Pitfall antes em 1982 e atualmente no iPhone

Se duas décadas atrás disséssemos a uma pessoa aficionada por jogos que em 20 anos teríamos como jogar uma versão 10 vezes melhor do seu jogo favorito com um aparelho que cabe na palma da mão, ela certamente não acreditaria. Os jogos estão cada vez melhores graficamente e a jogabilidade também evoluiu de forma inacreditável. Depois de tanta melhora no mundo dos games em tão pouco tempo, será que ficou faltando algo durante este processo evolutivo?

Existem duas categorias de jogos famosos que ganham uma versão para smartphones: Os que fazem parte da nova geração de jogos para consoles e têm sua versão para mobile como parte do “pacote” e os que são apenas adaptações do jogo clássico, feitos para os saudosistas de plantão. Na lista abaixo temos ao menos um exemplo de cada.

FIFA

01
International Super Star Soccer (1994)

A história do FIFA no mundo dos games é longa. Em 1994 eles lançaram o primeiro jogo da franquia, FIFA International Soccer. O jogo foi lançado para quase todos consoles da época. Com uma jogabilidade simples e inovadora, FIFA International Soccer fez bastante sucesso. O jogo foi feito em celebração à copa de 1994 nos Estados Unidos e apesar de ter poucos times para escolher, tinha algumas surpresas baseadas nos classificados da Copa, como Arábia Saudita, Bolívia e Coréia do Sul.

02
Fifa 14 (2013) – Android, iOS e Windows Phone

A EA Sports, empresa focada em jogos de esporte, lançou recentemente a versão mobile de Fifa 2014. Além da qualidade impressionante dos gráficos, a jogabilidade foi trabalhada de uma forma genial. Os programadores conseguiram fazer com que o touchscreen fosse utilizado de forma inteligente e simples, resolvendo um dos maiores problemas da transferência de console para mobile. Todos os movimentos são intuitivos e fáceis de dominar, deixando o jogador extremamente satisfeito ao fazer aquele golaço. O jogo está disponível de graça para Android e iOS. É possível jogar com mais de 600 times, praticamente o mesmo número da versão para consoles.

Poker

Vegas porker - Atari
Vegas porker – Atari

O Poker Vegas para Atari funcionava mais ou menos como o poker de caça-níqueis de hoje em dia, onde o jogador seleciona duas cartas para trocar e caso não consega melhorar sua mão com as duas novas cartas, perde a partida. De acordo com um programador chamado Harry Brown, se o jogador movesse o joystick em certa sequencia antes de apertar o botão de “atirar” para receber a próxima mão, ele ganharia automaticamente a premiação do Jackpot. É notável ver este tipo de cheat pois mostra o quanto os programadores conseguiam fazer com tão pouco para trabalhar.

Pokerstar Mobile
Pokerstar Mobile

O Pokerstars.com, site de poker online, lançou sua versão mobile no começo do ano passado. Disponível  para iOS e Android, é possível jogar qualquer estilo de poker com o aplicativo. Também é possível jogar mais de uma mesa ao mesmo tempo, como visto na imagem ao lado.  Junto à versão mobile o Pokerstars também lançou o modo de jogo Zoom, onde é possível trocar de mesa a cada mão que o jogador termina. Neste modo, o jogo fica muito mais rápido que um jogo de poker tradicional. Este modo é ótimo para passar o tempo em filas e viagens longas.

Street Fighter

Ryu no primeiro Street Fighter - 1987O primeiro jogo de Street Fighter foi lançado em 1987, inicialmente apenas para fliperamas. Na época não fez muito sucesso, mas seu gameplay inovador – 3 tipos de socos e 3 tipos de chutes –  fez com que ele fosse ganhando cada vez mais fãs pelo mundo todo. A primeira edição do jogo tinha apenas Ryu e Ken como personagens jogáveis. Ao se juntar ao jogo Final Fight e lançar Street Fighter II, adicionou os personagens que hoje são clássicos da série e virou a franquia mais jogada do mundo (até perder seu posto para FIFA anos depois).

06
Street Fighter IV Volt para smartphones

A franquia expandiu para os mobiles com o jogo STREET FIGHTER IV VOLT, disponível para iOS. O jogo tem todos os personagens da versão para computador e consoles, denominada Street Fighter 4. São 22 personagens de toda a franquia Street Fighter juntos em um só game, com uma jogabilidade jamais vista em jogos de luta para smartphones.  As diferenças são poucas: Ao invés de 6 botões tradicionais, temos 4 na versão mobile. É claro que o jogo não é tão competitivo quanto as versões para console, mas certamente cumpre seu papel como jogo de luta para mobile.

Pitfall 

Pitfall foi um dos jogos mais vendidos para Atari 2600. Lançado em 1982, o jogo em plataforma onde o jogador tem que controlar o personagem Pitfall Harry, é um clássico e inspirou milhares de jogos que vieram em seguida.

Pitfall antes em 1982 e atualmente no iPhone
Pitfall antes em 1982 e atualmente no iPhone

Para comemorar 30 anos do jogo, a Activision lançou uma versão de aniversário para os fãs. A fórmula é a mesma da versão original: o jogador tem que sincronizar os pulos e a corrida para passar dos obstáculos. Os obstáculos são diversos: escorpiões, fogueiras, buracos, etc. Até o som do jogo é bastante parecido com o original, dando uma simplicidade notável aos efeitos. A maior diferença entre este jogo e o original é que os gráficos ficaram bem melhores  (mas ainda estão abaixo da qualidade de hoje em dia). É uma boa pedida para os saudosistas que não gostam muito de mudança. Está disponível para Android e iOS.

Por fim, é possível constatar que para uma franquia ter sucesso, é preciso que ela mantenha sua essência em qualquer que seja a plataforma que ela está se expandindo. Desta forma, os jogos ganharão fãs novos e manterão os fãs antigos.

Artigo escrito por Edison Katsumi

2 Comentários

Deixe uma resposta