gradiente_android

Lembram da Gradiente? os mais antigos devem se lembrar. A empresa que saiu do mercado em 2007 por dificuldades financeiras e chegou a ter sua falência decretada, ressurgiu esse ano sobre o controle da empresa IGB Eletrônica. Diante dessa sua reestruturação, a empresa anunciou o lançamento de seu primeiro smartphone Android no Brasil. Com o nome “Neo One”, o smartphone é uma verdadeira piada de mal gosto se levarmos em consideração seu custo x beneficio. Ele está custando 799 Reais na loja virtual da empresa, ele chegou a custar mil dilmas.

Para explicar porque acho uma piada, vou listar seu hardware:

  • Processador de 700 MHz
  • Tela TFT de 3,7 polegadas
  • RAM não especificada, mas duvido que passe de 256 MB
  • Câmera de 5 Megapixels
  • Android 2.3 Gingerbread

Acho incrível como uma empresa sem tradição nenhuma no ramo tenha coragem de lançar um smartphone que não deveria custar mais de que 400 Reais. Existem várias alternativas melhores que ele e de marcas como Samsung, LG e Motorola que estão na casa dos 400 ~ 500 Reais. Por esse preço você pode, por exemplo, comprar um Samsung Galaxy S II lite que possui processador dual-core e tela de Super AMOLED de 4 polegadas.

Mas se engana quem acha que ele será um fracasso. Esse aparelho é Dual-SIM e acreditem, os vendedores irão enrolar muitos os cliente que procuram algum smartphone com Dual-SIM. Alguém dúvida?

Acho triste uma empresa brasileira mais uma vez querendo explorar o coitado do consumidor que é muito desinformado na maioria das vezes. Só tenho uma coisa a dizer: Gradiente, você está fazendo errado…

19 Comentários

  1. É realmente uma pena ver uma empresa brasileira penando assim, pra sobreviver. Já passou da hora de empresas como a Gradiente, CCE, Itautec e Positivo se unirem numa só, pra enfrentar a concorrência.

  2. É realmente uma pena ver uma empresa brasileira penando assim, pra sobreviver. Já passou da hora de empresas como a Gradiente, CCE, Itautec e Positivo se unirem numa só, pra enfrentar a concorrência.

  3. Caro André Luiz , acho que o sr. e' que nao esta percebendo o que a Gradiente percebeu, e o que eu prego a todos.

    1) Nao existe, digo, simplesmente nao existe um smartphone dual chip decente no brasil, o melhorzinho e' o Motorola ATRIX TV XT687, o unico que tem tela de 4" e cpu de 1GHz, mas sua memoria interna e' ridicula, 150 MB disponivel para o usuario, e 512 MB de RAM sobrando apenas uns 250 MB para rodar as aplicacoes. Seu preco? R$ 1.000,00 em media.

    2) O sr. esta comparando um Samsung Galaxy S II lite? E como comparar uma moto com um carro, o numero de ocupantes e' diferentes, logo nao da para fz este tipo de comparacao!

    Eu comprei um smartphone top, e claro, so existe no nosso pais monochip, e simplesmente tenho que usar um celular normal de reserva, pois aqui na minha cidade tem momentos, na realidade horas, que uma operadora nao funciona, assim sendo, ter uma unica operadora e' no Brasil impossivel, devido a pessima qualidade dos mesmo.

    • Sr Charles, existem sim outras opções nessa faixa de preço, mas vou citar três, mas se você pesquisar um pouco acha outros: LG net dual, LG L3 e Galaxy Y Duos. Ambos têm hardware semelhantes, ou melhor e custam menos. Por favor pesquise antes de qualquer afirmação.

      Outra coisa, nunca confunda memória RAM com ROM como fez no seu comentário, são coisas distintas.

  4. Tem xing ling melhor q esse lixo,com processador Dual Core com tela HD/1 Gd e ram,só especificações ótimas,e custa menos de 600 reias..

  5. ZTE Skate é um aparelho da ZTE que custa muito menos e é muito melhor! A Gradiente precisa de funcionários mais jovens, que entendam de preços, porque 799 nisso é piada,; e tem mais! 799 só nos primeiros 100 vendidos no site, porque depois desta meta ser batida, o preço irá para 899. Meow Deus

  6. É por isso que a Samsung nada de braçada no mercado. E ganhar mais ainda com o Galaxy S Duos. A Gradiente, nem nenhuma outra brasileira tem condições de competir por causa da nossa carga tributária. Melhor seria importar da China mesmo e só botar o nome da Gradiente. De preferência um Xiaomi MI 2 🙂

  7. Minhas considerações:
    Acho realmente que os editores deveriam tomar mais cuidado com o que escrevem, sobretudo sabendo que o perfil dos compradores do tal smartphone não é exatamente o mesmo do pessoal que procura blogs de tecnologia. Realmente não é uma configuração boa pra Android e o preço está acima do que deveria ser, mas os comentários poderiam ser mais amenos, algo do tipo: vai ser difícil vender, a concorrência tem produtos já consolidados por melhores preços, algo assim nessa linha. O título já começa errado: Piada do dia? Outra coisa, OBVIAMENTE uma empresa gigante como a Samsung consegue praticar melhores preços que uma empresa nacional que está com problemas financeiros, mas tá passando da hora do brasileiro começar a valorizar o que é seu. Daqui a pouco eles baixam esse preço e o produto passa a ser atrativo ao nicho de mercado que a empresa está mirando, paciência.
    E vamos parar com essa babaquice de achar que TODOS os lançamentos são HIGH END. Óbvio que eles não estão pretendendo concorrer com iphone 4 ou 5 ou 6. Tá na hora dessa galera se profissionalizar; Nicho mercadológico, já ouviram falar?
    E último comentário: a Gradiente já fabricou (ou montou) celulares no Brasil portanto, devem ter um mínimo de know how.

    • Eduardo, em primeiro lugar se eu escrevo em um blog de tecnologia OBVIAMENTE o texto é para o pessoal que procura blogs de tecnologia, correto? isso se se chama blog de nicho, já ouviu falar? em segundo, em algum momento do texto foi escrito ou comparado esse aparelho com algum high-end tipo iPhone? não, ele foi comparado com outros aparelhos do seu mesmo nível, ou seja, do mesmo nicho mercadológico, já ouviu falar?

      Não é só porque uma empresa é brasileira que ela tenha que enfiar a faca. Alguma vez você já pesquisou sobre a margem de lucro de produtos eletrônicos no Brasil? se tivesse feito isso saberia que a margem por aqui é uma das maiores do mundo. Sendo assim ou eles cobram isso para "pegar" os desinformados – sem ofensas – ou é falta de competência do marketing da empresa.

      É como sempre digo: pesquise, pesquise e depois pesquise um pouco mais antes de sair descendo a lenha em blogueiro.

  8. A CCE já era a lenovo comprou a itautec também foi comprada pela OKI sobrou a positivo com seus tablets e notelixos e a gradiente tentando sobrevier acho que deveriam investir no mercado de monitores para computadores e tv's led de 32 polegadas pra cima

Deixe uma resposta