Depois de anos de espera, a mãe de todos as assistentes virtuais finalmente aprendeu a falar português. A Siri, assistente virtual presente em dispositivos da Apple enfim ganhará pelno suporte ao português. A nova lingua será disponibilizada nos iPhones e iPads com a atualização para o iOS 8.3. Tudo ainda está em testes, e isso significa algo bem instável, mas até a atualização ser liberada com certeza a maioria dos problemas serão consertados.

para quem não lembra, a Siri foi lançada no iOS 5 em 2011, antes era uma empresa dedicada a reconhecimento de voz, mas se incorporou ao IOS depois de ser comprada pela Apple em 2010. Foi o primeiro conceito de assistente pessoal em smarrtphones utilizando inteligência aritificial, depois copiada pelo Google (que já funciona em português) e pelo Windows Phone, que ainda não fala nossa lingua.

siri 2

A Siri é capaz de realizar diversas ações com base em comandos por voz do usuário, como pesquisar por um assunto específico e até acompanhar eventos importantes da sociedade. Em inglês, seu idioma nativo, o aplicativo já passou por grandes evoluções e, atualmente, sua esperteza é notável. Em português, entretanto, nem mesmo a frase “olá Siri, como vai?” foi reconhecida pelo servidor responsável por analisar os vocábulos de um contexto. É válido reforçar que trata-se apenas de uma versão de testes:
Quem testar não esqueça de deixar o feedback aqui nos comentários.

Sem comentários

Deixe uma resposta