Rolando páginas apenas com os olhos

Semana passada a Samsung trouxe ao mundo o novo Galaxy S 4. Embora esteticamente ele não tenha mudado muito em relação ao antecessor Galaxy S III, na parte de Hardware e principalmente de software, o novo aparelho trouxe várias interessantes novidades, quer dizer, não são bem novidades. Podemos dizer que a Samsung pegou tudo que outros fabricantes fizeram ultimamente e juntou tudo no Galaxy S 4.  Eu particularmente acho isso interessante pois ultimamente o hardware dos aparelhos estão equiparados em todas as marcas, o que fará a diferença a partir de agora sem dúvidas será as novidades em termos de software.

Abaixo, separei 13 interessantes funções do Galaxy S 4 que eu gostei que misturam hardware com software exclusivo.

S Translator

S translator - Tradução simultânea e off-line

Esse achei o mais interessante. Um tradutor instantâneo é um sonho de décadas atrás, desde a época do StrarTrek e Star Wars isso já era “usado”. O “S translator” faz exatamente isso. O Galaxy S IV traduz em tempo real, com som, tudo o que você fala para ele, independente da lingua utilizada. Após isso, ele responde para você na lingua desejada. Além disso ele também aceita comandos digitados.

Eu sei que podem até existir programas que fazem isso, o próprio Google Translate tenta. Mas o diferencial é que tudo é feito off-line, pois ele possui salvo as traduções em sua memória.

Smart Scroll e Smart Pause

Rolando páginas apenas com os olhos
Rolando páginas apenas com os olhos

Outro recurso chupado da LG, que inclusive já entrou em processo de quebra de patente, o smart scrool reconhecese que você está olhando para a tela e mapeia isso. A partir do momento que começa a movimentar a cabeça o celular reconhece e desce a tela. Caso você olhe para o lado, entra em ação o Smart Pause, que para de rodar a tela ou até mesmo dá pause em um vídeo. Quando você volta a olhar para o celular ele recomeça o vídeo de onde tinha parado.

Recurso Dual Camera

Ele possui 2 câmeras, até ai tudo normal, mas o mais interessante aqui é o fato delas poderem ser utilizadas simultaneamente. Qual a utilidade? Imagine que você faz uma vídeo chamada com alguém, mas dai você quer mostrar o lugar que você está. Você poderá continuar conversando com a pessoa através da câmera frontal e ativar a principal e mostrar na mesma tela o lugar.

Recurso dual-camera
Recurso dual-camera

O modo é ativado com um simples toque na tela. A partir daí é gravado um vídeo ou uma imagem com sobreposição das duas. Depois de bater as fotos ou capturar os vídeos é possível aplicar vários efeitos, combinações de imagens, entre outras coisas.

Drama Shot

Drama shot  - filme e transforme em foto
Drama shot – filme e transforme em foto

Tirar várias fotos e depois escolher uma dentre elas é um recurso normal, o Galaxy S III já fazia isso. O “Drama Shot” faz diferente. Com ele você faz uma filmagem de uma cena, depois de pronta você pode escolher um momento (melhor quadro) do vídeo e transformar em foto.

Air View

Recursoo Air View - Zoom sem tocar na tela
Recursoo Air View – Zoom sem tocar na tela

Esse recurso é herdado da linha Note. Antes de você clicar em uma imagem ou vídeo, basta você chegar perto com o dedo ou a S Pen e flutuar, sem encostar, na miniatura que ela irá dar um zoom para você saber se é exatamente isso que você deseja saber, sem abrir antes.

Adapt Display

Adapt display - brilho e contraste de acordo com o ambiente
Adapt display – brilho e contraste de acordo com o ambiente

Esse recurso não é exatamente novo, mas sim uma evolução. O Adapt display ajusta automaticamente a saturação e brilho da tela, incluindo troca de ambientes e de tarefas no próprio aparelho.

Story Album

Story Album
Story Album

Fotos tiradas pelo Galaxy S 4 são automaticamente armazenadas e organizadas no tempo com informação da localização ou eventos criando o álbum de fotos. Estes ‘Story album’ podem ser impressos como um álbum de fotos por meio de uma nova parceria com a Blurb, assim você pode manter esses preciosos momentos seguros para olhar e compartilhar sempre que quiser.

HomeSync

Home Sync - solução para serviços na nuvem
Home Sync – solução para serviços na nuvem

A Samsung tá sempre competindo com a Apple, e vice versa. Para concorrer com o serviço AirPlay da Apple, a Samsung criou o serviço nas nuvens Home Sync. Tratá-se de um Hub onde armazena todas as duas informações e dados em contas separadas para cada pessoa no serviço que é todo nas nuvens. Posteriormente essas informações podem ser compartilhadas por vários outros equipamentos

S Voice Drive

S Voice Driver - controlando o celular por voz
S Voice Driver – controlando o celular por voz

Mas uma função que não é exatamente uma novidades. O S Voice Driver é um aplicativo para você controlar o celular apenas como comandos de voz enquanto dirige. Você poderá buscar busca músicas, responder chamadas, ler mensagens, acessar contatos e etc.

Samsung Knox

Segurança para os filhos
Segurança para os filhos

A Samsung não pensou só em usuários comuns. O Knox é destinado para usuários que trabalham com o celular e usa dados sigilosos. Ele tem  altos padrões de segurança, separando o lado pessoal do profissional no aparelho em perfis diferentes, até ai nada de novo, a diferente é que o Knox pode servir como um separador de segurança para os seus dados e evitar que seus filhos acessem, ou mesmo deletem, esses dados.

Group Play

Group Play
Group Play

Outro recurso já utilizado pela Nokia na linha Lumia com Windows phone 8. O Galaxy S IV é capaz de comapartilhar músicas através do NFC.

Air Gesture

Controle o smartphone com movimentos
Controle o smartphone com movimentos

A ideia já é antiga, desde a época do N95 já existiam aplicativos para Symbian com essa finalidade, mas não eram muito bem feitas. Com o Air gesture você consegue cotrolar o celular apenas passando a mão por cima do aparelho para navegar na web ou realizar outras tarefas pré-determinadas.

S Health

Acessórios para atividades fisícas
Acessórios para atividades fisícas

O S Health integra o Galaxy S 4 a saúde. Através de vários sensores e acessórios, vendidos separadamente, ele mede suas calorias durante atividades fisícas. O S Band, Body Scale e HRM são os acessórios da Samsung para monitorar outros dados tais como pressão arterial, glicose e outras coisas. O software se encarrega de analisar os dados e transformar em relatórios.

S View Cover

É uma capinha com espaço translúcido para mostrar tudo o que é relevante sem que você precise ligar a tela.

2 Comentários

  1. wow , realmente é um device cheio de belos recursos , para quem pode pagar 2k e alguma coisa estará muito bem servido , será que samsung atualizará este device….este a meu ver é o ponto fraco dela …lança high ends caros e depois esqueçe, a medio prazo queima a marca….

Deixe uma resposta