windows-phone-8-screen-640

Ontem a Microsoft anunciou o novo sistema Windows Phone 8 e deu mais margem para a grande discussão sobre a fragmentação dos sistemas mobile. Com respeito a fragmentação muito já havia sido dito, até a Microsoft chegou a desmentir – em off – que o Apollo não rodaria nos atuais aparelhos, mas ontem foi dito o que todos temiam: smartphone com Windows phone atual não serão atualizados para o Windows Phone 8. Ah sim, eu já tinha avisado sobre esse problema no mês passado.

windows-phone-8-screen-640

Fragmentação: existirá ou não existirá?

O anúncio da Microsoft gerou muitas dúvidas sobre a fragmentação. Muitos acham que como terá uma atualização para o Windows phone 7.8 não etá havendo uma fragmentação, mas vale ressaltar que apenas algumas funcionalidades da versão 8 estarão presentes na 7.8. Sério, mudar uma tela inicial para mim não é ficar igual a versão mais nova. Alguns também estão comparando o Windows 7.8 com as atualizações da Apple que tiram algumas funcionalidades dos aparelhos antigos, comparação absurda ao meu ver. Quando a Apple libera a atualização para todos seus aparelhos, somente as funcionalidades limitadas por hardware não funcionam. Mas o sistema é o mesmo para todos os aparelhos. No Windows phone 7.8 isso não irá acontecer: ele é um sistema totalmente diferente do Windows 8. O kernel utilizado na nova versão é outra, ou seja, é impossível que o 7.8 que tem um kernel diferente seja igual ao Windows 8.

Vamos dar um exemplo: suponhamos que você vá em uma loja hoje e compre um smartphone com Windows Phone. Pare e pense: ele nunca terá as funcionalidades do Windows Phone 8, simples assim. Se isso não for fragmentação, então eu deveria parar de escrever sobre esse assunto.

Olhando mais a frente, será que o Windows 8 terá fragmentação? mais ou menos. A Microsoft digamos que já programou a vida útil dos aparelhos: 18 meses. Isso significa que durante um ano e meio seu aparelho será atualizado, depois disso não. Eu não considero uma fragmentação já que você comprou ciente que isso vai acontecer, e cá para nós: 1 ano e meio é bastante tempo para se ficar com um smartphone. Alguém ai foi avisado pela Motorola que o Atrix não receberia o ICS e teria 1 ano e meio de vida? não acho que de para comparar.

Mas isso é uma opinião pessoal, dependendo do ponto de vista isso pode ser considerado sim uma fragmentação. A Apple continua atualizando o iPhone 3GS com as versões mais novas do iOS, mesmo ele tendo um hardware limitado. Mesmo capando algumas funções novas, ele continua forte com mais de 2 anos de estrada.

Sim, há fragmentação. Quer dizer que o Windows Phone é igual ao Android?

Não, não é. Embora esteja claro uma fragmentação no Windows Phone, ela é diferente do que acontece no Android. No Android sempre há atualizações, o problema é que os fabricantes não liberam elas para os usuários. No caso do Windows Phone quem decide isso é a Microsoft. O Windows phone 7.8 virá para todos os aparelhos atuais independente de quem seja a OEM.

Outra coisa: a Microsoft não falou que em momento algum que não terão mais atualizações para os atuais aparelhos. Pelo contrário, depois do Windows Phone 7.8 ainda mais novidades virão para esses aparelhos, para todos os aparelhos. Claro que não devem ser muitas, afinal entre 7.8 e 8 só cabe uma atualização que deverá ser a 7.9.

Resumindo a Microsoft introduziu a fragmentação porém não tão na cara como acontece com o Android.

Com o anúncio do Windows 8 a Microsoft deu uma rasteira na Nokia, dá para ela se recuperar?

O anúncio do Windows 8 foi mais uma facada na já não tão forte Nokia, isso é fato. Atualmente somente a Nokia está investindo no Windows Phone 7.5. Outros fabricantes como a Samsung já havia avisado que só voltaria a fabricar smartphones com o Windows Phone na versão 8. É óbvio que ela e todos as outras fabricantes parceiras da Microsoft sabiam que o Windows Phone 8 iria mudar o Kernel, por isso seguraram os lançamentos. Mas então porque a Nokia não fez isso? Simples, a Nokia precisava desesperadamente lançar algo novo, afinal diferente da Samsung ela não investe em outro OS.  Symbian não conta). Então ela foi obrigada a lançar os seus Lumias e fazer a baita propaganda que foi feita no mundo todo.

Mas agora a coisa ficou feia para a Nokia, ou vai ficar. Quem vai querer investir uma grana alta – no caso do Lumia 900 – em um smartphone que será inferior a toda uma próxima geração? eu não compraria nenhum Windows Phone agora.

Leiam também | Ficha com especificações completas do Nokia Lumia 900

Claro que isso não significa a morte da Nokia, é apenas uma fase. Com certeza ela será uma das primeiras a lançar um novo smartphone rodando o Windows phone 8. Esperem um ou 2 meses que com certeza vai começar a surgir os rumores. Mas será que as vendas dos atuais Lumias foram suficientes para melhorar a imagem da empresa? Continuarão sendo vendidos com o mesmo preço praticado atualmente? nesse caso acharia um tiro no pé.

Gostaria de saber de vocês agora. O Lumia 900 irá chegar logo ao Brasil. Vocês comprariam ele (entre 1500 ~1700 Reais)  mesmo sabendo da fragmentação? Respondam a enquete abaixo!

[poll id=”8″]

28 Comentários

  1. Não compraria mesmo. 1700 dilmas. Prefiro pagar 2100 no galaxy s3. Comprei um Nokia n8 e estou totalmente arrependido. Deu vários problemas e hoje falo pra todos que a nokia não presta. Nokia nem de graça. Lixo! Já foi a época dela. Agora é Samsung e Apple. Só não pego o iPhone 4s por causa que a tela dele é muito pequena. A nokia era pra ter adotado o android. Hoje ela não estaria passando por essa crise. Mais fazer o quê? A empresa é muito burra. Tem que pagar pelos erros.

  2. "Quando a Apple libera a atualização para todos seus aparelhos, somente as funcionalidades limitadas por hardware não funcionam."

    Então me diga, que limitação de hardware que o iPhone 4 tem em relação ao 4S que o impede de fazer o Facetime via rede 3G?

  3. estou feliz com um lumia 800, se o preço for "compativel", compraria sim o lumia 900, a experiencia ao usuario vai ser a mesma, independente do kernel, muitos não estão entendendo esse ponto.
    gostei desse artigo, ponderado.

  4. muitos tambem não estão entendendo : a MS com o WP não quer o lugar da apple (IOS) ou Google (Android), ela quer e o mercado corporativo, empresarial, quer ser o 3 lugar, eu uso WP desde o inicio e não o trocaria por nada, pois eu preciso de uma ferramenta, não um brinquedo. mas respeito quem quer um Toy. 🙂

  5. Em partes concordo com o post. Mas sejamos francos: a grande maioria dos usuários sequer sabe quanto de memória tem seu aparelho, o que dirá então conhecer a versão atual do sistema. Me recordo de um post em que um usuário questionou o André (Tekimobile) sobre funções triviais do Galaxy SII. Eu não tenho um aparelho com WP, mas ainda assim compraria. Me assusta essa obsessão por uma nova versão de sistema. Acho que o bom aparelho é aquele que atende suas necessidades, não dá para generalizar.

    • Concordo Tom com a obsessão por nova versão do sistema, inclusive já escrevi vários posts sobre esses assunto. Mas acredito que no caso do Windows Phone 8 ele é bem mais que uma atualização, é um novo sistema que aproveitou muita coisa do anterior. Agora se o que ele oferece agora é o suficiente para o usuário, como a câmera diferenciada no 900, também acho que ele pode comprar sem problemas. O que não pode é cobrar nele o mesmo preço que um com Windows phone 8.

      Abs

      • Sim! Com toda a certeza a Nokia terá que rever os valores cobrados para os Lumia´s com WP 7.5. Por isso acredito que agora, apesar da notícia sobre o WP8, as vendas realmente deslanchem. Uma redução considerável nos preços dos Lumia´s é bem previsível.

  6. bem, agora pelo menos os consumidores ja sabem como funciona a politica da MS…novo sistema lançado antigo abandonado , windows mobile .windows phone 7x e 18 meses apos o lançamento do wp8 o mesmo ocorrera com ele…

  7. Talvez você não tenha entendido o que foi passado.
    Muito radical.
    Isso está cheirando a proselitismo tecnológico.

  8. Não acho radical ou proselitismo tecnológico (que palavra ehm), apenas acho que não era bom a Microsoft "abandonar" a base que tem 7.5 e lançar outro sistema totalmente novo, isso deixa qualquer user com raiva. Mais uma coisa que eu tava pensando e pode ser a estratégia dela: 7.8 e raviantes para aparelhos mais básicos e deixar o WP8 para os tops.

  9. Será o WP 7 o novo Windows Mobile?
    Com certeza isso é jogar dinheiro no lixo..
    norbertlf,E vc chama o Android de lixo,isso pq vc não tem noção..O q eu faço no Android o WP nunca vai fazer..
    Baixo arquivos de Mp3,vídeo,Apps,tudo pelo navegador.Baixo Rom customizada da CyanogenMod,etc.E instalo no Android sem necessidade de Pc.Qualquer coisa eu posso faze no Android,isso é o q me fez gostar do sistema,um verdadeiro sistema.Não essas enganações

    • Rom customizada tem para Windows Phone, só que ao contrário do Android, o WP sempre foi bem atualizado, rápido e elegante. Não tinha necessidade disso.

      Baixar MP3, vídeos, apps tu faz com Windows Phone perfeitamente, sem nenhum problema, tanto que faço isso.

    • sim, tudo de forma ilegal correto? compartilha mp3, baixa programas sem pagar, junto com alguns virus , claro. mas o sistema o incentiva a isso, correto? pois foi quase tudo copiado. Android para mim e uma copia mal feita da apple para pessoas comuns que contenta com pouco, com o banal, com uma customização da tela, que nao se preocupa com a privacidade. mas se vc esta feliz com isso?? boa sorte.

      • Parei de ler na parte da ´copia mau feita..Com isso vi q vc não sabe do que esta falando e não entende de nada..
        Não compensa responder…
        Vai pro seu sisteminha inacabado

        • Iphone = o que o android quer ser quando crescer… e os usuarios, como não podem comprar um , ficam satisfeitos nivelando por baixo e exaltando o que não tem.
          sabia que 90% das empresas da lista da fortune 100 usam apple, e o wp quer mirar esse mercado, não o do android que é nivelado por baixo.

  10. Eu tenho um Samsung Focus, comprei em 2010 e até a presente data ele está atualizado! De forma COMPLETA, nem o iPhone e nem Android me passariam isso, isso não tenho dúvida.

    A Microsoft foi transparente ela chama o Windows P 8 o que realmente contém aqueles recursos, e não como a Apple que lança IOS6 capadíssimo para o 3GS, ou não lançou o siri para iPhone 4, ou não lançou ios para o iPad, ou não lançou apps de retina para o iPad 2.

    Ou ainda pior que o Android que nem recebe atualizações em sua imensa maioria, mesmo se o celular for top de linha (atrix mandou lembrança).

    "Ah mas a culpa não é do Google, é dos fabricantes!" Não quero saber de quem é culpa, o que os usuários querem é a atualização se o SEU HARDWARE comportar. Coisa que os aparelhos com Windows Phone não comportam por não possui vários núcleos, suporte a directx e etc.

    Atualmente os Lumias começam já a receber atualização tango, depois uma especifica para Nokia e depois o Windows Phone 7.8, então seu celular não está nenhum pouco morto né?

    Windows P 7.8 = Windows P 8 com limitações de hardware.

    Windows Phone 8 deverá chegar aqui em fervereiro, e aplicativos e jogos que precisem de mais núcleos ou direct x não sairá nem tão cedo, o WP8 terá que criar uma base específica para ele e isso não levará menos de 1 ano da atual data.

    Se lançasse o WIndows Phone 8 capado, como acontece no ios, ninguém iria reclamar! O povo prefere o "Me engana que eu gosto".

  11. Isso continua sendo uma questão de gosto. Eu estava na loja da vivo e vi um cliente irritadíssimo querendo que devolvessem o dinheiro dele pq, segundo ele, o aparelho q ele comprou era um lixo e dava pau direto. Sabe qual era o aparelho? iPhone 4s! Isso mesmo. Problemas, qualquer equipamento eletronico tem, e isso não faz a empresa ser pior nem melhor, é questão de sorte. Eu compraria com certeza um Lumia 900, não só pelo fato de ele ser um ótimo aparelho, mas também pq essa questão não tem fim. Na proxima versão do WP, 9, 10, 20 ou 50, os aparelhos atuais que suportam o atual WP8 também vão passasr pelo mesmo problema. Se formos pensar assim nunca compraremos aparelho nenhum, pois essas atualizações não param nunca.

  12. o sistema operacional dos smartphones influenciam bastante, mas nao depende de só dele, tem que procurar o que vai te atender bem… por exemplo: o IPHONE 4S com seu estavel IOS5 um otimo smartphone, mas pra min, é um horrivel no quisito de sinal. o GALAXY S3 com seu android 4.0 e com toda a sua tecnologia avançada recentemente pegou fogo em um pais ai. A HTC vai fechar as portas no brasil. A motorola com o seu motoblur, kkk melhor nem comentar, sempre deixou a desejar na qualidade das cameras e bateria. A nokia tbm nao é 100% mas acho que vale a pena testar o lumia 900, parece ser um smartphone bem resistente, uma otima camera etc. o wp8 acredito que vai demorar mais um pouco… como cada dia surgem novas tecnologias se esperar muito vc vai acabar comprando nada !

Deixe uma resposta