A Nokia anunciou nesse fim de semana o lançamento do Nokia 6, primeiro smartphone da companhia rodando o sistema Android, e melhor, na versão 7.0 Nougat. Confiram os detalhes abaixo.

Nokia 6 – Especificações técnicas

Quem esperava um top de linha, não foi dessa vez. O Nokia 6 é um intermediário. Ele trás o não tão badalado processador Snapdragon 430, que está abaixo da linha 600 que tem como representantes, por exemplo: o Zenfone 3 e o Moto Z Play que possuem o Snapdragon 625. Para compensar ele possui 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno.

Na parte de construção, ele possui um corpo único em alumínio e sua tela, de 5,5 polegadas e resolução full HD, possui vidro 2,5 D com curvas bem acentuadas, como podemos notar na imagem abaixo.

Nokia 6 tela e especificações
Visual do Nokia 6

Sinceramente achei meio desproporcional ter um processador mediano mas com RAM e armazenamento parrudos. Abaixo um resumo das especificações.

NOKIA 6
SISTEMA OPERACIONAL Android 7.0 Nougat
TELA 5,5″ Full HD
PROCESSADOR Snapdragon 430
NÚCLEOS 8
VELOCIDADE MÁXIMA 1.4GHz
MEMÓRIA RAM 4GB
ARMAZENAMENTO 64GB
CÂMERA TRASEIRA 16MP – abertura f/2.0
CÂMERA FRONTAL 8MP

 

No áudio temos a tecnologia Dolby Atmos, presente também em alguns smartphones da Lenovo comercializados no Brasil.

Nokia N6 camera
Câmera não possui nenhum grafia indicando parceria com a Carl Zeiss, infelizmente.

A câmera é de 16 MP com abertura  f/2.0. Não foi confirmado se a Nokia tem parceria com a Carl Zeiss. Foi essa parceria que fez a Nokia ser referência em câmeras em smartphones e, posteriormente, a parceria foi passada para a Microsoft.

Nokia 6 – Disponibilidade e preço

Ao contrário do que havia prometido, a HMD que é quem fabrica os smartphones (detalhes mais abaixo) irá lançar o Nokia 6 somente na China. Anteriormente haviam dito que a Nokia já iria começar atuando no mundo inteiro. O Nokia 6 custará cerca de 245 Dólares (algo em torno de R$ 790,00 no dólar atual). O Nokia 6 será vendido durante o primeiro semestre de 2017, ainda sem data especifica definida pela HDM.

Quem é a nova Nokia?

Já havia postado anteriormente sobre a situação da Nokia atualmente. A HMD é uma nova empresa fundada só para esse propósito: comercializar os produtos da Nokia. Se trata de uma empresa finlandesa assim como a Nokia, a propósito o prédio deles fica em frente ao da Nokia.

Podemos dizer que ela é uma continuidade da Nokia original, já que essa nova empresa tem raízes da Nokia. A empresa também é finlandesa e tem como CEO Arto Nummela, antigo executivo da Nokia e ex-chefe de dispositivos móveis da Microsoft na Ásia, Oriente Médio e África; e pelo presidente Florian Seiche, que cuidava de vendas e marketing da Microsoft Mobile na Europa. A intenção é investir mais de US$ 500 milhões em três anos na marca Nokia ao redor do mundo.

Mas não dá pare esperar que a Nokia continue como uma empresa de inovações do porte antigo. É uma empresa menor e com menos recursos. A parte de manufatura, a Nokia depende de outros, no caso 100% da Foxconn. Todas as fábricas que a Nokia tinha e também os centros de desenvolvimento, foram embora na venda para a Microsoft, que posteriormente revendeu tudo, inclusive o famoso INDT no Brasil (Instituto Nokia de tecnologia).

Resumindo, a Nokia voltou, mas a gigante Nokia não.

5 Comentários

  1. Porra, nem acredito! Era muito fã da Nokia, aliás comecei a frequentar o tekimobile na época que falava de Symbian! Estou muito feliz com a notícia. Mesmo não sendo a Nokia de antigamente, eu acho que o nome Nokia invoca coisas boas. Acho que bons smartphones virão. Só espero que não esqueçam do Brasil.

  2. Eu já acho que só ser hype. A Nokia não terá dinheiro para competir com as gigantes não. Quer dizer, nem deve ter dinheiro. Acho que só vai ficar vendendo smartphones na China e na India durante um bom tempo para fazer dinheiro, dai depois vai pensar em crescer. É uma pena, seria um dos primeiros a comprar um Nokia 🙁

  3. André, bem que você poderia comprar um Nokia 6 para testar. Já percebi que vocês estão bem na vive de testar smartphones chineses. Acho que seria bem banca. #ficadica

Deixe uma resposta