Instale o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 sem root e sem bootloader destravado, é oficial

Posted by

Existem diversos tutoriais na internet ensinando a como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014, porém em 99% envolve fazer um backup do Lollipop através de um custom recovery. O problema desse método, é o fato de você obrigatoriamente ter root e bootloader desbloqueado, isso automaticamente anula sua garantia e ainda não receberá mais atualizações via OTA. No método abaixo, original do AndroidPIT, nada disso é preciso, você instala o Android 5.0.2 no Moto G 2014 através de um arquivo OTA oficial da Motorola salvo no seu SD. Lembrando que esse tutorial teoricamente serve somente no Moto G DTV Colors 16GB, não testei em outro modelo. Vamos lá então.

Se você possui um Moto G Dual SIM de primeira geração, o Xt1033, também temos um tutorial de como atualizar ele para o android 5.0.2 lollipop. Clique aqui se for o seu caso.

São dois métodos, o primeiro é extremamente simples.

Compre agora o novo Moto G nas Americanas em parceria com o tekimobile e aproveite o preço incrível.

Como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 – Primeiro método

Baixe esse arquivo e salve o mesmo no seu cartão de memória ou mesmo na memória interna do aparelho. Feito isso, reinicie o aparelho. Depois de ligado, vai até Configurar > Sobre o telefone > Atualizações do sistema. Deve aparecer a atualização para o Android 5.0.2 Lollipop, depois disso basta seguir o que está escrito na tela.

Confiram o review completo que fizemos do Moto G 2014, o melhor custo beneficio da atualidade.

Como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 – Segundo método

Caso o primeiro método não dê certo, faça esse que é um pouquinho mais complicado, mas não deixa de ser fácil.

Confiram a lista com os 10 melhores smartphones até 1000 Reais, que obviamente o Moto G lidera.

  1. Primeiro baixem o arquivo OTA.
  2. Depois coloque no cartão de memória e reinicie seu aparelho…
  3. Após o celular estar ligado, use um gerenciador de arquivos para achar ele, pode ser qualquer um disponível na Google Play. Além dele, é necessário ter um app para extração de arquivos RAR para ele.
  4. Com os apps instalados, no gerenciador de arquivos ache o arquivo que você salvou e depois descompacte ele (com o app de arquivos RAR baixado anteriormente). Feito isso, ele vai abrir e aparecer a tela de atualização na hora e ai basta seguir todo o processo descrito na tela. Caso não apareça nada, vai até Configurar > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.
  5. Após a atualização, restaure o celular para o padrão de fábrica e ele vai voltar sem vestigios do Kitkat e rodando lisinho o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014.

Tutorial: Apps Android

201 comments

    1. Olá Vinicius, não vai não! Essa atualização OTA é a oficial, você não precisa nem ter acesso root nem desbloquear o bootloader. Somente nesses 2 casos anulariam sua garantia!

      Abs.

      1. Meu moto G ficou muito lento depois desta atualização!!! O de um outro as amigo também…. Não atualizem, muito lento.

      2. Moto G Dual Sim (XT1033) você sabe como faço para atualizalo ,já tentei mas não consegui, se souber me dá uma dica obrigado.

    1. Sim! Eu já instalei no meu celular! Sem root, sem nada, é o mesmo método! É só olhar no google q vc acha fácil! ;D

  1. Isso funciona com o XT1068? Pq se for o mesmo arquivo do blog do android pit, la diz q so funciona com o XT169 (ou seja, o moto g com tv)

  2. O método 1 não funcionou comigo copiando o arquivo para a memória do celular. Só funcionou depois que copiei para o cartão SD. No meu caso retirei todos os arquivos que estavam nele e copiei só o arquivo compactado , mas acho que não é necessário.

