qt-logo

E a Nokia continua a se livrar dos seu projetos não essenciais e acaba de vender o Qt – sistema multiplataforma para desenvolvimento de softwares de interface gráfica – para a empresa de software finlandesa Digia. A Nokia não revelou valores, mas disse que vendeu o Qt por apenas uma fração do valor que ela pagou, que foi algo entre 150 milhões de dólares. Resumindo: tomou prejuízo.

qt-logoIsso mostra como ultimamente a Nokia troca de estratégia como trocamos de roupa. Para quem não lembra, pouco tempo atrás a Nokia disse que o Qt era o queridinho da empresa e iria fazer a transição do Symbian para futuras plataformas como o MeeGo e o Meltemi, ela chegou a falar que ele seria o responsável pelo “próximo bilhão” de celulares vendidos.

O Qt também era o único caminho para que os antigos desenvolvedores do Symbian, leais a Nokia, migrassem os seus aplicativos para o MeeGo e o Meltemi. Como a Nokia abandonou o MeeGo e cancelou o Meltemi, não havia mais motivos para manter o Qt.

Mas nem tudo está perdido. A compra do Qt pela Digia é uma luz no fim do túnel para os desenvolvedores e entusiastas da plataforma. O Qt é uma forma fácil de trazer aplicações para o Android. A Digia está recebendo vários materiais da Nokia no negócio e ela já promete trabalhar em colocar o QT como o líder mundial de aplicativos e estrutura de desenvolvimento de interface multi-plataforma. Na prática significa que além do Android, ela irá apoiar iOS e Windows Phone.

Só para constar, o Qt embora não muito comentado é usado até em projetos da NASA.

2 Comentários

  1. Vender por preço mais baixo que comprou….que maneira estupida de se vender um bom ativo…..deste jeito sera apenas mais uma OEM da Microsoft…..e olha lá…

Deixe uma resposta