Nem só de Windows vive o mundo, a Apple acaba de anunciar a décima grande atualização do OS X que equipa seus computadores.  A versão 10.9 do amado sistema deixou alguns de seus aplicativos com uma interface mais limpa além de melhorar em questão de desempenho e na durabilidade da bateria de seus Macbooks.

Os dois destaques em questão de aplicativos foram a portabilidade do Mapas e do iBooks, ambos vieram do sistema iOS. Os Mapas, que não é mais aquele app motivo de piada no iOS, melhorou e podem ser acessados diretamente do OS X com direito a visões 3D de cidades como Nova York e Londres. Ele também é integrados com outros apps como o Calendário, Mail e Contatos. Já o iBooks, assim como no iPad e iPhone, é possível comprar livros da iBook Store e ainda manter tudo sincronizado com o iCloud, garantindo que suas anotações e marcadores possam ser acessados de qualquer aparelho da marca, além obviamente de salvar onde você parou a leitura. Ou seja, você pode continuar a leitura do seu livro no iPad a partir de onde parou no Macbook, e vice versa. Lembrando que apps como o Mantano já fazem isso há algum tempo, claro que um custo a mais.

OS-X-Mavericks-Features-MacBook

Outros aplicativos ficaram com o visual mais “clean” como o Calendários e os notas que não possuem mais aquela textura de couro e o Contatos deixou de se parecer com um livro.

O Mavericks também é mais amigo de quem utiliza vários monitores, por exemplo, agora você pode abrir um aplicativo em tela cheia e ao mesmo tempo utilizar o outro monitor para outras atividades. Para fechar, o Finder agora passou a suportar abas e tags.

Desempenho

Obviamente, o que todo mundo espera de um novo OS é o desempenho dele. O Mavericks deu uma bela melhorada no desempenho. Agora o gerenciamento de RAM é mais esperto, ele sabe quando deve liberar, ou não, RAM para determinados apps.

Um dos destaques vai para o chamado “Timer Coalescing” qua ajunta as operações do processador deixando a CPU mais tempo ociosa, o resultado é uma diminuição de até 72% nas atividade. Com isso há também uma melhora do tempo da bateria dos notebooks da marca. Outro aplicativo chamado “App Nat” sabe quando um de seus programas estão parados, não sendo utilizados. Ao invés de fechá-los, ele apenas reduz a velocidade dele diminuindo o consumo em até 23%. O Safari reduziu o consumo em até 35%, mesma porcentagem de economia do iTunes, que está mais eficiente para reproduzir vídeos em HD.

O Mavericks chega hoje na Mac App Store, assim que o Keynote de hoje acabar.

Sem comentários

Deixe uma resposta