O LG Optimus G Pro é um smartphone recém lançado no Brasil que tem como destaque sua tela de 5.5 polegadas, que o deixa na categoria de phablet, além disso possui um processador Quad-core de 1,7 GHz, 2GB de RAM e câmera de 13 Megapixels. Além disso traz infravermelho e um aplicativo capaz de controlar qualquer equipamento eltrônico, será que ele está pronto para o Galaxy S4?

Imagem 001

Hardware

Ele possui uma configuração de peso, o colocando entre os mais poderosos fabricados no Brasil atualmente. Ele também trouxe novidades frente ao Optimus G, primeiro que sua bateria é removível, além disso ele tem suporte para cartões micro SD e o já dito emissor infravermelho. Com isso ele consegue competir com outros modelos concorrentes como o Galaxy S4 e o Xperia ZQ. Outro concorrente de peso, que possui características bem parecidas é o Galaxy Note 2. Abaixo uma lista completa de características:

  • Processador – Quad-core de 1,7 GHz, sendo um Snapdragon 600
  • Memória RAM – 2GB
  • Armazenamento interno – 16 GB mais cartão SD
  • Tela – 5.5 polegadas com resolução full HD
  • GPU – Adreno 320
  • Conexões – WiFi, Bluetooth, 4G brasileiro, NFC, DLNA, Miracast e Infravermelho
  • Câmera – 13 MPx com gravação de vídeo em full HD
  • Câmera frontal – 2.1 MPx e faz vídeos em full HD
  • Bateria de 3140 mAh

Design e construção

Embora seja a evolução do Optimus G, o G Pro é muito parecido com o Galaxy Note 2 e Galaxy S4. Até o posicionamento da câmera e LED são iguais. O material também. A LG abandono o excelente acabamento de vidro do Optimus G em prol do plástico. Mas não se preocupe, é um plástico de ótima qualidade, e sua pintura traseira lembra bastante o Nexus 4, também da LG. Mas devemos esquecer que o plástico sempre foi muito criticado pelos usuários da Samsung, não acho um bom caminho a seguir pela LG.

Imagem 008

Software

Screenshot_2013-09-16-09-19-01A LG não é muito bem vista em termos de atualizações do Android. Um exemplo é o Optimus G – review aqui – que ainda está na versão 4.1.2, enquanto muitos concorrentes já estão na versão 4.2 do robozinho. Não é diferente com o Optimus G Pro. Embora o aparelho seja bem rápido, ela inda também está na versão 4.1.2 e na promessa de atualização, mas sem datas especificas.

Leiam também | Review do LG Optimus G

A interface da LG é boa. Embora ainda prefira um Android puro, a LG conseguiu repetir o bom trabalho feito no Optimus G. O launcher é bonito, tem uma boa combinação de cores e, o principal, é bem rápida.

A LG também é uma das frabricante, se não há mais, que é generosa na quantidade de aplicativos nativos. Isso é até comum, mas o Optimus G Pro traz aplicativos que são realmente úteis. Em primeiro lugar temos o app dedicado a conexão Miracast. Eu sei que outras marcas, como a Samsung também utiliza o Miracast, mas o diferencial é como ele conversa muito bem com televisores da própria marca. Uma das opções mais legais é que você consegue não só espelhar o celular na TV como também o inverso. Ele é capaz de espelhar o que está passando em sua TV e ainda controlar canais, volume e etc.

Imagem 010

Outro aplicativo exclusivo é o QuickNote, onde ele transforma a tela do celular em um papel de anotação. O diferencial aqui frente ao G é que agora há uma tecla dedicada para o QuickNote, que por sua vez também é utilizada pelo app de câmera para tirar fotos/ gravar vídeos. Há também o QSlide, onde uma barra de atalhos fica fixa na barra de notificações além dos “mini apps” que ficam fixos na tela, quando acionados.

Screenshot_2013-09-16-09-20-13

Mas o que mais gostei foi o QuickRemote, o aplicativo que transforma o Optimus G Pro em um controle remoto. Diferente do Xperia ZQ ele é na parte de cima do celular, no ZQ você tinha que utilizar o aparelho no modo paisagem, que não é muito confortável para a função. Enquanto o app do Xperia ZQ “aprende” os comandos dos aparelhos, no Optimus Pro há uma extensa lista de fabricantes e aparelhos compatíveis. Quando digo extensa, é extensa mesmo pois achei até o controle remoto do decoder da GVT, que funcionou perfeitamente por sinal. O alcance do controle remoto é excelente, até parece um controle de verdade quando está novo.

