Após o nosso review do Motorola RAZR D1, voltamos com o review do RAZR D3, smartphone que segue a mesma linha do anterior porém mais potente se aproximando mais do RAZR i. O RAZR D3 se destaca pelo seu custo beneficio, onde encontramos um excelente hardware para sua categoria aliado a um preço abaixo da concorrência. Para melhorar ainda há uma versão dual chip, como a que testamos.

O RAZR D3 já vem rodando uma versão nova do Androd, o Jelly Bean 4.1.2 e, segundo a Motorola, ele será atualizado para a próxima versão Key Lime Pie.

RAZR D3 – Hardware, dimensões e acabamento

O RAZR D3 possui um processador dual core de 1.2 GHz e memória RAM de 1GB que está acima da concorrência.

Sua tela é de 4 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels. Existe uma pequena faixa com botões virtuais que tomam o espaço da tela, ficando menor assim a área útil, ou seja, de útil não é exatamente 4 polegadas. A tela possui a proteção Gorilla Glass. No geral a tela se comportou bem, porém não é das melhores, afinal o aparelho custa 800 Reais. Ele é de LCD comum, e isso significa que debaixo do sol o usuário terá dificuldades para enxergar algo.

Tela de 4 polegadas
Tela de 4 polegadas

Ele possui uma câmera de 8 Megapixels e é capaz de gavar vídeos em HD 720p. Também possui uma câmera frontal com resolução de 1.2 MPx para vídeo chamadas. Outro aspecto interessante dele é o fato dele ser Dual SIM, na versão que testamos, porém existem uma versão de apenas um SIM card.

Screenshot_2013-05-02-12-18-50 Screenshot_2013-05-02-12-18-57

Um dos motivos dele ser mais barato que o RAZR i ou o RAZR, embora tenha um hardware equivalente, é que ele tem um acabamento inferior aos outros. Para começar ele não possui em sua composição o Kevlar, marca registrada da familia RAZR. Mas isso não quer dizer que ele aparente ser vagabundo, pelo contrário. O plástivo utilizado é de boa qualidade e na parte de trás há uma textura que garante uma boa empunhadura. Ele é vendido nas cores preta e branca.

IMG_2918
Traseira de plástico, não é Kevlar

Ele não é tão fino como o RAZR i, mas não desaponta em suas dimensões: 119.3 de altura, 59.8 de largura e apenas 9.8 mm de espessura. Ele também é leve com apenas 120 gramas.

RAZR D3 – Desempenho

Com um bom processador e 1GB de memoria RAM, o que poucos possuem nessa categoria,  o Motorola RAZR D3 se destaca no desempenho. Ele é rápido em todas as funções e raramente engasga ou sofre algum tipo de lag. A multitarefa funciona perfeitamente, sendo que nos meus testes ele se manteve rápido com mais de 20 aplicativos abertos! inclusive jogos pesados. Os últimos aparelhos da Motorola parecem estar bem mais próximo do Android puro que a concorrência, isso deve justificar que seus aparelhos conseguem se dar bem com o gerenciamento de memória do Android.

Screenshot_2013-05-02-12-20-50 Screenshot_2013-05-02-12-20-56

Ele é capaz de rodar qualquer jogo que esteja disponível na Google Play atualmente. Dentre os mais pesados testei no “jogo do momento” Real Racing 3 e ele se comportou bem. Embora especificamente nesse jogo ele parece sofrer um pouco no processamento e as vezes dar uma “engasgada” ou cortada no som, mas nada que atrapalhe a jogatina.

Leiam também | Como dar acesso root ao Motorola RAZR D3

Na parte multimidia ele reproduziu facilment sem esforço algum todos os vídeos que testei tanto em HD como em full HD há 30fps, inclusive arquivos .mkv, claro, dependendo do player instalado no aparelho.

