Review do Nokia E6-00 com Symbian Anna

Adicionar uma imagem

A Eseries com foco no mercado empresarial fez parte da fase áurea da Nokia, em uma época que ela praticamente ditou como deveriam ser smartphones. O Nokia E71 com certeza é o segundo smartphone de mais sucesso da empresa, perdendo apenas para o N95. Mas o tempo se passou e nem preciso dizer que a Nokia não é mais a mesma, o último Eseries que testamos por aqui foi literalmente o último, o Nokia E7 que é bem diferente do E71 e compania. A Nokia disse que a Eseries acabou, mas foi substituida por uma nova série chamada apenas de “E”. O review abaixo é do primeiro dessa levóa: o Nokia E6-00 é um Nokia E72 melhorado com uma coisa diferente para o padrão dele que é uma tela touchscreen.

Acessórios e embalagens

O Nokia E6-00 traz um pacote de acessórios que virou praticamente um padrão nos dias de hoje: carregador de parede, cabo USB, fones de ouvido e cartão de memória. Mas ele traz um acessório já padrão na extinta Eseries que uma capinha de couro.

E6Unboxing

Faltou um suporte para utilizá-lo como GPS.

Design e construção 

O Nokia E6-00 lembra um Eseries também no acabamento, não é igual, mas lembra. Ele tem a famosa tampa de bateria de metal e em volta de toda a frente um aro também de metal que garante um ar de sofisticação ao aparelho. Seu design segue a risca o do E71 e consequentemente o E72.

Ele é um aparelho muito bem feito e leve, como também é bastante fino, o uso dele é fácil e não incomoda nem mesmo no bolso da camisa.

Ele possui as seguintes dimensões: 115.5 x 59 x 10.5 mm e pesa apenas 133 gramas.

 Teclado

Quem não abre mão de um teclado físico bem ao estilo Blackberry, o E6 é uma boa pedida. Digitar nele é fácil, porém nem para todos. As teclas são bem juntas e se você tiver um dedo grande é comum apertar duas teclas ao mesmo tempo, o E72 me pareceu mais fácil quando fiz o review dele.

O Nokia E72 possui no lugar do Dpad uma tecla ótica que facilitava muito a navegação, a Nokia tirou ela e deixando o botão físico usado no Nokia E63.

Sistema e funcionalidades

O Nokia E6 é o primeiro Symbian Anna do Brasil. Quem teve a oportunidade de testar o Anna sabe que ele não é muito diferente do Symbian S60v5. Porém aqui é a grande jogada da Nokia pois o E6 possui processador de 680MHz, o mesmo usado no Nokia N8 e Nokia E7, como ele tem uma tela menor e menos recursos, o Symbian está simplesmente voando nesse aparelho, nem uma única vez ele travou em mais de um mês de testes.

Como a tela é touchscreen, muita coisa ficou mais fácil de fazer, graças aos atalhos e Widgets na tela, não há necessidade de ir até o menu para executar um aplicativo, o mesmo para o aplicativos de email que é possível deixar um widget live na tela e dá para ver pelo menos uns 4 emails pelo assunto, facilitando muito você ler só que for realmente importante.

O Nokia Messaging presente nele faz uma das funções princiapis dele: Ler e editar emails. A configuração de contas de email é rápida, apenas 3 passos e pronto. Na tela de espera fica a notificação de email, basta navegar até ela e abrir o leitor de email.

A agenda é  mostrada no mesmo formato usado em programas para PC e agendas on-line.

Internet e conectividade

Usar a internet no Nokia E72 para mim era somente em caso de extrema necessidade, fora isso, não dava. O navegador do S60v3 era totalmente bugado e lento, muito lento. No Symbian Anna as coisas mudam, embora ainda esteja longe de ter a experiência de navegação do iPhone ou dos Androids, ele melhorou bastante. Mas como a tela do Nokia E6 é bem pequena, 2,5 polegadas, ainda não acho muito comodo navegar na internet por ela.

A conectividade do E6 é o comum: WiFi, 3G e Bluetooth. O que acho que falou é uma saída HDMI, ou mesmo um cabo VGA para conectá-lo em uma TV, afinal ele roda uma versão completa do Quickoffice e executa vídeos em HD 720p sem problemas, uma conexão com monitor poderia ser bem útil.

 Câmera

A câmera dele é de 8MPx com flash dual led. O desempenho é bom, não se compara com os Nokia com lentes Carlz Zeiss, mas está bom para o que o aparelho se propõe. Só uma reclamação: assim como o Nokia E7 ele possui foco fixo, e isso é muito ruim para tirar fotos próximas. Como ele tem foco no meio corporativo, “scanear” documentos, notas, tickets é muito útil através do modo macro de uma câmera, mas como o foco é fixo, isso é impossível, tirar fotos a menos de 15cm não há condições.

Ele grava vídeos em HD 720p, os vídeo ficam bons e não travam nem pixalizam.

Multimidia

A parte multimídia dele é ótima para um ESeries. Sua câmera boa e ainda a possibilidade de gravar vídeos em HD garantem algumas horas de diversões. Com a nova tela touchscreen um leque de novos jogos agora são compatíveis com sua pequena tela: Angry Birds, Fruit Ninja dentre outros podem ser garantir horas de diversão.

Assistir vídeo nele também é bom, apesar que muito tempo em uma tela de 2,5 polegadas não é para qualquer um. Eu só fazua isso na época do meu saudoso iPod Vídeo.

Bateria

A Eseries sempre se destacou por sua bateria. Com o E6 não seria diferente. Ele tem uma bateria de 1500 mAh (BP-4L) mas embora tenha um excelente desempenho para o padrão atual, ele tem desepenho inferior ao E71 e E72, isso é justificável já que a tela agora é melhor e consequentemente gasta mais energia.

No meu teste, ela durou 4 dias com o 3G e WiFi ligados diretos, algumas horas de músicas e vídeo e 3 horas de GPS.

Vídeo Review

Prós e Contras

 Prós

  • Tela toucshcreen combinada com teclado Werty
  • Aparelho pequeno e leve
  • Bateria com excelente desempenho
  • Aparelho pequeno e leve
  • Preço
Contras
  • Tela pequena para navegar na internet
  • foco da câmera é fixo
  • Teclado poderia ser melhor

Conclusão

Como vocês podem ver pelos prós e contras, ele é um aparelho que tem mais atrativos que contras. Para quem não liga para telas enormes e jogos e quer um smartphone útil que cumpre todas as suas necessidades no trabalho e ainda garante umas horinhas de lazer, tudo isso sem precisar carregar o aparelho todos os dias, o Nokia E6 pode ser o modelo perfeito para você.

 

         

Recomendamos para você