Promessas não são dividas: fragmentação chega ao Windows Phone

Promessas não são dividas: fragmentação chega ao Windows Phone

Isso mesmo meus caros, o motivo que todo usuário do Windows Phone se orgulhava de jogar na cara dos usuários do Android caiu por chão: a fragmentação. Esse, sem sombras de dúvidas, é o motivo de maior reclamação por parte dos usuários do Android e obviamente a maior justificativa que os amantes do iOS e WP7 dizem impedir uma migração para o robô. A fragmetação chegou aos celulares rodando o Windows Phone, a primeira vitima foi o Nokia Lumia 610, que todos estavam carecas de saber que não iria aguentar o tranco dos atuais modelos graças ao seu limitado hardware.

Leiam as especificações completas do Nokia Lumia 610

Quando a Microsoft anunciou o Windows phone ela sempre enfatizou que não iria acontecer a fragmentação do sistema graças aos padrões impostos pela empresa às OEMs. Mas tudo, tudo tem um preço nos mundos dos negócios. O Windows Phone não ia bem das pernas até a Microsoft fechar a parceria que tem com a Nokia, e isso teve um preço. A Nokia chegou mudando as regras, primeiro colocando seus aplicativos próprios e depois disse para todos que iriam em breve lançar smartphones de entrada com o sistema. Smartphone de entrada =  fragmentação.

angrybirds-lumia-610

O Lumia 610 que é um desses de entrada possui apenas 256 MB de RAM e processador de 800 MHz, pouco mais que a metade do “limite” que a Microsoft tinha imposto. Isso gerou alguns desconfortos como a impossibilidade de rodar vídeos em HD e até mesmo enviar fotos em background para o Skydrive, sua RAM não aguentaria. Agora, o pessoal do Engadget descobriu que alguns bons jogos para o WP simplesmente não são suportados pelo Lumia 610. Dentre eles o PES 2012 e, acreditem, até o megafamoso Angry Birds não roda, sinceramente não esperava que ele entrasse nessa lista. Outros apps como o Skype e o Tango já haviam relatado anteriormente que não iriam rodar nesses modelos.

Atualização: a Rovio, produtora do Angr Birds, se pronunciou e disse que está trabalhando em uma versão para o Lumia 610 e outros Windows Phones do mesmo patamar.

Sabem o que é o mais engraçado disso? é que a Microsoft disse que 95% dos aplicativos rodam nos aparelhos com 256 MB como é o caso do Lumia 610. Mas já dizia minha avó: quantidade não significa qualidade. A M$ não disse que dentro desses 5% estariam os melhores aplicativos da plataforma. Meus caros Stephen Elop e Steve Balmer, o que vocês tem a dizer?

pegadinha

Comentários

WORDPRESS: 26
  • comment-avatar
    Norbert 5 anos

    Caro amigo tekdroid, fragmentação e quando tem aparelhos rodando versões diferentes do mesmo SO, não e esse caso. o 610 e um aparelhos barato, de entrada, e quem o compra deve estar ciente disso, agora mesmo o 610 esta rodando a ultima versão do WIndows phone, a Tango, diferentemente do andriod , onde parece que menos de 10% esta na ICS.

    • comment-avatar

      Nobert, quando ao “elogio” tekdroid saiba que utilizo atualmente um WP. Quanto ao resto do seu questionamento, já respondi no primeiro comentário. Abs.

  • comment-avatar
    Marcos Daniel 5 anos

    Fragmentação = Partir em pedaços. Desfragmentação = Reunir os pedaços. Seria bom revisar os textos antes de publicar, e entender melhor os termos que são usados, principalmente quando são palavras chave.

  • comment-avatar
    Alexandre 5 anos

    Desculpe mas essa matéria não está justa. Isso não é fragmentação. O sistema operacional é o mesmo. Mas a limitação fisica do aparelho não permite executar certos App. Mas já ouvi dizer que estão trabalhando para que o Skype rode inclusive no 610. A fragmentação é um dos cuidados que eles terão mesmo que sempre ter. Do contrário podem cair de novo no grande problema do Windows Mobile, instalado em qq aparelho, o que depunha contra o desempenho final.

    • comment-avatar

      Concordo em partes Alexandre. No texto só queria expor que nem tudo são maravilhas. A partir do momento que um aparelho não vai suportar atualizações, como no caso do Lumia 610, já começa a fragmentação. O Windows Phone 8 não rodará no LUmia 610, ou seja, a fragmentação é questão de tempo, pois ele continuará no 7.5, assim como alguns modelos que serão lançados pela ZTE e outros fabricantes.

