Firefox_OS

Parece que a briga de smartphones esse ano promete. A Mozilla lançou ontem 2 smartphones rodando o novo sistema Firefox OS, dando assim um grande passo para quem almeja um lugar ao sol em um mundo dominado por Androids e iPhones. Os 2 dispositivos por enquanto serão direcionados para programadores com foco em desenvolvimento web, devem ficar disponíveis em fevereiro.

Eles se chamam Keon e Peak, e nasceram em uma parceria da Mozilla com uma empresa espanhola chamada Geeksphone.

Firefox_OS
Smartphones Peak e Keon com Firefox OS

Smartphone Peak

Esse é o mais parrudo dos dois, pois tem um harwware melhor e dentro dos padrões de outras plataformas. Possui um processador dual-core de 1.2 GHz, tela HD de 4.3 polegadas, câmera de 8 Megapixels, 512 MB de RAM e armazenamento interno de 4 GB. Isso é mais que suficiente para rodar o Firefox OS.

Keon

Como dito acima, o Peak é o mais potente, mas isso não significa que o Keon seja muito inferior. Ele se encaixa em um bom smartphone de entrada. Possui um processador de 1GHz Snpadragon S1, tela de 3.5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels, 512 de RAM, 4 GB de memória interna e câmera de 3 Megapixels.

Objetivo do Firefox OS

Mesmo o Peak tendo um hardware bom, ele não se compara com os tops de linha da atualidade. Mas esse nunca foi o objetivo da Mozilla ao criar o Firefox OS. Como o sistema é baseado todo “nas nuvens” em cima da plataforma HTML 5, o sistema não vai exigir muita coisa de hardware, consequentemente teremos aparelhos mais baratos, esse é o ponto: smartphones acessíveis a grande massa.

Lembrando que o Brasil é estrategicamente importante para a empresa. Embora esses dois aparelhos sejam os primeiros, eles foram focados nos desenvolvedores e não no público em geral. Os primeiros para o público, segundo a Mozilla, serão lançados no Brasil. O que me deixa um pé atrás pois dependeremos da “maravilhosa” internet móvel que as operadoras fornecem.

3 Comentários

  1. Se ele vier na faixa de 200 a 300 o modelo single-core e de 300 a 400 reais o dual-core top de linha, eu comprarei um no lançamento e aposentarei meu symbian.

    Acho que esses smartphone com firefox pode emplacar bem no mercado, os androids de baixo custo são todos ruins e os top são muito caros. O Android pra mim chegou num patamar que não me interessa mais como smartphone… Aparelhos com tela 5 polegadas FullHD, Quad-Core, 2GB de Ram? Quem precisa disso? Por isso investi meu dinheiro em um tablet com Android que faz mais sentido ter todas essas especificações… Numa tela GRANDE de verdade.

    Agora falta um smartphone bom e barato, pode ser ai que o firefox caia bem… pelo menos pra mim. 😉

Deixe uma resposta