nokia

Embora a Nokia já tivesse prometido que continuaria com suporte ao Symbian, ela ainda não havia deixado claro como iria fazer isso, pois bem, hoje a Nokia divulgou em seu blog oficial os seus planos para o futuro envolvendo o Symbian. Em primeiro lugar como o foco dela agora é o Windows Phone 7 ela disse que todo suporte a sua enorme base de celulares com Symbian no mundo – a maior do mundo – não será mais feito por ela, pois a mesma vai terceirizar tudo para uma empresa chamada Accenture.

 

nokia

 

Dos funcionários que ficarão, há um rumor que apenas os que estiverem pertos de alguns fornecedores irão continuar, isso talvez inclua apenas Finlândia, Reino Unido e Dinamarca. Só para lembrar, no Brasil existe um grande centro de pesquisa da Nokia em Manaus, ainda não se sabe se haverá mudanças por lá.

 

E o que vai acontecer com seus funcionários que atualmente dão suporte ao Symbian? ai que vem a parte triste da notícia: cerca de 4 mil empregados serão demitidos junto com todos os centros de pesquisas, outros 3 mil funcionários de diversas partes do mundo serão transferidos para a Accenture para continuar o suporte do Symbian até que sua morte seja perpetuada, e após isso caso necessário voltarão para a Nokia.

 

Todo esse remanejamento dará uma economia de 1,46 bilhões de dólares nos cofres da Nokia até 2013. Sinceramente, o futuro da Nokia ainda me parece um quanto que obscuro.

2 Comentários

  1. A verdade é que a Nokia perdeu a corrida e feio para os OS da apple e google, em parte por estar dormindo em berço esplendido e com certeza a maior parte por falta de investimentos no Symbian , é a politica de qto. maior o profit melhor …… , na minhaipinião com todas estas indefinições a Nokia continuará cada vez mais rapidamente perder share de mercado , quantos fabricantes de celular terão a sua disposição o OS da microsoft ? No minimo uns 3 + a Nokia , ou seja , a Nokia perderá a aura de de possuir OS proprio o que a fara concorrer com concorrentes que possuem custo mais baixo sem que a Nokia possa acrescentar algo proprio , ou seja sera apenas mais no gigantesco e competetivo mercado de celulares.

Deixe uma resposta