O Motorola RAZR HD é um dos atuais tops de linha hoje no mercado de smartphones. Sua principal característica, pelo menos é isso o que a Motorola aponta, é o fato dele ser o primeiro a ter suporte a redes 4G no Brasil. No Brasil isso é inédito, a rede de frequência utilizada é a LTE 2600 que somente a Claro começou a utilizar, por isso a Claro foi parceira nesse lançamento. Mas o que a Motorola destaca é simplesmente algo praticamente inútil, já que em nenhuma grande cidade brasileira a rede 4G funciona e o processo completo de disponibilidade dessa rede pela Claro está datado para no minimo dois anos à frente.

Hardware

Como um bom top de linha, ele possui um hardware muito bom, abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador dual-core de 1. 5 GHz Sapdragon S4;
  • Memória RAM de 1 GB;
  • 16 GB de armazenamento interno;
  • Tela de 4,7 polegadas SuperAMOLED com resolução HD 720 p (1280 x 720 pixels);
  • Câmera principal de 8 megapixels com flash de LED e frontal de 1.3 MPx;
  • Bateria com 2530 mAh;
  • Receptor GPS e Glonass

Sua tela de 4.7 polegadas é de Super AMOLED e possui excelente brilho mesmo debaixo da luz. Um ponto negativo é que como ele não possui botões fisicos e sim de toques que ficam na parte inferior da tela tomando um espaço de cerca de 0,3 polegadas, na maior parte do seu uso e de aplicativos a tela acaba ficando com cerca de pouco mais de 4.3 polegadas. Confiram aqui as especificações completas.

Design

Como toda a família RAZR ele possui um design bem quadradão e muito fino. Possui apenas 8.4 mm e relativamente leve com 146 gramas. Sim ele é mais pesado que, por exemplo, o Galaxy S III, porém ele tem o sempre diferenciado material utilizado: o Kevlar. Esse material é ultra resistente tanto que é usado na fabricação de blindagens e coletes a prova de bala. Na parte de trás o Kevlar modificado tem textura de borracha o que garante ótima empunhadura, mesmo com as mãos úmidas dificilmente ele irá escorregar das mãos, coisa fácil de acontecer no Galaxy S3.

Software

Ele roda o Android em sua versão 4.0.4 Ice Cream Sandwich. A excelente notícia é que mais uma vez a Motorola colocou

[related_posts]

um Android puro no aparelho. Embora isso faça com que ele venha com poucos apps nativos, que para mim não faz diferença, o Android puro gera muita velocidade e beleza no sistema do Google, que afinal também é dona da Motorola. Adeus Motoblur…

Ele é muito rápido em todas as funções, mesmo com dezenas de aplicativos abertos – isso mesmo, dezenas – o aparelho não engasga e não precisamos recorrer ao fechamento dos apps. Isso é fruto das contantes melhorias no Android onde cada vez mais o sistema melhora sua gestão de memória RAM.

screen_razr_hd

Na parte de aplicativos, o destaque fica por conta do tocador e música que agora se conecta a sua conta no Google Music (caso tenha) tocando automaticamente suas músicas que estão nas nuvens.

Ele roda facilmente qualquer vídeo em full HD sem o minimo de engasgos e ainda com suporte a diversos tipos de legendas, tudo isso no player nativo.

Câmera

Não canso de repetir por aqui que a Motorola tá sempre na lanterninha Android no quesito qualidade fotográfica. No RAZR HD a câmera melhorou em relação ao RAZR/ RAZR Maxx, porém ainda fica devendo se comparado com aparelhos da Samsung, da Sony nem se fale.

A câmera não é ruim, mas o problema que estou percebendo que as outras fabricantes estão evoluindo cada vez mais nesse aspecto. Como exemplos podemos citar o Galaxy S3 que faz excelente fotos e bem rápida, ou o iPhone 4S/ iPhone 5 que também não fica para trás. Se compararmos com Nokia e Sony ai então a diferença fica maior.

Ela faz vídeos em full HD, porém a ausência de um estabilizador – ou se tiver é bem fraco – prejudica muito fazer bons vídeos.

Pontos positivos e negativos

Positivos

  • Design e resistência
  • Android relativamente atualizado
  • Bateria de 2530 mAh
  • 16 GB de armazenamento
  • Conectividade 4G
Negativos
  • Botões virtuais tomam conta de pedaço da tela
  • Custa caro
  • Câmera de qualidade duvidosa

Conclusão

O Motorola RAZR HD é um excelente aparelho, que embora tenha um Hardware inferior ao Galaxy S3, muitos usuários ainda o preferem mesmo estando na mesma faixa de preço. Abaixo um comentário feito no nosso canal no Youtube:

O RAZR HD também é melhor que o Galaxy S3, 4G, atualização para o Jelly Bean confirmada para antes de 2013, mais fino, Android puro, processador é mais rápido (o 1.5GHz Dual-Core Cortex-A15 é mais potente que um 1.4GHz Quad-Core Cortex-A9) placa gráfica melhor (Adreno 225) tela com mais ppi, bateria melhor, entrada Micro HDMI, é feito de Kevlar e aluminio, e o S3 é feito de plástico, e entre muitos outros…

Mesmo não sendo tão claras as diferenças citadas por alguns usuários, o fato é que os usuário gostaram bastante do aparelho. Eu mesmo ficaria em dúvida entre os dois, pois gosto muito do design da linha RAZR. Porém com o preço dele ainda ficaria com o Galaxy S3 por possui um hardware, teoricamente, melhor. Mas repito: se você tem condições e está pensando em pegar um top de linha, teste os dois antes pois o RAZR HD está no pário.

Vídeo Review

Repito que desde o nosso último review do Nokia 808 Pureview, mudamos a linha editorial da área de review. Agora eles são mais rápido e com não tantos detalhes. O ponto alto, onde estão os detalhes que não aparecem aqui, está no nosso vídeo. Confiram abaixo. Se possível deem sugestões / criticas no que podemos melhorar nos vídeos.

16 Comentários

  1. Pelo fato de trazer o "android puro" ele já se torna mais simpático que o S3 ….alem de maior autonomia de bateria, quanto a câmera concordo…é o calcanhar de Aquiles da Motorola..eles precissam evoluir neste quesito…alem de rever a política de preços pornográficos que é praticado…parece que não querem vender…motorola não é "aifone" ou "eipó" , não possue o mesmo sex appeal.

  2. Se eu fosse CEO da Motorola/Google apostaria no design do Razr I,com bordas finas,aparelhos menores e com telas maiores…fica a dica!!

  3. Como pretendo comprar meu próximo smartphone apenas em dezembro, vou conferindo se a MotoGoogle vai realmente atualizar para o Android 4.1 ou quem sabe direto para a 4.2. (:~)))

  4. Alguem sabe como transferir os app do celular para o cartão SD do motorola RARZ HD 4g, acabei de comprar porém não consigo com o app 2 SD.

    • Igor, isso é muito fácil. Existe um programa chamado "android assistant", acho que é assim que se escreve, que faz maravilhas, e é muito fácil usá-lo, basta clicar no icone tools, e selecionar o item App Backup & Restory, que irá copiar para a pasta AndroidAssistant…, diretamente na raiz do cartão. Todos os programas que vc baixou e instalou, estarão lá, pronto para instalar em outros celulares com android, se assim vc desejar.

  5. Como colocar as músicas que estão no cartão de memoria , para reproduzir como toque do celular?
    razr hd xt 925
    por favor m ajudem….

Deixe uma resposta