hoje sonha por um aparelho dessa forma para poder tirar proveito das promoções e vantagens oferecidas pelas operadoras. Como por exemplo o Motorola fire, que ainda tem uma tela um pouco maior, só não sei a autonomia da bateria…

  2. Gostei do vídeo e da review do site mas duas coisas que eu notei faltando mencionar foram:

    1º Não mencionar a memória interna do aparelho, que no caso é de 8GB;
    2º No vídeo o rapaz diz que , na parte de navegação, a tela tem uma resolução baixa. No meu entendimento pra uma tela de 2,5 polegadas, a resolução de 640×480 pixels (VGA) faz os pixels se tornarem impossíveis de serem vistos, visto que a densidade da tela é de 325ppi e o olho humano detecta no máximo 300ppi.

  3. It is important, for that reason, to make certain that just about any untrusted subject material that will styles part of an internet site often be taught about the several source than just about any very sensitive subject matter regarding the fact that internet site. Untrusted articles and other content will be able to spoof almost every page on a single beginnings, look at files via that origin, lead to scripts in that , foundation to make sure you accomplish, send in creates to and also via which usually beginning despite the fact that they can be safeguarded right from cross-site demand forgery hits by simply exceptional bridal party, plus make full use of any sort of third-party methods come across or even legal rights approved to the next decent

Deixe uma resposta