A Motorola anunciou oficialmente no Brasil o Motorola Moto X em um evento em São Paulo. Mas, para a infelicidade de todos, o grande diferencial do aparelho frente a concorrência não veio junto com ele, ficou lá nos EUA. Estamos falando da tão aguardada personalização do aparelho. Ele chega apenas nas cores preto e branco, não é possível escolher as cores muito menos a versão assinada com o nome do usuário na parte traseira.

Ele trás uma bonita tela de 4,7 polegadas de AMOLED com resolução hd, câmera de 10 Megapixels com tecnologia Clear Pixel e faz vídeos em full HD. Seu processador é aquele que já comentamos anteriormente que possui 8 núcleos, mas que possui alguns com funções especificas como, por exemplo, o reconhecimento de voz e outro que comanda todos os sensores e a tela do aparelho. Ele vem ainda com 2GB de memória RAM, NFC e bateria mediana de 2.200 mAh. Ele é compatível com o nosso 4G.

IMG_20130903_123714

Reconhecimento de voz que funciona e em português

Mas o que a Motorola deixou bem claro no evento, com participação de Guy Kawasaki que é conselheiro tecnológico da companhia e anterior evangelista-chefe da Apple, é no design e nas funções diferenciadas que o aparelho possui. Essas inclui um poderoso sistema de reconhecimento de voz totalmente em português. Esse foi até mostrado pela atriz Ingrid Guimarães em uma pequena apresentação de stand-up, e acreditem: ele funciona bem. Testamos o comando de voz e ele realmente funciona perfeitamente e o principal: é bem rápido. Tudo começa sempre com a frase “Ok Google Now”, depois basta perguntar que ele responde.

Na realidade, ele utiliza o já conhecido Google Now, mas o diferencial fica por conta da precisão que o aparelho reconhece nossa língua materna. Nada de ficar falando pausadamente ou bem perto do microfone, ele reconhece até dizeres rápidos. Além disso ele possui 2 microfones para captação de som, um faz o trabalho de redução de ruido e o outro reconhece a voz do dono. Lembrando que ele possui um núcleo de processador exclusivo para essa função.

Câmera experta

O acionamento da câmera é feito apenas chacoalhando o aparelho, em menos de 2 segundo a câmera aciona. Para tirar a foto, basta tocar em qualquer lugar da tela que ele tira. Tudo rápido e simples, além disso ela conta com várias configurações que todo Android traz hoje, vale ressaltar que o visual do app da câmera é bem parecido com o nativo do Android 4.3.

Outro detalhe simples, mas bem útil é o ZOOM, basta escorregar o dedo para cima na tela que ele aciona, e o contrário também. A Motorola facilitou bastante o uso da câmera com uma mão e a rapidez para não perder os detalhes. Ainda não dá para eu falar a respeito da qualidade das fotografias, isso somente quando o pegar para testes.

Para fechar, duas finções interessantes. O aplicativo Motorola Migration, torna a migração de dados de um celular Android para outro bem simples. Basta instalar o app nos dois aparelhos, e o antigo vai enviar todas suas fotos, vídeos, mensagens, emails, contatos e etc para o outro celular, sem configuração alguma. O segundo é o Motorola Connect, onde você consegue se comunicar com o celular através do Google Chrome do seu desktop. Com ele você conseguirá saber quem está te ligando ou mandando mensagem caso esqueça o seu celular em casa.

Ele chega custando 1799 Reais, um preço dentro do padrão brasileiro atual. Há outros modelos mais baratos com o hardware até melhor em alguns aspectos como o Optimus G, Nexus 4 e o Galaxy S3. Porém nenhum deles tem os recursos bacanas que ele traz, principalmente o reconhecimento de voz. Daqui alguns meses o preço com certeza irá baixar, ai sim o Motorola X será um bom negócio.

1 Comentário

Deixe uma resposta