  3. Precisa estar na versão 4.4.4 do Android pra fazer a atualização. Porque o meu ta com o 5.0, será q da problema?

  4. Bom Dia Boa Tarde Boa Noite, poderiam fazer um vídeo tutorial para dar uma ajuda a galera ? Com o Vídeo acho que tornaria as coisas mais facil de compreender pra quem esta cheio de duvidas.

    agradeço em nome de todos(a)

  5. Amigo, na primeiro opção quando atualizar e tudo mais é preciso restaurar para padrão de fábrica tbm (como na segunda opção) ?

  6. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  7. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  8. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  9. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  10. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  11. O arquivo para baixar não abre o link também não.

    Verifiquem melhor isso. Grato.

    P.S. Meu smartphone e XT1069 DTV

  12. Nenhum dos Links estão prestando, por favor.. Coloque-os de novo!
    E mais uma coisa, a atualização não aparece espontaneamente não? Ou tenho mesmo que baixa-la?

  13. Bom estou atualizando o meu aqui de boa, fui pela primeira opção, mais tive que baixar pelo Notebook e transferi-lo para o Smart, mais após isso, reiniciei meu aparelho e fiz tudo o que foi descrito na primeira dica! o meu ainda esta terminando a atualização, mas assim que terminar, irei postar mais informações . Vlw ai tekimobile pela dica, minha primeira visita e já estou adorando =D

  14. Fácil…pena que não tenho o g 2014 ….meu aparelho é o moto x 2013 como na foto ilustração porem esta de rosca sair o L pra ele ….cruel

  15. André, fiz a primeira opção, passei pro meu SD, reniciei o cel, config > sobre o tel > atualização do sistema e nada ainda, diz q meu software ja está atualizado

  16. nome do arquivo q o mega me levou é ” Blur_Version.22.21.28.titan_retbr_dstv.retbr.en.BR.zip ”
    confere esse mesmo ?

      1. E o de 16 gigas dtv 2014 extrai os arquivos no sd e nada 🙁 também tentei na memória do celular e nada! Me ajudaaa

    1. Seu aparelho pode ser vinculado com alguma operadora! Para esses métodos funcionarem a versão do sistema tem que ser retail, que é a versão de fábrica da Motorola.
      Pra saber se é ou não vinculado é só ir em Configurações>Sobre o telefone>Versão do sistema, se tiver algum nome na frente como timbr, por exemplo é pq o aparelho é vinculado, se aparecer retbr, ou nada é pq o aparelho é retail.

  17. Pra mim não funcionou. Tenho um Moto G2 8GB sem TV digital.

    Quando eu descompactei os arquivos no cartão SD ele demorou bem mais para verificar a atualização, mas disse que estava atualizado.

  18. Andre tentei abrir o arquivo p baixar no meu dtv e vai para o mega dai não sei mais como fazer! Me da uma luz! Obrigado!

  19. Muito obrigado.
    Não via a hora de ter em mãos meu dispositivo com Android Lollipop 5.0.2
    Funciona perfeitamente no Moto G Colors DTV 16G!
    Obs: Apenas para o Moto G Colors DTV 16g, testei na versão XT1068 e acabei bricando o telefone.

  20. Tentei fazer a atualização, porém não entra nos links citados! Tenho o moto g 2014 DTV colors. Aceito ajuda. Grata!

  21. Atualizei o meu tudo certinho, ja dei um reset pra não ter nenhum arquivo do kitkat, porém minha bateria ta indo embora muito rapido, alguma solução andré? E valeu ai pelo tutorial muito bom e facil!!

  22. Olá amigo, boa noite !

    – O Dual chip do celular ficou certinho ?
    – A TV digital também ficou certinha ?
    – No primeiro método, em qual pasta preciso colocar o arquivo baixado ?

    Obrigado, abraço.

  23. Pessoal,é muito simples de baixar! Os links realmente não estão pegando,porém para que ele pegue VC precisa apertar no link e segurar,depois aperta em ‘abrir em uma nova guia”, daí ele vai te levar ao link do APP que VC precisa baixar para fazer o download Android 5.0,depois de baixar o aplicativo,repita o procedimento para ser direcionado o lugar certo,a pasta vem compactada e VC precisa desconpactala ou seja,extrair na memória do dispositivo, feito isso VC precisa reiniciar seu dispositivo segurando o botão de ligar por 5 segundos,depois ele informará da nova atualização, se não informar VC vai em configurar,sobre o telefone,atualização do sistema,e pronto.