RAZR D3 – Bateria

Ele possui uma bateria de 2000mAh que está bem acima da concorrência nessa faixa de preço. Consegui usar ele durante um dia e meio sem precisar recarregar sequer uma vez a bateria. Claro que sou um usuário moderado ficando conectado o tempo todo na internet. Durante o dia com o 3G e durante a noite com WiFi. Cerca de 5 chamadas durante o dia e algumas fotos. O brilho sempre em 50% e os dois chips acionados. Lembrando que graças ao app Smart Actions da Motorola, você pode configurar vários perfis facilmente fazendo essa bateria durar facilmente 2 dias com o meu perfil.

RAZR D3 – Câmera

A câmera é bem rápida, no geral ela é boa, mas é inferior a do RAZR i. Tendo uma boa iluminação sem dúvidas que você irá conseguir boas fotos. A Motorola está dando destaque a essa câmera em seus comerciais. De diferente ela tem um sendor com retroiluminação que, teoricamente, conseguiria melhor desempenho em ambientes com pouca luz. Eu particularmente não vi tanta diferença, por exemplo, das fotos tiradas com o Galaxy S2 que tem praticamente a mesma configuração.

Uma função bacana que ajuda um pouco na hora de irar uma foto com pouca iluminação é a função HDR.

IMG_2917

Já os vídeos, eles deixaram a desejar. Embora ele faça vídeos em HD, estranhamente a Motorola escolheu o codec 3GP na hora de gravar, um formato piorado do MP4. Na prática os vídeos são um pouco inferior que o comum e o áudio é bem inferior.

IMG_20130428_215037
Foto tirada com luz artificial
RAZR D3 - Foto sem HDR
Foto sem HDR
RAZR D3 - Foto tirada com função HDR
Foto tirada com função HDR

Vídeo Review

Conclusão

Vale a compra? essa é a pergunta que não quer calar. A resposta é simples: Vale muito. Se tratando de um aparelho que custa pouco mais de 800 Reais, o RAZR D3 é semelhante ou superior a concorrência. Ele tem hardware melhor que o Galaxy S2 lite e equipara com o Xperia P. Também é melhor que toda a linha LG nessa faixa de preço. Mas ele tem um detalhe que os outros não tem: possui suporte a Dois SIM Cards. Além do mais, disparadamente possui a melhor bateria de todos os citados.

Se você procura um smartphone potente capaz de rodar tudo satisfatoriamente mas não quer gastar muito com um top, o RAZR D3 pode ser a solução certa para você.

[nggallery id=47]

 

22 Comentários

  1. O D3 apresenta um excelente custo x beneficio para um dual sim , testei um por 2 dias e fiquei positivamente impressionado , como por necessidade de trabalho eu necessito de 2 SIM e atualmente necessito de um bom dual SIM, chega de usar 2 devices, a bela autonomia de bateria para mim é primordial , vou comprar um neste final de semana. Como sempre um excelente review.

  2. Comprei mas não gostei muito pq os aplicativos são salvos em 1 gb disponivel para o usuario. Não salva no cartão os dados de aplicativos, ou seja absolutamente nada de aplicativos vão para o SD. Somente musicas videos e imagens são salvos no SD.

  3. Galera do Tekimobile o fato de não armazenar aplicativos no cartão de memória poder ser modificado no futuro com alguma atualização se ocorrer mesmo

  4. Los amantes de la tecnología y los smartphones querrán saber todas las especificaciones iPhone 5. Sí te incluyes en la lista y te encantan los productos Apple aquí en Hoy iPhone podrás conseguir toda la información que necesitas. El Apple iPhone 5 es la sexta generación del iPhone, esta vez con una pantalla más grande de 4 pulgadas, aumentando su tamaño a lo alto. ¡Checa la página y entérate de más!

  5. o Site ta show, os reviews então sem comentários da hora mesmo, queria saber se tem como você em breve fazer um review do Motorola XT687 AtrixTV, to pensando em adquirir um ou caso a Motorola lance uma versão do Razr D3 só que com TV, um aparelho mais "potente" que o Razr D1 mais que também seja DUAL SIM e com TV

  6. eu vi o video e em uma parte vc falou que tem como aumentar o armazenamento interno tem como vc explicar ou faze um video explicando

Deixe uma resposta