Nokia stell HR

A empresa WiThings, empresa da Nokia e especialista na área fitness revelou um novo smartwatch na IFA 2016 chamado Steel HR. Se trata de um relógio analógico, sim aqueles “antigos” com ponteiros de verdade, mas que conta com uma tela que faz monitoramento da frequência cardíaca e outras coisas já conhecidas em smartwatches.

Em junho, a Nokia completou a aquisição da WiThings pleo valor de €170.000.000. O relógio Withings Steel HR – ou seria um smartwatch? –  é o primeiro fruto da aquisição, e sinceramente estou impressionado. Embora ache legal os smartwatches, ainda prefiro relógios de vedade e não simulados em uma tela.

Nokia stell HR 2

A solução perfeita seria a junção dos dois mundos. Algumas empresas já fizeram isso. Eu já tive a oportunidade de experimentar um reslógio da Cogito, que é um relógios comum que se conecta via Bluetooth ao celular e emite notificações, é o começo do que gostaria. Mas agora, a Nokia com a WiThings avnçou e trás funções de smartwatch em um relógio de verdade. Inclusive com sensor de batimento cardíaco.

Cédric Hutchings, vice-presidente de Saúde Digital da Nokia, disse: “Se você é um atleta ou simplesmente está tentando perder alguns quilinhos e obter um melhor controle sobre sua saúde, sabendo o seu ritmo cardíaco irá ajudá-lo a compreender melhor sua saúde e alcançar seus objetivos fitness. Com a riqueza de idéias que ele oferece e a duração da bateria estendida para um relógio de saúde, o Stell HR verdadeiramente é o primeiro de seu tipo “. Eu concordo com ele.

Com a riqueza de idéias que ele oferece e a duração da bateria estendida para um relógio de saúde, o Stell HR verdadeiramente é o primeiro de seu tipo.”

Então o que exatamente faz com que o Stell HR da WiThings seja tão diferente?

1. Steel HR – Projeto

Ao primeiro olhar, o steel HR parece apenas como um relógio analógico, com um design elegante francês, caixa de aço inoxidável com pulseiras de silicone feita para a prática de esportes.

Além do mostrador principal, que é feito de ponteiros de aço, o Steel HR inclui mostradores digitais que mostram o tempo, e outro que vai acompanhar o seu progresso em direção a um objetivo, todo controlado pelo celular. Além disso, a tela mostra dados de saúde e notificações do smartphone. Você pode escolher as informações que deseja exibir aqui, incluindo opções como calorias queimadas, passos diários, distância, duração do sono, textos, e-mails, chamadas ou eventos.

2. A duração da bateria

A duração da bateria dos smartwatch é outro ponto que sempre me deixou afastados dele. Ter que tirar o relógio para carregar com certa frequência, para mim descaracteriza o uso de um relógio, afinal, embora seja mais moderno no fundo o maior uso de um smartwatch será o de relógio.

O Stell HR da WiThings tem uma bateria recarregável que, teoricamente, dura incríveis 25 dias. Algo bem próximo das pulseiras fitness que temos no mercado. Mas não para ai, depois dos 25 dias, o monitoramento de frequência é desligado e o relógio vai para um modo de economia. Este modo de baixa energia dá-lhe um adicional de 20 dias de duração da bateria: você perde de rastreamento de frequência cardíaca, mas você ainda será capaz de manter um guia sobre suas atividades básicas.

3. Medidor Cardíaco

Aqui a característica principal: seu medidor de frequência cardíaca. Esta é uma característica cada vez mais solicitados na esfera dos chamados wearables trackers, já é algo quase que essencial.

Nokia stell HR 3

O steel HR faz o acompanhamento da frequência cardíaca através de uma tecnologia chamada fotopletismografia (PPG), que monitora a freqüência cardíaca usando LEDs de luz verde que detectam a variação do nível de sangue em seu pulso.

Basta apertar um botão no relógio para iniciar uma sessão de frequência cardíaca contínua. Mas o acompanhamento da frequência cardíaca também vai começar quando você começar a correr . Depois de ter concluído o seu treino, você pode visualizar métricas como frequência cardíaca máxima e calorias queimadas.

Finalmente, o Steel HR também monitora automaticamente o seu pulso durante o sono para fornecer uma freqüência cardíaca de repouso, para que possa acompanhar como anda a qualidade do seu sono.

Vocês concordam que o Steel HR está há um passo a frente da concorrência?

2 Comentários

  1. E nem foi comentado que talvez a Nokia apresente seu smartphone ainda na IFA, se ela fizer isso será um retorno em tanto da maior fabricante de smartphones da história. Deu até saudades do meu N95…

    • Não viaja não cara. A Nokia já morreu, tanto Apple como Samsung e até chineses como a Xiaomi já venderam mais que a Nokia em toda a sua história. Quem vive de passado é museu…

      Mas, falando da matéria, concordo com o André, até hoje não vi uma utilidade para esses smartwatches. Os da Samsung, por exemplo, com o mesmo preço você compra um relógio Suiço de marca como um TAG de entrada. E não dá para comparar eles né.

Deixe uma resposta