  24. Olá a todos. Ontem a noite eu encontrei esse tutorial e como a maioria tentei fazer o procedimento aqui citado, porem não tive êxito, sendo que alguns conseguiram atualizar sem problema então acreditei que era questão de persistência, e foi por isso que não postei nenhum comentário até conseguir. Eu baixei o arquivo de atualização pelo google chrome “nesse momento ele indica o arquivo como malicioso, sendo que não é, então é só aceitar”, depois joguei no meu SD CARD e não apaguei nenhum arquivo que já estava no SD CARD, tentei o primeiro e segundo procedimento pelo menos umas 3 vezes cada, só tive êxito na decima segunda tentativa, onde reiniciei o telefone varias vezes em diferentes intervalos até que apareceu a mensagem de nova atualização disponível. Lembrando que eu sempre fui em Configuração>sobre o telefone>atualização do sistema em todas as tentativas. Não distam, e muito obrigado André Luiz, acreditei no seu poste e tive êxito, por isso os demais continuem tentando!!!

    1. Meu amigo, o xt1040 tem a atualização dele propria, não sei aqui no site, mas se procurar na net vice encontra, pois a 1geracao mesmo a 4g esta sendo atulizada!

  25. Gente, eu fiz todo o procedimento descrito no primeiro método. Baixei pelo notebook, descompactei, transferi para o SD card. Reiniciei o celular e ainda consta que meu software está atualizado. Como proceder? OBS: meu celular é o moto g dtv 16gb…

    1. Seu aparelho pode ser vinculado com alguma operadora! Para esses métodos funcionarem a versão do sistema tem que ser retail, que é a versão de fábrica da Motorola.
      Pra saber se é ou não vinculado é só ir em Configurações>Sobre o telefone>Versão do sistema, se tiver algum nome na frente como timbr, por exemplo é pq o aparelho é vinculado, se aparecer retbr, ou nada é pq o aparelho é retail.

  26. Se eu fizer isso n vai ter nenhum problema no meu celular? Vai continuar vindo atualização ? E como faço pra voltar ao KitKat 4.4.4 ,vai ter dano ?

  27. O meu não funciona nem por decreto!!
    Fiz o primeiro método, o segundo, e NADA.
    Vou na parte de atualização e diz que meu software está atualizado.
    E o meu é o Moto G 2ª geração DTV 16gb.
    O que posso fazer?

    1. Seu aparelho pode ser vinculado com alguma operadora! Para esses métodos funcionarem a versão do sistema tem que ser retail, que é a versão de fábrica da Motorola.
      Pra saber se é ou não vinculado é só ir em Configurações>Sobre o telefone>Versão do sistema, se tiver algum nome na frente como timbr, por exemplo é pq o aparelho é vinculado, se aparecer retbr, ou nada é pq o aparelho é retail.

  28. Cara se eu fizer isso corro algum risco de perde meu celular queimar alguma coisa assim ? E pra voltar pro KitKat dpois pra pegar a atualização que vir da motorola mesmo como eu faço pra volta ao normal ?ajuda ae pfv !

  29. O link no Primeiro tutorial mostra o MEGA como o APP e na OTA mostra o mega novamente. E não atualizou o meu XT1069

  30. Pois bem, Fiz tudo certinho como dito no primeiro modo,as ao verificar atualização, diz que meu software já está atualizado, Meu Moto G é um XT1069, por favor, ajudem

  31. Acabei de receber uma notificação do Android para atualização do sistema, recebi o 5.0.2, esta fazendo o download neste momento.