      Abs

      • comment-avatar
        totesilva 5 anos

        Agora sim! Essa explicação traz sentido ao texto. A chegada do WP8 trará fragmentação ao ecosistema WindowsPhone. Merece elogio a capacidade que o site tem de aglutinar usuários conhecedores, com comentarios pertinentes.

        • comment-avatar
          Norbert 5 anos

          tenho noticia de usuarios testando o wp8 em aparelhos de 2º geração como htc titan, lumia 800 e lumia 900. temos que esperar 3 semanas para saber se roda ou não

  • comment-avatar
    jairo 5 anos

    A Nokia é mestre em fazer estas besteiras ….vide o capado Nokia 500…….

  • comment-avatar
    Marcos Araújo 5 anos

    vacilo da nokia e não do windows phone, lançar aparelho com um hardware desse. sem noção

  • comment-avatar
    Norbert 5 anos

    parece que a MS pediu aos desenvolvedores para compilar os aplicativos com o ultimo sdk, parece que alguns ainda não fizeram isso.
    com relação ao post, isso se chama "limitação", fragmentação e o que ocorre no android, limitação e quando por exemplo, vc tentar rodar um jogo pesado no seu pc, sem placa de video e com 1gb memoria, se o aplicativo nao roda e uma limitação prevista pelo fabricante, para que o aplicativo não rode lento, parando outros processos.
    windows phone ganhou no renomado jornal de londres, como melhor sistema operacional , veja aqui : http://www.wpcentral.com/nokia-900-featured-sunda

    updated: veja aqui:
    http://wmpoweruser.com/rovio-working-on-angry-bir

    angry birds roda sim… kakkakakakakakakakak

    twitter @norbertolf

    • comment-avatar
      ezequiel 5 anos

      Fragmentação sim,isso quer dizer tb q ele não receberá mais atualizações por não ter um certo poder de hardware.Os jogos são exemplos disso.Angry Birds é muito leve e não roda no Lumia e assim tem q ser feito para o hardware fraco,e talvez assim os jogos até terão a qualidade gráfica reduzida para poder rodar nesses WP de hardware fraco..
      Os Android essa fragmentação é devido a os smartphones com hardwares diferentes.Um tem processador de 1Ghz outro de 500Mhz ou 600Mhz e por ai vai.E os jogos q são feitos para rodar em smartphonse com processador de 1Ghz vão deixar os mais fracos de lado.Com as novas versões do sistema operacional é a mesma coisa.

  • comment-avatar
    Norbert 5 anos

    caro tekdroid, como pode ver http://wmpoweruser.com/rovio-working-on-angry-bir… , roda sim, em 3 semanas com o lançamento do windows phone 8 vamos ver muito mais… eu so digo isso : i need a tool not a toy, por isso estou com #windowsphone

    raááááááááááá pegadinha do malandro….

    • comment-avatar

      Nobert, aqui não somos fâs boys de nenhum sistema. Um jornal eleger um "melhor sistema" é pouco para tirar conclusões, mas independente disso, aqueles que nos acompanham sabe o que sempre é dito por aqui: não existe melhor sistema, e sim aquele que melhor se adapta a sua necessidade. Por isso aqui temos noticias e reviews de todos os sistemas. Eu particularmente, utilizo os 3 principais em minha vida diária: WP para smartphone, Android no tablet e iOS no iTouch.

      Não tiro conclusões em cima de noticias baseadas em sites dedicados a um sistema, obviamente sempre irão puxar sardinha para seu público, eles vivem disso.

      Quanto ao Angry Birds, a versão atual não roda, sendo assim continua a mesma coisa. Afinal eles já estão tendo que trabalhar em uma versão diferente para "encaixar" nas limitações, tudo bem, agora haverá fragmentação nos aplicativos tal como acontece no Android.;)

      Abraços!

  • comment-avatar
    Tom Sena 5 anos

    Angry Birds é requisito na hora de comprar smartphone? Ou seja, será que as pessoas chegam na loja e questionam "roda Angry Birds?". Porque se for para rodar movido a soquinhos como os Androids de entrada, melhor assim. E não dá pode ter tudo em smart barato, convenhamos. Muito sensacionalismo para nada.

    • comment-avatar

      Concordo, acho que Angry Birds não vale uma discussão 🙂

    • comment-avatar

      Desculpa, mas usar a desculpa de "hardware fraco" é meio estranho, ainda mais se ver que o Galaxy 5 roda Angry Birds lisinho!

