nokias_lumias
Créditos: Vernon Chan no Flickr

A Nokia nos últimos anos vem dando vários tiros nos próprios pés. Ao invés de investir e melhorar seu Symbian resolveu abandoná-lo. Então criou o Maemo que depois virou MeeGo, esse sim era um belo sistema, porém também o abandonou. E, por fim, contrariando tudo se uniu a Microsoft e passou a usar o recém chegado Windows phone. Recentemente a Microsoft lançou a nova versão dele, o Windows Phone 8, e graças a isso os aparelhos da Nokia logo ficarão desatualizados. O resultado disso foi a maior queda no valor das ações da empresa no últimos anos. Então veio a pergunta: e se o Windows phone não der certo, a Nokia irá falir? Em entrevista à TV finlandesa, Risto Siilasmaa, fundador e ex-CEO da F-Secure e atual chairman do conselho da Nokia, disse que a empresa tem um “plano de contingência” caso o Windows Phone não atenda as expectativas. Resumindo a Nokia já está pensando em um novo sistema, novamente.

nokias_lumias
Foto de Vernon Chan no Flickr

Ele não disse qual seria, mas a questão é que ele foi bem enfático ao dizer que no caso do Windows phone 8 falhar a empresa já está preparada para isso. Por outro lado ele mostrou estar bem contente e com boas expectativas em torno do Windows phone e acredita que ele irá emplacar finalmente. A Nokia já havia falado anteriormente que não iria abandonar o Windows phone, mas parece que as coisas mudaram por lá e alguém lá dentro pode estar pensando que a parceria com a Microsoft talvez não tenha sido um bom negócio.

O pessoal do Cnet citou o nome do Android e considera o Symbian algo impossível que a Nokia volte atrás. Eu particularmente não acho o Android uma possibilidade. A Nokia teria muita dificuldade em entrar em um mercado já dominado por empresas com o a Samsung com experiência com a plataforma do Google.

Eu aposto na volta do MeeGo ou mesmo um novo sistema que a Nokia tentará colocar no mercado caso precise. Porém se isso acontecer não acredito que a Nokia se recupere, pelo contrário, ela irá ou ser vendida ou se afundar de uma vez.

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, essa abaixo ilustra bem a situação que a Nokia vem passando:

nok-mktcap-price-cnet-zaw2

Com informações do Gizmodo

14 Comentários

  1. Eua sabia que eu iri ver isso ainda, mas não achei que fosse tão rápido kkkkk, como eu sempre disse e continuo dizendo, o maior erro da Nokia é não fazer pesquisa com os consumidores e ver o que realmente queremos. Ela podeia muito bem ter continuado com o Meego que é um prodígio, eu uso o Meego e afirmo é incrivel, é leve, rápido e lembra muito o symbiam, quando nós consumidores escolhemos uma plataforma para seguir, é porque gostamos do sisual do sistema da facilidade entre outras questões, quando a Nokia apresentou o Meego era muito parecido com o Symbiam, porem muito melhor, ele com certeza pode salvar o Nokia. Mas nosso querido amigo ELOP afff, não o fez.
    Tomara que ele acorde a faça algo pela empresa.
    Eu jamais compraria um Android ou WP, se a nokia não reagir com o MEEGO, vou pular para Apple.

  2. Acho que é um pouco tarde , não creio que a Nokia atualmente possua recursos humanos e financeiros para fazer um novo OS competetivo…….ou decola com o WP8 ou quebra..

  3. Fica sonhando que a nokia vai fazer uma merda desta, nokiadroid grande piada de mau gosto.

    Malucos dos robos ! É bom comprarem colchões de qualidade pois este sonho vai até a outra vida kkkk

    Por outro lado que é impossivel acontecer isto, mas para que fiquem sabendo, isto acontecer eu irei para IOS da Apple, pois é o unico sistema para mim tirando o wp e a empresa nokia da minha vida.

    Robo para mim nunca…

  4. a nokia nao possue mais gente nem grana para desenvolver outro OS…..o symbian foi vendido para Accenture e o excelente MeeGo para a Samsung…….WP8 tera que dar certo…..out elop

  5. Só o Android poderá tira a Nokia do vermelho e todos sabem disso,pelo menos os mais espertos..
    Android é o sistema mais utilizado no munda,com mais de 400 mil ativações e é uns dos sistema móveis q mais tem apps,além de ser o sistema mais completo atualmente..
    Um novo OS seria pedir para falir,a Nokia não tem tempo pra isso,o WP tem 2 anos e ainda não emplacou,quem tem IOS ou Android não vão deixar esses sistemas para ir pro WP q é novo,tem poucos recursos e sem apps.
    Symbian ninguém gosta,só os fãs da Nokia….
    Então a salvação da Nokia se chama "Android"

    • Concordo com vc… eu amava a nokia, mas infelizmente ela vive em outro mundo. Essa birra contra o android é besteira que não a leva a lugar nenhum, o robô está estabelecido com um milhão de ativações por dia, negar isso é tapar o sol com a peneira.

  6. Não acho que a salvação da Nokia, se isso ainda for possível, seja esse ou aquele sistema. A Samsung chegou ao topo porque soube investir na medida certa em todas as opções disponiveis. Acho que a Nokia pode sim investir mais no Meego (atenção: ela não vendeu o Meego, que na verdade é o Maemo) e continuar com o WP para determinados segmentos de mercado. E por que não um Google Nexus made by Nokia? Capitalista que se preza, tem que investir aonde dá retorno.

  7. Taí um belo plano B para a Nokia: se a Jolla Mobile der certo, ela pode comprar a empresa e continuar desenvolvendo o Meego.

Deixe uma resposta