  32. Tenho o moto g 2014,e hoje pela manhã a atualização já estava disponível para o meu aparelho, sera que meu aparelho é daquele grupo de teste? Eu ainda não atualizei, se eu atualizar normalmente, vou precisar seguir as instruções do site?

  33. Aquela barra do menu que fica aplicativos e widgets sumiu do meu moto g nao sei como voltar ela alguem pode me ajudar?

  34. Deu super certo no momento ele esta atualizando tive que baixar no PC e colocar na pasta downloads pois o link mega não funcionou pelo celular

  35. fazer essa atualização da 1° opção irá apagar meus arquivos (fotos, músicas, videos) da memória interna? e do SD?

  36. Bom… Consegui aqui, demorou tanto que fiquei pensand que tinha brikado meu celular, mas foi normalmente, porem ficou muito lento, ai eu formatei ele, e estou reinstalando os apps que eu usava, depois de tudo pronto irei analisar pra ver como realmente ficou o aparelho.

  37. Muito obrigado pela atualização. Estava muito ansioso desde a notícia da atualização a mais de 1 mês…
    Possuia o KitKat (4.4.4)…
    Baixei o arquivo pelo Chrome, não pelo gerenciador do MEGA, ao finalizar o download o Chrome reportou ser um arquivo malicioso…. fiquei indignado… mas o Chrome deixou o arquivo no local de download com a extensão “crdownload”, renomeei o arquivo para o que foi comentado aqui “Blur_Version.22.21.28.titan_retbr_dstv.retbr.en.BR.zip”.
    Copiei o arquivo compactado para a memória interna e não funcionou. Após copiei o arquivo para o SD e então através do menu, foi detectada a atualização.
    Agora está ali o Android com a barriga aberta, atualizando… hahaha
    Logo da Motorola.. Otimização de aplicativos…
    Uhull… funcionando, tudo ok…
    Vlw

  38. Cara como é que eu faço se eu não quiser mais ele quiser voltar para o KitKat por favor me ajuda eu não quero ele mais

  39. Gente, podem baixar, eu baixei e segui os passos, o meu moto g antes só tinha disponível apenas 200 de ram em média agora é 380 de ram, é impressionante a economia da memória ram, deu tudo certinho. Valeu!!!

  40. Acabei de atualizar meu moto g xt1069 e ta de boa. demorou um pouco mas atualizou e os links estão funcionando sim, basta terem paciência. pois eles baixam sim. baixei e deu de boa. Obrigado Andre Luiz pelos links e pela informação. Vlw

  41. Olá André eu Atualizei no segundo método, é realmente necessário fazer a restauração de fábrica no aparelho ou é algo q posso dispensar?

  42. Confirmo q não funciona no DualCard (xt1068), pois fiz a algum tempo direto pelo fórum citado como fonte (AndroidPIT)

    Não houve nenhum esboço de brickar o aparelho. Fazendo do jeito fácil, ele não achava automaticamente e fazia q estava atualizado.

    Através do modo de Recovery, ele o Zip e faz q vai instalar, depois da uma mensagem de erro falando a versão não é compatível, voltando para a tela anterior com opção de reboot.

    Abraços.

  43. Nicholas, eu fiz a restauração no meu pois deu uns legues ai preferi restaurar e agora ta beleza. Funcionando legal. Obs: Fiz pelo segundo método, o primeiro nem testei. Fui na fé e deu certo. hehe

  44. Muito obrigado telo tutorial ensinado como terno Android 5.0.2 eu vi que minha atualização não veio com o chromes beta e nem o câmera do google.

  45. Muito obrigado telo tutorial ensinado como terno Android 5.0.2 eu vi que minha atualização não veio com o chromes beta e nem o câmera do google.

    Fiz a atualização pelo 1° tentativa.

  46. Consegui de primeira, mas a única coisa diferente que fiz foi limpar o meu sd e ai colocar o arquivo baixado lá, descompactei ele e reiniciei o celular, na hora que voltou já viu que tinha uma atualização e pronto.. Loolipop instalado… e cara.. que atualização boa esta, parece que o celular ficou umas 20x mais rápido.

