09-nokia-n9-meego-550x468
Vou ganhar irmãozinhos?

A Nokia não é muito boa em cumprir seus discursos do passado, isso todos sabem, mas o mais novo rumor envolvendo a finlandesa é que a empresa estaria desenvolvendo mais 2 smartphones rodando o sistema MeeGo. Para quem não sabe, quando o CEO Elop assumiu o posto ele declarou que o MeeGo não faria mais parte dos planos da empresa, mas mesmo assim o Nokia N9, que já estava em desenvolvimento, seria lançado porém seria o último.

Leia também | Review do Nokia N9: o injustiçado

Desde então o Nokia N9 carrega o fardo de ser um smartphone que nasceu morto, será mesmo? Se depender do rumor que surgiu essa semana não. O site americano Netbooksnews disse que uma fonte do site disse que a Nokia estaria em fase final do desenvolvimento de 2 novos modelos rodando o sistema MeeGo. Eles ainda afirmam que ambos seriam do segmento low-end, ou seja, teriam um hardware mais básico.

09-nokia-n9-meego-550x468
Vou ganhar irmãozinhos?

Eu tenho uma teoria sobre isso. É fato que a Nokia continuará utilizando o Windows Phone nos segmentos mid-end e High-end, é fato também que ela já havia deixado claro que continuaria a todo vapor fabricando dumbphones como o S40, um exemplo disso é a linha Assha, porque? simples, vendem como água no deserto. Então será que a Nokia não estaria pensando em substituir o S40 pelo MeeGo em smartphones de entrada? é um opção, e barata por sinal já que estamos falando de um sistema de código aberto. Com certeza seria interessante ter smartphones baratos rodando um verdadeiro sistema operacional.

E vocês, o que acham, será que isso não passa de um rumor ou a Nokia está voltando atrás em suas palavras?

8 Comentários

    • Depende o que você quer dizer com "presta". Ele é low-end porque tem baixo custo de fabricação, logo é um sistema básico que não te da possibilidade para "voar longe".

      Sexta-feira passada, dia 30 de Março, eu adquiri um Nokia 500 pensando em segurar até o final do ano e ver o que vai aparecer de bom até lá. Pra mim o Nokia 500 é um low-end, quase mid. Mas ele me surpreendeu, o aparelho é ligeiramente mais rápido que qualquer outro Android low-end que eu testei, isso porque o Nokia 500 nem tem GPU!

      Pra fazer as tarefas básicas do dia-a-dia, que seria escutar música, navegar na internet, se manter conectado nas redes sociais, compartilhar fotos e vídeos… Ele funciona perfeitamente!

      Então a vantagem de ter um Meego de baixo custo é a de popularizar o SO, pois apesar do Symbian aguentar o tranco, mesmo que de pernas frouxas, ele é um sistema tanto quanto cansado… Já o Meego por ser uma plataforma nova e de código aberto, tem mais gas pra continuar o desenvolvimento! =)

  1. Eu também acho que o Meego foi injustiçado, e ele deveria ter mais uma chance!

    Seria uma boa ter o Meego rodando nos mid e low-ends, pois esses são os que mais vendem de verdade! Seria a estratégia perfeita para popularizar o sistema e trazer os desenvolvedores p/ a nova plataforma. E não fazer igual a Microsoft com seu Windows Phone "mid-end" a preço de high-end.

    Embora o Symbian ainda tenha alguma força, eu acho que ele é um sistema "um pouco" velho demais e limitado… E infelizmente ele não aguenta mais correr ao lado do Android e iOS.

    Talvez uma mescla entre o Meego e o Symbian fosse uma combinação perfeita, assim como a Samsung e Intel deu continuidade ao Meego desenvolvendo o Tizen, a "fusão" do Bada e Meego.

    Sem sombra de dúvida o Symbian e Meego fariam um "casal" mais bonitinho. Rsrsrs

Deixe uma resposta