Mais um review de um smartphone top de linha no mercado brasileiro. Depois de analisarmos o Xperia ZQ da Sony, outro que trazemos para vocês é do LG Optimus G. Ele é o mais avançado da marca no Brasil, porém, digamos que chegou um pouco tarde por aqui já que lá fora o Optimus G Pro, versão melhorada dele, já está sendo comercializada. Mas isso não significa que ele seja ruim, pelo contrário, é um belo aparelho conforme vocês poderão ver a seguir.

Lembrando que esse review é bem resumido e direto ao que interessa. Não iremos mais se aprofundar em questões complexas envolvendo performance ou qual celular é melhor. O vídeo review é o teste prático do aparelho, o uso no dia a dia vale mais do que números de benchmarks.

DSCN3473

Outro detalhe a se considerar é que o Optimus G tem um hardware bem semelhante ao Google Nexus 4, também fabricado pela LG, aliás, o Nexus 4 foi baseado no projeto do G. As duas diferenças são a capacidade de armazenamento, 8 e 16GB no Nexus 4 contra 32GB do Optimus G (somente 25 usável) e o suporte a redes 4G, coisa que o Nexus 4 não tem. Além do óbvio fato do Nexus 4 rodar o Android puro e ter garantia de atualizações. O Nexus 4 tá bem mais barato que o Optimus G, isso acaba canibalizando o modelo.

Optimus G – Hardware, dimensões e acabamento

Ele é um aparelho muito bonito e com um bom acabamento, marca da LG em seus smartphones mais caros. A carcaça é de plástico de excelente qualidade. Em volta da frente do aparelho há um aro metalizado que dá um ar de sofisticação ao aparelho.

DSCN3460

Os botões são de alumínio. Em uma lateral há o botão de ligar e do outro o botão de volume mais o slot do Micro SIM Card.

Na parte traseira, ele tem um plástico brilhante que ao refletir a luz, mostra pequenos quadradinhos brilhantes que dá a impressão de estarem por baixo da tampa, um efeito bem legal.

DSCN3463

Vale ressaltar que o slot só abre com a chavinha que acompanha o kit, mas lembre-se: nem pense em perder essa chave, é muito difícil abrir o compartimento sem ela.

Abaixo um resumo do hardware do Optimus G

  • Processador quad core de 1.5 GHz Krait
  • 2GB de memória RAM
  • Cãmera de 13 Megapixels
  • Câmera frontal de 2 Megapixels
  • Tela de 4,7 polegadas com resolução HD (768 x 1280 pixels)

A versão brasileira do Optimus G vem com 32 GB de armazenamento interno, porém somente 25 GB pode ser usado pelo usuário, ele não vem com entrada para cartão Micro SD, ou seja, são 25 GB e nada mais.

Ele também tem suporte para a rede 4G brasileira, assim como o rival Xperia ZQ.

Optimus G – Tela

A tela do Optimus G me surpreendeu. Embora não tenha uma resolução full HD, a qualidade da tela é um primor. Ela é de LCD e traz a tecnologia True HD IPS +. Na prática, significa um brilho e contraste impressionante. As cores são vivas e mesmo debaixo da luz dá para usá-lo normalmente. A resolução HD e o tamanho de 4,7 polegadas é um convite para assistir vídeos, nessa hora ele mostra toda sua potência, roda vídeos em full HD na maior naturalidade do mundo, sem nenhum engasgo.

DSCN3464

Ao comparar com o XPeria ZQ, dá para notar que ela perde na resolução (obviamente) porém o brilho é mais intenso, ponto fraco do Xperia ZQ que é bem opaca comparado ao G.

SONYZQ-VS-OPTIMUSG

Ele traz também a proteção Gorilla Glass 2. Não resisti e raspei com força uma chave na tela, o resultado? mesma coisa que tivesse passado um pedaço de pano, nenhum risco nem sinal.

Optimus G – Android e aplicativos nativos

O Optimus G vem rodando o Android 4.1.2, ou seja, está atrás do seu irmão Nexus 4 que já roda o 4.2.2. A interface é toda customizada pela LG e é a mesma utilizada em outros modelos como o Optimus 3D. Embora ela esteticamente mude bastante o Android, na prática não dá para notar perda de perfomance e ela não é muito feia se comparada com outros fabricantes. Mas caso você não goste, lembre-se que existe um modo de transformar o Optimus G em um Nexus 4, afinal são o mesmo hardware.