  47. Vc esqueceu de avisar que o aparelho tem que ter a versão retail do sistema, ou seja, sem vinculo com a operadora!!!
    Pra quem não sabe é só ir em Configurações>Sobre o Telefone>Versão do sistema, se tiver algum nome na frente do nome da versão com timbr, por exemplo, é pq o sistema é vinculado.

  48. Tenho o Moto G2 DTV 16gb! Apareceu a atualização normal, porém após baixada da erro ao instalar, dai baixei e coloquei no SD Card, também continua dando erro ao instalar, porém meu celular tem acesso ao Root, como consigo atualizar nesse caso?

  49. Tive que fazer o hard reset após atualizar pelo primeiro método. O que aconteceu comigo é que ficaram vestígios do KitKat, nada que influa muito na utilização porém que pode ser chato como pequenas falhas. Duas ou três delas me chamaram a atenção: a impossibilidade de entrar nas configurações de chip e escolha dos mesmos para efetuar chamadas (Configurações de ligação) visto que aparece a mensagem “o discador parou”, ou “com.motorola.multisimsettings parou de funcionar”; ícones duplicados na ” área de trabalho”. Depois que fiz o hard reset o Android lollipop funcionou como se tivesse vindo de fábrica com o celular. Compensa muito, pois vi algumas pessoas com o mesmo problema que eu e assim que fiz o procedimento do hard reset tudo funcionou como deveria. Então eu aconselho e muito fazer o hard reset para os dois métodos, assim apaga de vez qualquer rastro do kitkat (que convenhamos, era bem melhor rs).

    1. O meu Moto G tb apresentou exatamente o erro que vc teve… e só agora vi alguém com o mesmo erro que eu… Um consultor técnico da Motorola falou para executar o Hard Reset (Reset Padrão de Fábrica) que poderia solucionar…
      No seu caso então ficou tudo certo.. então… bora fazer o backup e reiniciar o aparelho…
      Att
      Julio

  50. Tive que fazer o hard reset após atualizar pelo primeiro método. O que aconteceu comigo é que ficaram vestígios do KitKat, nada que influa muito na utilização porém que pode ser chato como pequenas falhas. Duas ou três delas me chamaram a atenção: a impossibilidade de entrar nas configurações de chip e escolha dos mesmos para efetuar chamadas (Configurações de ligação) visto que aparece a mensagem “o discador parou”, ou “com.motorola.multisimsettings parou de funcionar”; ícones duplicados na ” área de trabalho”. Depois que fiz o hard reset o Android lollipop funcionou como se tivesse vindo de fábrica com o celular. Compensa muito, pois vi algumas pessoas com o mesmo problema que eu e assim que fiz o procedimento do hard reset tudo funcionou como deveria. Então eu aconselho e muito fazer o hard reset para os dois métodos, assim apaga de vez qualquer rastro do kitkat (que, convenhamos, era bem melhor rs).

    1. Olá amigo, meu moto g2 HD TV, atualizou automaticamente de fábrica, porém tenho o problema relato no seu post de “a impossibilidade de entrar nas configurações de chip e escolha dos mesmos para efetuar chamadas (Configurações de ligação) visto que aparece a mensagem “o discador parou”, ou “com.motorola.multisimsettings parou de funcionar”; ícones duplicados na ” área de trabalho”. Vi que você fala em Hard Reset, (seria o restaurar dados de fábrica?). Caso positivo, favor me informar se tal Reset perde as configurações de conta, fotos, músicas e etc ou que reseta é apenas o sistema operacional sem danos aos aplicativos instalados. Grato.

