O dia chegou, depois de anos e anos de história, a Nokia finalmente vai parar de fabricar smartphones rodando o sistema Symbian. Ela já tinha parado de desenvolver produtos com o sistema, o último foi o Nokia 808 Pureview. A empresa justifica que o foco dela agora é a parceria com a Microsoft em produzir aparelhos da linha Lumia.

Infelizmente esse é o momento certo. O Symbian já não representa muita coisa para Nokia. No primeiro trimestre desse ano, enquanto a empresa vendeu mais de 5 milhões de Lumias, no mesmo período apenas 500 mil aparelhos com o Symbian foram vendidos, mesmo com o apelo do 808 Pureview que indiscutivelmente é o melhor câmera do mercado. Em mercados emergentes, onde o Symbian ainda é representativo, eles continuarão a serem vendidos, até acabarem os estoques.

nokia808pureview01
Nokia 808 Pureview: melhor câmera phone do mercado, mas o último.

O próprio CEO da Nokia, Stephen Elop, já reconhece que o foco da empresa agora é a plataforma da Microsoft. “Na batalha de ecossistemas de hoje, fizemos uma decisão clara de focar no Windows Phone, com nossa linha Lumia e é com isso que iremos competir com rivais como a Samsung e o Android”.

Outro fator se deve ao fato que os dumbphones da empresa que rodam o S40, como a linha Asha, atualmente possuem várias características de smartphones e podem suprir o mercado que o Symbian hoje alcança, com bem menos trabalho. A Nokia ainda afirma que o Symbian é trabalhoso e com o Windows Phone eles podem focar no hardware sem ficar quebrando a cabeça com códigos. Em média, um Symbian levava 22 meses para chegar no mercado, enquanto um Lumia leva menos de um ano para ficar pronto.

Vai em paz Symbian.

2 Comentários

  1. Resumindo a nokia se transformou em apenas mais uma OEM …., da MS ,lamentável acredito que em breve os dumbphones da linha terão o mesmo destino, ou seja, extinção.

Deixe uma resposta