      E quanto ao "roda Angry Birds"… Não duvido nada que isso comece a acontecer logo logo,

    • comment-avatar
      hobiga 5 anos

      O pior é que um jogo pode ser sim requisito para comprar um smart, me lembro que eu comprei um pc na epoca só para jogar Diablo 1, e não faz nenhum ano comprei um ps3 para jogar god of war 3. e claro que estou fazendo bom uso do ps3, tipo assistindo filmes blu ray, rodando meus arquivos multi media em geral e jogando outros jogos, mas o lançamento de GOW foi decisivo para a compra. fan mesmo não mede esforços.(vide acampamentos nas portas das lojas nos lançamentos apple)

  • comment-avatar
    Marcus 5 anos

    Meu Galaxy SII sofreu um acidente, comprei um Lumia 710 pra testar e só posso dizer uma coisa: saudades do meu android. Nao vejo a hora de pegar o Galaxy SIII. Windows Phone é um IOS piorado.

  • comment-avatar
    hobiga 5 anos

    André concordo plenamente com você, é o inicio da fragmentação, se continuar assim é só uma questão de tempo e todo ecossistema da microsoft estara comprometido, logo os outros fabricantes começarão tambem a lançar smarts capados, sem a minima condição de uso, muitos não entenderam seu post, achando que voce é fanboy do android, gente sem noção, eu sou usuario dos 3 sistemas, tenho um pihone 4s, um lumia 800 e um galaxy s2, posso dizer que todos os 3 estão longe da perfeição e tenho minhas duvidas de que um dia a alcancem, pois sempre haverá alguém dizendo que não gostou disso ou daquilo, que no android tem algo que o ios não tem e vice versa. será uma briga eterna, só nos resta usar a inteligencia e tirar proveito dessa briga de "cachorro grande"

  • comment-avatar
    jairo 5 anos

    So para complementar …no blog do Nposibilidades tem um video mostrando o chato do jogo angry birds rodando em um Lumia 610 sem lags…..talvez a materia mereça ser revisada…

    • comment-avatar

      Jairo, é uma versão que está sendo desenvolvida especialmente para ele. Já tinha atualizado isso no post 😀

      Abs

  • comment-avatar
    Rubens 5 anos

    A fragmentação na Apple existe, pois o iPhone 3G parou na atualização 4xxx, mais na verdade nem deveria ter recebido ela. Tinha um que atualizei e ficou uma carroça, deveria ter ficado na ultima atualização do 3xxx.

    • comment-avatar
      hobiga 5 anos

      Rubens, é complicado mesmo, no caso do iphone 3g está mais por limitação do hardware, mas veja que no tempo do seu lançamento até anos depois nunca houve caso de dizer que aplicativo tal não rodasse nele, o que é totalmente contrario o caso do lumia 610, que foi lançado já com limitações. pra mim isso é totalmente incoerente, a microsoft está certa ao exigir hardware minimo para seu OS, mas ao que parece a Nokia tem seu peso na hora das decisões.

  • comment-avatar
    Thiago Meira 5 anos

    A fragmentação é só uma questão de tempo mesmo…
    Quero ver eles colocarem o WP8 neste aparelho…. Sendo assim o mesmo sempre estará preso a esta versão do sistema, enquanto alguns outros receberam as atualizações….

    Isto é uma questão muito complicada… Sempre haverá aparelhos com softwares antigos…
    Até o Iphone3 tem pessoas ainda utilizando, então fica meio complicado discutir este assunto…

    O que as empresas poderiam fazer era realizar planos de troca de aparelhos, assim os consumidores teriam descontos na compra de novos aparelhos, quando o seu antigo não fosse mais capaz de receber as atualizações….

    Tinha que fazer valer uma lei, onde no mínimo o suporte aos aparelhos fossem por 18 meses de atualizações garantidas…

    Esta é a minha opinião…

  • comment-avatar
    ezequiel 5 anos

    Fragmentação sim,isso quer dizer tb q ele não receberá mais atualizações por não ter um certo poder de hardware.Os jogos são exemplos disso.Angry Birds é muito leve e não roda no Lumia e assim tem q ser feito para o hardware fraco,e talvez assim os jogos até terão a qualidade gráfica reduzida para poder rodar nesses WP de hardware fraco..
    Os Android essa fragmentação é devido a os smartphones com hardwares diferentes.Um tem processador de 1Ghz outro de 500Mhz ou 600Mhz e por ai vai.E os jogos q são feitos para rodar em smartphonse com processador de 1Ghz vão deixar os mais fracos de lado.Com as novas versões do sistema operacional é a mesma coisa.

  • DISQUS: 0
    Google Analytics Alternative