Nokia mostra Lumia 920 e Lumia 820 no Brasil, lançamento só no ano que vem e sem informações de preços

Avatar de André Luiz
21/11/2012 às 21:36 | Atualizado há 11 anos
Lumia 820

A Nokia realizou hoje o evento Developer day 2012. Embora o evento fosse focado para desenvolvedores a empresa deu várias informações sobre seus recentes lançamentos Lumia 820 e Lumia 920 além de outras notícias relevantes sobre o mundo mobile. Além de executivos da Nokia, estava presente o ministro das comunicações Paulo Bernardo, que falou a respeito dos avanços tecnológicos brasileiros no campo das telecomunicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre alguns assuntos abordados pelo ministro, dá para destacar a medida da ANATEL que irá bloquear aparelhos chineses / falsificados em território nacional. Porém a grande dúvida é que aparelhos importados originais comprados fora do Brasil não poderão ser usados por aqui, isso no caso de modelos não homologados. Isso deve gerar com certeza muita confusão no futuro.

O Lumia 920 e 820 tiveram o sistema Windows Phone  totalmente adaptado para o português. Por exemplo, uma das principais funções chamada originalmente “Kid corner” agora é chamado de “Espaço das crianças”. Nele você pode colocar uma senha do aparelho para que as crianças só utilizam aquilo que você escolhe, é uma espécie de usuário convidado que existe no PC.

Nokia mostra Lumia 920 e Lumia 820 no Brasil, lançamento só no ano que vem e sem informações de preços 5
Lumia 920 com carregador sem fio

Quanto a data de lançamento é só no começo do ano que vem mesmo. Segundo Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil, as máquinas que irão montar o Lumia 820 bem como o treinamento já começaram na fábrica de Manaus. Outro questionamento foi sobre o preço de ambos, ele afirmou que não podia falar quais eram. Por outro lado ele disse que será uma surpresa agradável o preço dos Lumias.

Nokia mostra Lumia 920 e Lumia 820 no Brasil, lançamento só no ano que vem e sem informações de preços 6
Lumia 820

Outra novidade nesses aparelhos é o fato que ambos tem suporte a redes 4G do Brasil, eles mesmo citaram o mal exemplo do iPhone 5 que não tem uma versão especifica para nós. Foi destacado que o governo vem pressionando muito as operadoras para colocarem o 4G pelo menos nas cidades sedes da copa, e não em cidades testes com apresentado recentemente pela Claro.

Como o evento foi para desenvolvedores ele frisaram que o Brasil é o país que mais vende aplicativos para Nokia no mundo todo! “A Nokia nunca viveu um momento tão rico em sua relação com desenvolvedores como agora”, afirma Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil. “O ecossistema Windows Phone segue aumentando rapidamente, enquanto os esforços com o S40 são promissores”, diz.

Nokia mostra Lumia 920 e Lumia 820 no Brasil, lançamento só no ano que vem e sem informações de preços 7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Nesse quesito a Nokia, em parceria com o governo federal, comentou sobre seus programas de apoio a desenvolvedores. Um deles é chamado “mLab Brasil”. A Nokia irá montar um laboratório, que ficará no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí (MG), lá ela irá oferecerá treinamentos e cursos para interessados em desenvolver para as plataformas utilizadas pela Nokia, além de funcionar como uma incubadora para pequenas e médias empresas do setor. O projeto tem previsão de início para o começo de 2013.

“A Nokia, mais uma vez, mostra seu compromisso com o Brasil, onde atua há 15 anos. O mLab Brasil junta-se a outros projetos da empresa no País com fundo social e empreendedor, como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação Nokia de Ensino, que já formaram milhares de profissionais capacitados para o mercado”, afirma Narcizo.

Nokia mostra Lumia 920 e Lumia 820 no Brasil, lançamento só no ano que vem e sem informações de preços 8

A iniciativa foi originalmente criada pela Nokia em conjunto com o governo da Finlândia, com o intuito de fomentar e desenvolver laboratórios e incubadoras locais para criação de aplicativos móveis, normalmente em parceria com universidades. O projeto, que já opera na Armênia, Paquistão, Quênia, Vietnã e África do Sul, também busca dar suporte a pequenas e médias empresas que querem expandir seus negócios e a conexão entre empreendedores digitais.

Para promover a chegada dos primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone 8, o Nokia Lumia 920 e o Lumia 820, a Nokia começa este mês o treinamento de desenvolvedores na evolução da plataforma da Microsoft e amplia as parcerias com universidades pelo Brasil.

O trabalho feito pela Nokia no relacionamento com desenvolvedores é bastante positivo. “No Brasil, Windows Phone é sinônimo de Nokia, na seara dos desenvolvedores. Graças ao suporte técnico e a estrutura prestados aos parceiros, pudemos alcançar o maior nível de interesse que já registramos em qualquer uma de nossas plataformas”, comenta Daniel Rocha, diretor de Developer Experience da Nokia do Brasil.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