  51. Olá, no meu aqui não tô conseguindo, fiz tudo direitinho como no tutorial, até consigo baixar o Lollipop mas quando reinicia volta como estava e diz que deu um erro no moto g e não foi feito nenhuma alteração…
    Já tentei umas 8 vezes e nada…
    E nas últimas duas vezes eu fiz um reset de fábrica,
    E mesmo assim não entra o Lollipop, Muito estranho…
    Alguém sabe oque fazer?
    Vlw

  52. Pedi ajuda no chat motorola quem esta com o bootloader destravado como eu, segundo eles não consegue mais atualizar via OTA, por isso da o erro na atualização…
    o jeito vai ser esperar pra atualizar manualmente.

  53. Boa tarde galera ,eu tenho o moto g 1069 rooteado bootloader desbloqueado ,recebi uma atualização da motorola lollipop 5.0. ,queria saber se posso atualizar normal pelo celular mesmo com ota q recebi ,ou se pra atualizar pró lolipop tenho q tirar o root e colocar esse ota do tekimobile ?

  54. Ola, meu Android já esta atualizado, adorei tudo. Só tem um probleminha, meu numero está desconhecido e todas as vezes que vou na configuração de exibir meu numero o processamento pára. Não sei oq faço mais, me ajuuudem.

  55. O meu moto g atualizou sem precisar q eu instalasse nada, simplesmente apareceu a opçao de atualizaçao e cliquei em sim e agora nao consigo conectar no 3g, alguem sabe como mudar isso?

  56. Ola, gostei muito do artigo. Porém não consigo instalar o Android lollipop. O meu é o moto G(2°geracao) conforme o descrito. Queria saber qual seria o problema, preciso de ajuda para fazer a instalação si possível. Grata.

  57. Gente tenho algumas duvidas sobre bootloader, atualizei meu moto g2, porem apresentou alguns problemas como, meu contato não aparece mais para outras pessoa, eu fazendo o hard reset, td vez que eu precisar desligar o aparelho ele vai ligar normalmente? Outra duvida é, não vai aparecer mais atualizacoes no dispositivo pra mim, por favor me ajudem a tirar essas duvidas.

  58. André, me ajuda... meu celu atualizou o novo Android 5.0, mas ta com alguns icones duplicados na tela e não consigo alterar a configuração de ligação, pis da o erro " com.motorola.multisimsettings parou " , o que eu faço? disse:

    André, me ajuda… meu celu atualizou o novo Android 5.0, mas ta com alguns icones duplicados na tela e não consigo alterar a configuração de ligação, pis da o erro ” com.motorola.multisimsettings parou ” , o que eu faço?

  59. Olá Meu celular e o XT1068 e vinculado com a operadora Tim sera que algum dos passos a cima funcionara com meu aparelho e eu desbloqueei o bootloader isso impede que possa vim atualizaçao via OTA do android 5.0.2? por favor me ajudem!! obrigado pela atenção……

  60. Vi diversos comentários sobre a troca da versão do Android mas ninguém falou dos aplicativos que rodam nele. Meus aplicativos do KitKat vão funcionar na versão 5?

  61. Alguém sabe se há a possibilidade de retornar para a versão anterior, kitkat? Vi várias perguntas sobre isso e não houve resposta.
    Aguardo retorno, nem que seja pra dizer que não sabe.

  62. Estou com o mesmo problema de alguns, O meu android era o 4.4.4 KitKate , recebi a notificaçao para atualizar pro 5.0.2 e apos atualizacao tbm fiquei sem 3G. Por favor se alguem souber de alguma solucao para esse problema me responda..pois nao sei oq fazer.

  63. Oi , meu celular é um moto g 2 8gb , e ele não veio atualizado , gostaria de saber como faço pra atualiza , e eu já fui nas configurações dele e tudo , mais ele não atualiza ..

  64. POR FAVOR ME RESPONDAAA, TO CURIOOSO… TENHO UM MOTO E FIZ FIZ A ATUALIZACAO ME BASEANDO PELO MOTO G E DEU CERTO… SÓ QUERIA SABER SE APAGAR A PASTA COM A ATUALIZACAO DO MOTO G DARIA PROBLEMAS?! OBG

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *