Alguns amigos meus já chegaram a me perguntar “para que serve aquele negócio de PTT (Push to talk) que tem no meu Nokia?”, hoje li no techguru uma boa explicação dessa função que as operadoras de celular fornecem.

O que é PTT nos celulares
O que é PTT nos celulares

O que é PTT nos celulares?

Há uns cinco anos, mais ou menos, o mercado de telefonia móvel viu um boom de serviços do chamado PTT (push-to-talk) ou PoC (push-to-talk over cellular) – ou seja, as operadoras celulares começaram a oferecer esse tipo de serviço de chamada por “um botão”.

A onda, entretanto, não durou muito – mas nunca ficou claro se as empresas desistiram de vender o serviço ou se ele está lá quietinho entre as ofertas das operadoras.
Mas vamos lá. Afinal, o que é esse tal de push-to-talk? A sigla PTT faz referência à utilização de apenas um botão para fazer comunicação por voz móvel. Obviamente, você pensou em Nextel, certo? E é isso mesmo… A comunicação via rádio da Nextel é o exemplo mais popular de push-to-talk. A diferença entre esse serviço e o oferecido pelas operadoras móveis é a tecnologia utilizada.

Enquanto a Nextel usa uma tecnologia proprietária da Motorola chamada iDen, as demais operadoras fazer o PTT sobre a rede IP do celular. (você tem uma certa razão se está pensando “ah, então é VoIP”) Nesta matéria, a intenção é falar sobre o PoC, ou seja, o PTT das operadoras móveis.

Acontece que esse tipo de serviço só é atraente quando muitas pessoas têm, já que as ligações, via PTT, entre celulares que possuem o serviço são gratuitas. Aí fica uma história do tipo “ovo e a galinha”: como a ideia não se disseminou muito no Brasil, não é tão interessante ter. Além disso, para usar o recurso é necessário também que seu celular seja compatível – o que não é tão comum.

Para quem tem interesse em testar a aplicação, a Claro oferece o serviço tanto para o mercado corporativo (com o nome de Claro Direto) quanto para os usuários normais. Nesse caso, ele se chama Claro POC e pode ser adquirido eventualmente (por R$ 0,25 o minuto) ou em pacote (por R$ 49,90 mensais, com direito a ligações individuais ilimitadas). A tecnologia permite ainda a ralização de chamadas em grupo, mas há cobrança extra.

A Vivo possuia o serviço, mas ele foi suspenso por tempo indeterminado. A TIM e a Oi não oferecem esse tipo de solução.

Não entendeu ainda? comente suas dúvidas aqui..

SHARE
Próximo postPalm treo vs iPhone, o primeiro de 2007

2 Comentários

  1. Chegou no Brasil o Poctel (www.poctel.com.br) um serviço que transforma o seu celular de qualquer operadora, em um celular com PTT, com qualidade de audio superior ao concorrente e com cobertura nacional! Poctel é PoC, Push to Talk.

Deixe uma resposta