Web Analytics

OI acaba totalmente com SPAM via SMS

OI acaba totalmente com SPAM via SMS

Apesar da crise que se arrasta na operadora Oi, essa semana ela trouxe uma boa notícia para seus clientes. Em comunicado, a empresa disse  que conseguiu zerar o envio de spam por chipeiras feito por SMS  em sua rede. O problema foi constatado no ano passado quando a operadora notou que havia um grande número de mensagens SMS enviadas a partir de números da Oi para outras operadoras.

Leiam também – Como cancelar qualquer plano Oi sem dores de cabeça

No ano passado, a empresa percebeu que 25% do tráfego de SMS offnet da Oi era spam, sendo que o auge foi em julho, quando o spam respondeu por 40%. O Spam originado na rede da Oi representa uma prejuízo para empresa, uma vez que, ela paga uma tarifa de interconexão para cada mensagem que tem como destino um número de outra operadora.

Há 11 diferentes tipos de fraude em SMS, identificados pelo MEF. Dentre eles, as chipeiras representam o principal problema na rede da Oi, pois causa um prejuízo financeiro para a operadora
Para quem não sabe o que são as chipeiras, elas são máquinas fabricadas para o disparo automático e massivo de mensagens de texto usando SIMcards de diversas operadoras. Assim, os criminosos se aproveitam de promoções com preço baixo de SMS para disparar as mensagens de spam.

Depois de adotar uma solução para combater o problema, o saldo da Oi na interconexão SMS passou a ser positivo com as outras operadoras. Com isso, a empresa parou de ter prejuízo e o investimento no combate aos spams de SMS se pagou em menos de seis meses.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, uma campanha sozinha teve quase 600 mil mensagens bloqueadas em duas semanas em junho deste ano.

Segundo a operadora, a próxima fase do projeto é bloquear spams enviados de números de outras operadoras para clientes da Oi. Com isso, a Oi, apesar de todos os problemas recentes, segue investindo em formas de melhorar seus serviços.

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0