Desempenho

Ele tem um tipico desempenho de topo de linha. Já disse anteriormente aqui no blog que os smartphones chegaram em um patamar que o software não está mais acompanhando. O hardware dele, embora não seja o melhor, roda qualquer coisa que exista atualmente em termos de aplicativos, e acreditem, vai ser assim por pelo menos um ano. Mas para aqueles aficionados em números. O Optimus G Pro só perde para o S4 nos testes de benchmarks, de resto ganha de todos (vendidos no Brasil), inclusive do Xperia ZQ.

Sua bateria é boa é da conta do recado. O sistema parece está bem redondinho e não consome bateria além do normal. Com uso moderado aguenta facilmente 1 dia e meio de uso.

Tela

A Tela do Optimus G Pro é um espetáculo a parte. Ela utiliza a tecnologia IPS. Seu tamanho de 5.5 poleadas é excelente e não fica tão grande quanto pensamos. A resolução é de 1920×1080 pixels que proporciona uma densidade de 401 pixels por polegada, ou seja, você não vai achar defeito na tela, por mais que tente.

Ela é capaz de exibir imagens com uma qualidade impressionante. As cores são vivas e fortes, mesmo em ambientes com muita luz. Filmes em Full HD, por exemplo, ficam belíssimos na tela do aparelho. A definição de imagem também permite uma leitura muito mais confortável de textos. Mesmo debaixo do sol a tela se mostra boa, não perdendo tanto assim a visibilidade. Ela ainda possui a função “tela inteligente” que o Optimus G trouxe pela primeira vez. Com ela acionada, o sensor frontal detecta seus olhos e mantém a mesma ligada quando você está olhando para ela. Além disso, também possui o recurso ”vídeo inteligente” que pausa o filme quando você não está olhando.

Imagem 005

Embora a tela não tenha nada de ruim em si, faltou algo no Optimus G que compromente bastante seu objetivo, algo bem simples: Uma caneta Stylus. Como ele não tem funções especiais de funções como o Galaxy Note 2 – video review aqui – ele passa a ser um concorrente do S4, por outro lado a tela é muito grande para concorrer com esse. Resumindo, o simples fato dele não ter uma canetal Stylus especial como o Note 2 ou o Xperia Z Ultra, o usuário pode ficar desapontado e pensar o porque de uma tela tão grande.

Interface Optimus UI

Câmera

O grande “fail” do Optimus G sem dúvidas é sua câmera. Todo mundo que tem um – inclusive quem vos escreve – sabe o quão ruim e indigna do aparelho é ela. No Optimus G Pro a LG aprendeu com a lição, ela é bem melhor que a anterior mesmo tendo os mesmos 13 Megapixels. Ela é capaz de tirar fotos com excelente qualidade, mesmo em ambientes internos e com luz artificial. O aplicativo de câmeras oferece alguns recursos interessantes, como filtro de imperfeição, que faz com que a pele pareça mais brilhante e suave nas fotos.

LG optimus g pro camera Foto em macro
Foto em macro
LG optimus g pro camera Foto a noite
Foto à noite
Foto tirada durante o dia
Foto tirada durante o dia

 

Outro recurso bem-vindo é o disparo contínuo do obturador, que permite a captura de até 20 fotos de uma vez só, ideal para escolher a melhor foto. Para completar, a função “automático inteligente” pode identificar as características da cena e ajustar as opções da abertura e da velocidade do obturador para melhorar a qualidade das fotos. Há também o modo panorâmico e o panorama VR, que faz fotos esféricas, uma resposta ao app nativo do Android 4.3.

Outro destaque é a função de tirar fotos simultaneamente com as duas câmeras, algo que a Samsung imitou no Galaxy S4.

Vídeo Review

Conclusão

Vale a pena comprar o Optimus G Pro? depende do seu uso. Deixe de lado por um instante o hardware dele e pense para que você quer o aparelho. Embora seja um excelente smartphone, ele não traz nada de muito diferente em relação ao Note 2, só o controle remoto, por outro lado o concorrente traz a S Pen que dispensa comentários. Para aqueles que acham a tela muito grande, há no mercado o S4 e o Xperia ZQ que possuem a mesma resolução (porém tela bem pior, no caso do ZQ) mas que o tamanho de 5 polegadas é bem mais confortável para usar.

 

4 Comentários

  1. Belissimo review ,,,,,,a OEM LG nunca me trouxe seguranca, mas esta evoluindo rapidamenten(vide o N4) , no parametro atualizacao de OS ela pode dar as maos a motoenrola , mesmo pertencendo a google , é outra que nao demonstra boa vontade no parametro atualizacao , pelo jeito no mundo android somente os nexus possuem esta pseudo regalia, lamentavel…….

Deixe uma resposta