O QUE É MIRACAST

A maioria dos smartphones hoje em dia possuem a tecnologia Miracast, principalmente LG e Samsung que dão mais destaque nela em seus smartphones, e o próprio Android que já vem com a opção de “Display sem fio” que na verdade se trata do Miracast. Porém muita gente ainda se confunde ou sequer usa essa tecnologia, ou mesmo acabam confundindo com o DLNA, que já explicamos o que é e como funciona aqui.

Comecemos com a comparação inevitável com o DLNA. O DLNA é uma tecnologia extremamente útil e muito utilizada. Resumidamente falando, com ele dá para você fazer streaming de suas fotos, músicas e vídeos que estão no celular para sua TV ou mesmo um Blu-Ray que tenha a opção. Tudo funciona como deveria, mas há uma limitação para este tipo de comunicação: um roteador Wi-Fi abrangendo ambos os gadgets. Isso significa que no DLNA todos os aparelho, receptores e emissores, obrigatoriamente precisam estar conectados na mesma rede. Para acabar com essa exigência e facilitar o streaming, foi criado outro padrão de transmissão de dados sem fio, o nosso querido Miracast.

O que é e como funciona o Miracast

Miracast é um sistema padrão para transmissão de dados sem fio, para aparelhos de Tv e dispositivos com tela. Ele foi desenvolvido pelo grupo Wi-Fi Alliance.  Ele possibilita a transferência de vídeo e áudio sem a necessidade de uma conexão via cabo ou uma mesma rede sem fio, como dissemos acima, ele funciona seguindo os mesmos aspectos e configurações de transmissão de vídeos HD para aparelhos celulares, no chamado real time (tempo real). Em termos práticos, ele realiza uma conexão chamada “peer-to-peer”, uma conexão direta entre os aparelhos através do padrão Wi-Fi Direct. A vantagem em smartphones e tablets certificados, é que ele consegue ficar simultaneamente conectado através do Miracast e também na rede doméstica, ou seja, você não pede sua conexão com a internet.

Leiam também | Como funciona o DLNA

A comunicação entre aparelhos eletrônicos e dispositivos de diferentes codecs é possível com o acionamento do Miracast, além da interface entre diversos aparelhos de marcas diferentes. Dentre os eletrônicos com a possibilidade de uso da tecnologia, podemos citar os tabletssmartphones, televisores e set-top boxes. O padrão Miracast é baseado naopen plataform, e permite que qualquer empresa codifique seus aparelhos e produtos, com a opção de realizar o streaming.

Atualmente esse tipo de conexão ainda é dominada pelo DLNA e também pelo AirPlay da Apple, que só funciona com Apple. Mas como dito anteriormente, ambas necessitam de uma rede para operar.

Além disso, o Miracast também quer eliminar um dos grandes problemas do DLNA: a interoperabilidade. Nem sempre é possível usar o DLNA entre dispositivos, seja devido a codecs incompatíveis ou à dificuldade na configuração. Em minha casa, por exemplo, faço streaming de filmes no celular para o Blu-Ray, porém pela falta de compatibilidade entre os dois aparelhos arquivos mkv não são reproduzidos, porém do PC para a TV funciona perfeitamente

como funciona o miracast

O Miracast, que é controlado pela WiFi-Alliance, antes de equipar um equipamento dever ser certificado por sua criadora. Além do mais, o padrão pode ser adaptado pelos fabricantes. A Samsung implementou uma versão do Miracast chamada AllShare Cast que é compatível somente com produtos da marca, isso na teoria, pois existem aplicativos para Android na Google Play que conversam com aparelhos da Samsug. Já a LG criou o Smartshare, que funciona igual ao AllShare, porém com produtos da LG. A LG ainda tem a função “Miracast” em seus smartphones e tablet, com ela você espelha a tela em uma TV ou dongle compatível

No Android, em opções de conexão existe a opção “Display sem fio”, essa faz a mesma função: replicar a tela em uma TV ou dongle. Outra vantagem do Android são os inúmeros aplicativos de streaming de mídia que reunem o Miracast, DLNA e o AirPlay. Isso significa que seu aparelho irá fazer streaming ou replicar a tela em outro aparelho que tenha a função Miracast independentemente da marca do mesmo.

Como saber se meu aparelho possui suporte a Miracast?

O Miracast é uma função de fábrica, só funciona em aparelhos que sejam capazes de realizar uma conexão WiFi Direct. Embora nova, começou em 2012 quando a WiFi Alliance começou seu programa de certificação, muitas grandes empresas e consequentemente muitos fabricantes já aderiram a nova conexão e possuem vários produtos certificados.

Existe uma lista tanto de reprodutores, ou seja, aparelhos que servem como um “servidor” para a reprodução de Mídia pelo Miracast, quanto para aparelhos fonte de mídia que enviam o sinal para o servidor de mídia, tudo isso no site oficial da Wi-Fi Alliance dedicado ao Miracast.

4 Comentários

Deixe uma resposta