283789-mozilla-s-boot-to-gecko

Não é novidade para ninguém que a Mozilla estava desenvolvendo um novo sistema operacional para smartphones. O seu diferencial é o fato de ser baseado totalmente em tecnologias Web como o HTML 5 e CSS, tudo funcionando nas nuvens, seria algo como o Chrome OS do Google. Durante a CES 2012 eles até tinham um protótipo de aparelho rodando o sistema para os usuários conhecerem, como vocês podem conferir no vídeo abaixo:

Outra particularidade do Firefox OS, que até então era chamado de “Boot to Gecko“, é que a Mozilla não está de olho no mercado high-end hoje já bem dominado pelo Android, não, ela está de olho no mercado de smartphones de entrada que são sucessos no mercado emergente, como acontece no Brasil. A Mozilla já conta com diversas empresas que querem apoiar o desenvolvimento do sistema, alguns nomes de peso são Alcatel e ZTE que seriam os primeiros fabricantes e afinal são empresas já experientes em fabricar modelos de baixo custo. Na parte de operadoras temos a Telecom Italia (dina da TIM), Telefônica (dona da VIVO), Sprint, Deutsche Telekom e outras menores.

O foco do novo sistema é ser uma alternativa ao mercado low-end que hoje está lotado de smartphones rodando o Android. A diferença é que o Android não é customizado para hardwares inferiores e os resultados normalmente são smartphones extremamente lentos que acabam desanimando os usuários. A Mozilla diz que o Firefox OS será o contrário disso e foi totalmente pensado para rodar nesse tipo de aparelho.

283789-mozilla-s-boot-to-gecko

O Firefox OS é integrado nas raízes da Web e utiliza as mesmas engrenagens do navegador Firefox, e tudo funciona sob as mesmas estruturas de sites da internet, como o CSS, o HTML 5 e o Java Script. Na prática isso quer dizer que não será necessário que programadores e designers se debrucem sobre novas linguagens de programação. As ferramentas são mais do que conhecidas pelo mercado, e será muito fácil criar aplicativos e jogos para ele.

Sendo o Brasil um país emergente e um grande mercado mobile, a Mozilla resolveu que irá lançar em 2013 seus primeiros aparelhos rodando o Firefox OS aqui. Como duas das empresas apoiadoras trabalham por aqui com a TIM e a VIVO é bem possível que essas operadoras irão lançar esses aparelhos por aqui. Mas dai eu me pergunto: será que o mercado de smartphones já não está um pouco saturado? o que vocês acham?

Outro ponto a ser considerado: sendo um sistema baseado nas nuvens e na internet, como seria o uso na nossa para lá de precária internet móvel?

Via Mozilla Blog

6 Comentários

  1. Mas se o celular for baseado totalmente na nuvem, com essa internet ruim que temos no brasil e o pessoal que usa os smartphones de entrada, geralmente utilizam planos prepagos de internet.. acho uma furada… Em um mercado onde android e ios ja dominam, comecar do zero com um novo sistema operacional parece algo fadado ao insucesso… ou sera que estou pessimista demais?!

  2. Taí um lugar onde a Nokia deveria entrar! Trabalhar com esse OS.
    O público alvo dos 2 é o mesmo. Afinal a Nokia não tem força mesmo para trabalhar no mercado de elite.
    Agora apesar do OS ser todo baseado na nuvem, creio que teremos uma persistência de dados bastante forte como temos hoje com o Gmail (offline) por exemplo. Não deve ser exatamente igual aos apps do Chrome que nada mais são que webapps ou o IOS 1.0. Afinal, não teremos que por exemplo que fazer download o aplicativo de calculadora ou agenda toda vez. Parece que o Chromebook funciona assim não?
    Achei muito interessante o sistema ser em HTML5, imagina como seria rápido fazer crescer uma base dados de apps?

Deixe uma resposta