E o prometido sucessor do Nokia N8 chegou, o novo câmera phone da empresa roda o Symbian, provavelmente o último top de linha com o sistema, e tem uma câmera de 41 Mpx. Não, não é brincadeira. Repetindo: ele tem uma câmera de 41MPx!. Ele se chama Nokia Pure View 808.

Ele usa a nova geração das famosas lentes Carls Zeiss e tem um processador single-core de 1,3GHz. Já falei aqui antes e repito que número de megapixels não é sinônimo de qualidade, mas a Nokia fez uma “gambiarra” para atingir esses 41MPx. Funciona assim: O sensor tira uma foto de 41MPx e depois faz uma imagem que junta os pixels, cada pixel gerado na realidade são 7 pixels juntados, essa técnica se chama oversampling.

A Nokia também explicou onde isso pode ajudar. Segundo a empresa, ao comprimir os pixels (7 para 1), esses pixels que na realidade são 7 obviamente tem muito mais detalhes o que garante melhor contraste e nitidez. Outra possibilidade é a questão do ZOOM. Há muito se reclama da ausência de zoom óptico nos celulares o que faz os usuários perderem muitas fotos distantes. Agora imagine tirar uma foto de 41 Megapixels, por menor e mais invísivel que determinada cena esteja devido a distância que foi tirada, com uma foto desse tamanho você poderá facilmente ser recortada, reenquadrada e redimensionada para expor esses detalhes invisíveis, e isso sem perder qualidade já que mesmo recortada ela provavelmente ainda ficará com resolução alta. Notaram que não foi exagero nenhum da Nokia colocar uma câmera com sensor real de 41 MPx. Ela não está preocupada em fazer fotos gigantes e sim dar possibilidades de se trabalhar com essas imagens. Ele também faz vídeos, são em fullHD e segundo a Nokia o áudio captado por ele tem qualidade de CD. Outro detalhe importante é que ele possui flash de Xenon.

Ah esqueci, ele também é um celular. Nessa parte não tem muita novidade. Processador de 1,3GHz, tela de AMOLED de 4 polegadas com resolução nHD (640 x 360), 512 de RAM e o sistema? não é o Windows Phone, ele roda o Symbian, quer dizer, o Nokia Belle. Segundo a Microsoft a Nokia estava trabalhando nesse sensor antes da parceria e que eles já estão trabalhando para migrar o sensor também para os aparelhos com sistema Microsoftiano.

Com informações Gizmodo e Gsmarena

17 Comentários

  1. Esse smartphone é, "simplesmente", magnífico! Uma obra de arte em forma de celular!
    Tudo que eu sempre sonhava: um smartphone com câmera com muitos megapixels e que filme em Full HD e com processador com mais de 1 GHz.
    Uma palavra: Perfeito!
    Compra garantida! Só espero que saia por até uns R$1599, aí eu compro, se não, esperarei para baixar o preço..

    • Cara, são 41mp (38mp efetivos) com resolução de 7152 x 5368 pixels, gravação em Full HD, flash de xenon mais potente que qualquer outro smartphone disponível atualmente… Estamos falando de Nokia aqui, não de "smartphones" xing-ling Wei ou essas bosta de Eyo que praticamente saem de fabrica com defeito.

  2. Se o Problema é Zoom só usar esse App que é muito bom, Câmera ZOOM FX , mais como falamos do Nokia Belle, Ai ferra ;D

    • Comparar zoom óptico com zoom digital não tem como cara. O app ZOOM FX só aumenta digitalmente o zoom, automaticamente você diminui a resolução. ZOOM óptico são lentes de aumento, não há nenhum tipo de perda.

    • Que isso, o hardware dele não é mediano não. Os Windows Phones tops rodam sob processadores de 1.5GHz o mais top que tem, com 512mb de ram. Os Smartphones Android só rodam em dual core atualmente porque o sistema é PESADÃO, literalmente, e as empresas ganham em cima do hardware vendido. Eu adoro o Android, mas também reconheço que ele é um "vendedor de hardware", já que a cada versão nova lançada você se vê obrigado a trocar de aparelho se quiser se manter atualizado.

      Resumindo, o Nokia 808 PureView é um top se você comparar o "desempenho" dele com os tops atuais, principalmente com o WP.

      • Sim, Thiago , o hardware dele para rodar Symbian é mais do que suficiente , inclusive os up que virão como Carla e Donna , como eu disse acima e mais que suficiente para rodar symbian…mas o hardware dele em comparação aos high ends android ou mesmo iOS é mediano….mas seve bem ao seu proposito.

  3. No começo eu achava idiota a ideia da Nokia colocar o Belle nesse aparelho, mas eu acho que foi a melhor opção já que o WP ainda não esta preparado pra esse tipo de tecnologia e o Meego nasceu morto. Outro fato importante é que quem procura um cameraphone top raramente se importa se ele tem 100 milhões de aplicativos e jogos… Nesse caso ai o que importa de verdade é a conexão com os serviços de redes sociais e afins. =)

    Espero conseguir garantir o meu 808 ainda esse ano, já até dispensei a ideia de comprar um Android top no próximo mês!!! =D

  4. A Nokia sempre dando showw em seus adversários, e sempre tirando o MÁXIMOOO de seus hardware. Agora sim poso trocar meu N8 sem peso da conciência, e com certeza esse smartphone irá vender muito principalmente aqui no Brasil onde a maiórios dos usuários são multimídias e adora uma bela foto nas redes sociais.PARABÉNS NOKIA 😉

  5. Uma ótima opção pra quem quer fugir dos Androids que são lançados há cada semana, pq pelo amor de deus, se eu comprar um LG Quad-Core, daqui 1 mês sai um Octo-Core e o meu já fica ultrapassado e aguardando alguma atualização….

    Quem quer um aparelho pra 2 anos e sem preocupar com desvalorização, vai de 808 pois é perfeito, o trem deve voar pois o N8 com Belle já flui perfeitamente com 256MB de RAM e CPU de 680mhz.

  6. so espero com esse lançameto muita gente cale a boca! Pois mesmo com um sistema desvalorisado por muita gente e usuarios de android e demais sistemas o symbiam compri com o dever de casa dele tenho um n8 e estou muito satisfeito com ele e tenho certeza que a nokia e uma empresa copetente vai aperfeisoar cada vz mais o sistema symbian.

  7. acho bacana um smartphone com uma camera de 41mp mas o sitema nao favorece, outro ponto e a RAM se tivesse 1gb seria bom demais e uma bateria que durasse mais ajudaria bastante.
    eu vou compra esse smartphone com certeza mas se tivesse wp 8 ai sim ficaria otimo

Deixe uma resposta