nokia X elop

É pessoal, a Nokia acabou, disso ninguém tem dúvidas. Mas hoje a Microsoft bateu o prego final no caixão da empresa. Primeiro o CEO Satya Nadella anunciou a maior demissão da história da Microsoft: 18 Mil funcionários, sendo que cerca de 12,5 mil são somente da divisão de dispositivos e serviços da Nokia, e isso inclui os funcionários das fábricas da Nokia.

Depois a segunda má notícia, dependendo do ponto de vista, é que Stephen Elop, VP executivo da Microsoft Devices, afirmou que a Microsoft está fazendo esforços para migrar os aparelhos Nokia X para a linha Lumia, com isso a empresa vai deixar de investir na Nokia X e investir mais no seu sistema Windows Phone. “A decisão vai refletir na estratégia da empresa em concentrar-se em áreas em que é possível agregar mais valor”, palavras dele.

nokia X elop

“Planejamos migrar alguns modelos específicos da linha Nokia X para que se tornem produtos da linha Lumia, rodando Windows”, também escreveu Nadella no memorando em que comunicou o corte de pessoal. De acordo com Elop, apesar de reduzir os esforços com o Nokia X, a Microsoft ainda continuará vendendo os aparelhos já lançados e oferecerá suporte para todos que compraram os smartphones rodando o Android estilizado da empresa.

O fim do Nokia X

Sinceramente eu já esperava isso, embora muitos “especialistas” contrariassem. O Nokia X foi um projeto da Nokia pré-Microsoft, como a aquisição ainda não estava sacramentada a Microsoft deixou o “barco andar” e deixou os smartphones serem lançados pois o projeto já estava pronto. Porém, desde o começo eu não achei normal a ideia de uma empresa ter duas linhas de aparelhos de baixo custo sendo lançadas, tendo o Nokia X com Android e Lumias como o 520 juntos. Obviamente se trata de uma canibalização interna.

Com essa mudança por parte da Microsoft, provavelmente a linha Nokia X passará a vir também com o Windows Phone, porém eles serão mais baratos que os Lumias de entrada, seria um baixo custo do baixo custo. Porém ainda é uma incógnita. Se pararmos para pensar que o Lumia 520, o Lumia mais vendido de todos os tempos, já vendeu mais de 12 milhões de aparelhos e custa apenas 400 Reais no Brasil, por quanto seria vendido um Nokia X? Será que compensaria? Outra alternativa é os Nokias X substituírem aparelhos como o Lumia 520.

Minha teoria da conspiração

Algo estranho que aconteceu no mês passado aqui no Brasil faz mais sentido agora. No começo de Junho recebemos da assessoria da Microsoft um convite para o dia 10 de Junho, nesse dia seria lançada a linha Nokia X no Brasil. Porém, uma semana antes do evento a empresa cancelou o evento, dizendo que uma “nova data” seria divulgada em breve. Já se passaram mais de 1 mês, não acredito que esses aparelhos serão lançados por aqui. Pelo contrário, acho que a Microsoft não se deu ao trabalho de lançar uma linha que será cancelada em breve.

1 Comentário

  1. Fim do Nokia x , linha asha e wp7.x , e sim a. Linha X poderia substituir os L520 e L630 , pois estes últimos não possuem nem mesmo um LED para flash e câmera frontal

Deixe uma resposta