Web Analytics

Nikon deixa de vender câmeras oficialmente no Brasil

Nikon deixa de vender câmeras oficialmente no Brasil

Operar no Brasil não é nada fácil para empresas de tecnologia, por isso muitas “abandonam o barco”. Já aconteceu com a HTC e também com a chinesa Xiaomi, só para citar alguns exemplos. A empresa da vez é a Nikon. A tradicional fabricante de câmeras anunciou oficialmente que está fechando seu e-commerce de câmeras no Brasil.

Não é de imediato, mas avisaram que fazem as malas a partir de 31 de dezembro de 2017. Isso significa que a loja on-line da empresa que comercializava oficialmente por aqui câmeras, lentes e acessórios fotográficos, não venderá mais nada.

Calma que isso não significa um fechamento por completo da empresa. A empresa avisou que o atendimento ao consumidor e a assistência técnica “continuarão operando normalmente” no Brasil; além disso, ela vai honrar a garantia de seus produtos. E caso você tenha uma câmera ou lente fora da garantia, “a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários”.

camera nikon

Nikon D7200

A Nikon realizou essa mudança porque está passando por uma “reestruturação em escala global”. Ela teve um ano fiscal muito ruim: perdeu participação nos principais mercados em que atua — câmeras com lentes intercambiáveis, câmeras compactas e lentes — e teve prejuízo de US$ 60 milhões.

Por isso, o plano da japonesa é “mirar em uma estrutura para sustentar o lucro num mercado em declínio” e “fazer uma revisão de todos os custos”. Pelo visto, ela decidiu que não compensa manter uma equipe de vendas para o Brasil.

Isso só vai fortalecer o que já acontece durante anos. Poucas pessoas recorrem a loja oficial, é muito mais fácil se dirigir a Santa Ifigência em São Paulo, ou ao edifício central no Rio de Janeiro, onde os preços são mais convidativos. Embora saibamos muito bem que os produtos são oriundos do Paraguay.

Por outro lado a arquirrival Canon continua forte no Brasil. Vale lembrar que desde Maio desse ano a empresa se fortaleceu ainda mais no Brasil ao produzir sua famosa EOS Rebel T6 na planta fábril de Manaus. Isso gerou uma queda de preço de R$ 3.499 para 2.499 na sua loja oficial. Para falar a verdade, muitos produtos da loja da Canon são até mais baratos que vendedores do Mercado Livre e afins.

Via Tecnoblog

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0