Um dos aparelhos mais aguardados dos últimos meses, sem dúvida alguma, é o suposto Nokia Normandy que agora é Nokia X. Digo suposto, pois ainda é difícil saber se a Nokia vai ou não lançar ele. Que ele existe, isso existe, os rumores são incontestáveis. Para ajudar você leitor a entender o porque que ele realmente existe, preparamos abaixo uma coletânea de informações sobre o Nokia Normandy / Nokia X. Tudo o que foi relatado até agora sobre o aparelho.

Data de lançamento do Nokia Normandy/ Nokia X

Os primeiros rumores sobre o aparelho apareceram em Setembro de 2013. Tudo começou com um relatório divulgado pelo New York Times falando que a Nokia chegou a testar os Lumias com o Android antes do começo da compra pela Microsoft. Alguns meses depois, em Janeiro, começaram os rumores do @evleaks falando sobre um suposto celular da Nokia que rodaria o Android. A primeira foto divulgada foi essa abaixo:

Nokia X - Normandy

Junto com a foto, veio as informações dizendo que ele seria supostamente lançado em 2014. Desde então começaram as especulações de como seria esse aparelho.

Os rumores mais recentes apontam para que seu lançamento seja oficial na MWC 2014 em Barcelona. A Nokia já enviou um convite para os convidados, embora não tenha especificado quais os aparelhos que serão lançados, o Nokia X pode ser um deles.

Tela do Nokia Normandy / Nokia X

O que de fato é unanime em todos os rumores, é o fato que o Nokia X será um aparelho de entrada. Como sempre, alguém já utilizou ele para fazer testes de benchmarks no Antutu. É de lá que tiramos as informações sobre sua tela. O app aponta que ele virá com um tela com resolução de 854 x 540 pixel.

Nokia X - Normandy

Completando a informação, os sites Nokia Power User e o The Verge apontam para uma tela de 4 polegadas. Se pegarmos a resolução tirada do Antutu e juntar com esse tamanho, teremos então uma tela de 253ppi de densidade, o que é bom para um aparelho de entrada.

Design do Nokia Normandy/ Nokia X, como será?

Um dos fatos que mais reforçam a veracidade do Nokia X é justamente o design. Todas as fotos vazadas pelo @evleaks mostram um aparelho que lembra muito a linha Lumia e principalmente a linha Asha, fortalecendo o rumor que ele viria para substituir essa última, como novo aparelho de entrada da marca.

A foto abaixo, mostra apenas um botão central, similar ao que os aparelhos mais novos da linha Asha possuem. Além das cores variadas.

Nokia X - Normandy

Outra foto vazada esse mês no site chinês Weibo, mostra novamente o aparelho com o botão central. Só que dessa vez ele aparece dentro de um case. As fotos acima parecem ser renderizadas para peças publicitárias, já a de baixo mostra um aparelho real.

Nokia X - Normandy

Outra foto divulgada recentemente mostra novamente o botão central – acho que isso é certeza – e a parte traseira. Pela curva dá para notar claramente que ele trás traços também da linha Lumia, até parece que seu corpo é de policarbonato assim como alguns Lumias.

Software do Nokia Normandy/ Nokia X

Os rumores apontam que ele virá rodando o Android 4.4.1, isso mesmo, ele supostamente virá já rodando o Kitkat. Mas não espere o Android como conhecemos, ao que parece, a Nokia irá customizar totalmente o Android do Nokia X, fazendo ele parecer outro sistema. É algo parecido com o que a Amazon faz com a linha Kindle. Porém ele suportará aplicativos Android, arquivos .apk, pois obviamente não terá acesso a Google Play. Abaixo algumas fotos do que seria sua interface, no caso a Home screen e apps básicos, divulgadas pelo @evleaks.

Nokia X - Normandy

Alguns dias depois da imagem acima, outra foto vazou através da conta @Picturepan2. Nela podemos ver o menu, dá para perceber que é bem simplista, e feio para dizer a verdade. Porém, no geral, a Nokia quer entregar algo mais próximo do Windows Phone, talvez para manter um padrão aos clientes. Algo como a Samsung fez com o Bada e depois com o Tizen, que são bem parecidos com seus Androids. As fotos sugerem também que o Skype virá nativamente nos aparelhos.

Outro detalhe, é que em ambas as fotos vemos na barra de notificações sinais de duas operadoras, ou seja, ele será um aparelho Dual SIM. Provavelmente será vendido em mercados emergentes como China e Brasil.

Nokia X - Normandy

Semana passada o The Verge postou também algumas fotos mostrando novamente a interface. Dessa vez são fotos mais detalhadas e mostram claramente um Android totalmente transformado em um Windows Phone. A tela inicial mostra até mesmo o sistema de tiles do WP, e até Lives tiles dos contatos. Dentre os aplicativos que aparecem estão o Twitter, Skype, Nokia Here maps, BlackBerry Messenger, Internet e Store. Isso significa ou que a Nokia irá utilizar a Google Play ou terá sua própria loja de apps.

Nokia X - Normandy

A interface do usuário parece uma mistura do Android com o Windows Phone 8, mostrando um pouco de cada interface.

Processador do Nokia Normandy/ Nokia X

Esperá-se, segundo os rumores, que o Nokia X venha com um processador Qualcomm Snapdragon. Essa informação veio através do app Antutu. O The Verge sugere que seja um da linha S4.

The Verge também sugere que o Nokia Normandy/ Nokia X terá apenas 512 MB de RAM e virá com 4GB de armazenamento interno, mas com suporte para cartões Micro SD. Com esse hardware, a Nokia não deve ameaçar o Moto G, que o aparelho com Android com melhor custo beneficio atualmente. O G está anos a frente disso.

Câmera do Nokia Normandy/ Nokia X

Em termos de câmera, as imagens do @evleaks sugerem que o Nokia X não terá o padrão de qualidade dos Lumias, e sim será algo bem próximo da linha Asha. O antutu mostra uma câmera com sensor de 5 MP sem flash, como a imagem abaixo.

Nokia X - Normandy

Ademais, rumores mais recentes sugerem que ele virá sim com um led de flash. Pelo menos é o que aparece nessa outra foto abaixo. Outros rumores indicam que a câmera seria de 3 MP, mesmo sensor utilizado em alguns modelos da linha Asha.

Nokia X - Normandy

Claro que tudo isso ainda é um mistério. Sendo um Android, vai demorar pouco tempo para que os hackers consigam colocar um Android puro nele.

É difícil dizer exatamente o que a Nokia pretende com isso. Em termos de aparelhos de entrada, a Nokia já possui aparelhos como o Lumia 520 e 620 que vendem muito, o Nokia X não iria canibalizar esses aparelho? São muitas dúvidas, nada melhor do que esperar para ver.

4 Comentários

  1. Mesmo com 512 MB de RAM , caso esteja rodando o kit kat náo deveria"engasgar" , parece ser um low end interessante, talvez seja mais interessante do que um L520 , vamos aguardar o lançamento.

Deixe uma resposta