DSCN3467

Dos aplicativos nativos, o que mais vale destaque é a função Quick Memo. Ela é uma aplicação de anotações que você consegue fazer vários desenhos ou notas diretamente na tela através da caneta (ou no dedo mesmo) que acompanha o aparelho. Interessante dele é que você pode escrever e deixar “anotado” na tela do seu Android e continuar a utilizá-lo normalmente, é como se você tivesse escrito algo diretamente no vidro, conforme foto abaixo:

Optimus G– Perfomance

Ele é digno do status de potente que carrega. Seu processador de 4 núcleos de 1,5 GHz consegue com maestria fazer absolutamente tudo o que é possível que o Android faça atualmente. Por exemplo, com 20 aplicativos abertos em segundo plano incluindo consumidores vorazes de RAM como o Chrome, Youtube, ele não trava nenhuma vez e ainda consegue rodar o pesado jogo Real Racing 3 sem dificuldade alguma, com todos os outros 20 abertos.

Imagem

Como já comentado anteriormente, ele roda vídeos em full HD 1080p sem problemas alguns. Até vídeos ripados com 60 frames por segundo ele consegue executar.

Para quem gosta de números de benchmarks, abaixo um comparativo com o S4 e o Xperia ZQ:

Antutu: 17666 (ZQ: 21125  e S4: 25780)

Quadrant: 7610 (ZQ: 7322 e S4: 12450)

Vellamo html5: 1688 (ZQ: 2098  e S4: 2032)

Optimus G – Câmera fotôgráfica/ filmadora

A câmera do Optimus G desapontou, é apenas uma câmera com um número alto de Megapixels, notem que não estou dizendo que ela é de toda ruim, porém está abaixo do comum nessa faixa de preço É aquela velha história: caso você esteja em um ambiente bem iluminado você ficará “contente” com as fotos tiradas, caso contrário verá uma foro granulada em com discrepâncias nas cores.

DSCN3468

Em ambiente escuros, imagens até mesmo se tornaram grandes borrões em algumas fotos. Se comparada com a câmera do Xperia ZQ, as fotos escuras são bem inferiores. Fica a dica, se você julga indispensável um boa câmera em um smartphone, pense bem nas palavras acima. Abaixo alguns exemplos de fotos:

Macro com boa iluminação
Macro com boa iluminação
Pouca iluminação. Notem como a foto já fica desfocada.
Pouca iluminação. Notem como a foto já fica desfocada.

Para não falar que é de todo ruim, ela tem um função bacana que para tirar fotos basta você dar um comando de voz, são cinco palavras preestabelecidas pela LG.

Os vídeos gravados por ele são bons, mas também esbarra na questão da iluminação, nessa hora tudo dito acima para fotografia se encaixa nos vídeos.

Bateria

A bateria durou o que tinha que dura e o que se espera em um smartphone desse porte. Ela tem 2100 mAh de capacidade. Na prática ela aguentou cerca de um dia de uso intenso. Estando com WiFi e 3G ligados o tempo todo, algumas fotos e vídeos durante o dia e cerca de pelo menos 2 horas jogando.

O que notei ao comparar com o Xperia ZQ, foi o fato dele quase nem esquentar enquanto o aparelho da Sony parece estar pegando fogo o tempo todo. Outra coisa e que na hora de jogar, parece que ele administra melhor o consumo de bateria. No ZQ, ao jogar a bateria simplesmente era drenada em poucos minutos, o que não aconteceu com o Optimus G.

Vídeo Review

Pontos positivos vs negativos

Pontos positivos:

  • Bom acabamento
  • Tela com excelente brilho e contraste
  • Performance de top de linha
  • Bateria satisfatória

Pontos negativos:

  • Muito caro
  • Câmera ruim

Conclusão

O LG Optimus G é um aparelho potente, e se comparado com outros, o preço condiz com a realidade da concorrência (todos são extremamente caros, uma piada brasileira). Ele é um aparelho com excelente desempenho, excelente tela mas que peca na câmera.

Outro fator a se considerar é o fato que talvez você possa considerar a compra do Nexus 4 que não possui suporte ao 4G e tem versões de 16GB e de 8GB, bem menos armazenamento que o G. Mas se isso não faz diferença para você, ele está bem mais barato que o Optimus G. Além disso, há rumores que a LG trará o Optimus G Pro logo logo para o Brasil, tornando o G uma opção mais barata, ou seja, o preço pode baixar em breve.

6 Comentários

  1. “Para quem gosta de números de benchmarks, abaixo um comparativo com o S4 e o Xperia ZQ”

    Onde isso se encaixa no review?

    • Cara, é um comparativo da pontuação nos aplicativos. Por exemplo, no Antutu: 17666 (ZQ: 21125 e S4: 25780)

      Optimus G = 17666 pontos
      Xperia ZQ = 21125
      Galaxy S4 = 25780

      Tá bem claro.

      Abs.

  2. Belíssimo review, bem objetivo , me parece ser um bom device mas para um high end a câmera me decepcionou e muito, qualidade de fotos em baixa luminosidade medíocres….

Deixe uma resposta