47991-steve-ballmer

Que a Microsoft não quer saber mais do Windows phone 7 todos sabem, isso ela deixou claro quando anunciou o Windows phone 8. Que a Nokia e os usuários Lumias ficaram tristes com a noticia também sabemos, já que não verão seus smartphones com o atual sistema, uma prova disso é uma petição que está rolando no site da Microsoft, por outro lado existem usuários que acham o contrário disso e não ficaram preocupados que seus aparelhos ficarão desatualizados. Deixando a tristeza de lado e focando no Windows phone 8, ficou bem claro que estamos falando de um sistema bem mais maduro e que, creio eu, finalmente está pronto para brigar com o Android e o iOS.

47991-steve-ballmer

Pensando nisso, a Microsoft explicou o porque que os atuais aparelhos com Windows phone 7 não serão atualizados. Em primeiro lugar que fique claro que não adianta os usuários reclamarem e falar que a Microsoft abandonou o Windows phone por questões mercadológicas como acontece com o Android. No caso do sistema do robô, os fabricantes simplesmente não atualizam devices antigos para não “queimarem” os novos lançamentos, quando, na verdade, os antigos tem hardware que suportam tranquilamente as atualizações. No Windows phone 8 o problema é bem diferente. Ele é um OS apenas parecido por fora com o 7, mas eles são muito diferentes no interior. O novo núcleo que permite tantos recursos interessantes como núcleos múltiplos e melhores gráficos é compartilhado com o Windows 8 RT (com base no Windows NT, usado em PCs), bem diferente do Windows Phone 7 que é baseado no Windows CE, mesmo usado no antigo e mal amado Windows Mobile.

O gerente sênior de marketing para o Windows Phone, Greg Sullivan, diz que não é impossível portar o WP8 para dispositivos mais antigos, mas o custo de fazer isso seria muito alto e os benefício muito poucos. Seria uma espécie de sub-utilização do sistema já que ele permite suporte multi-core, telas de alta resoluções, NFC, microSD, DirectX, suporte para diferentes placas e assim por diante. Nada disso seria aproveitado nos atuais aparelhos por falta de hardware. Ai sim obviamente seria um prejuízo danado para a Microsoft investir nesses aparelhos antigos.

windows_phone_8Mas ele tentou mais uma vez acalmar os ânimos dizendo que a atualização para Windows Phone 7,8 trará algumas mudanças significativas que tem como principal característica a tela de início do WP8, que cá para nós, não é muita coisa.

Usuários que trocarem seus aparelhos para um com Windows phone 8 poderão continuar utilizando normalmente os aplicativos do Windows phone 7, porém o contrário não existirá. Não haverá compatibilidade dos atuais aparelhos com aplicativos desenvolvidos para o Windows phone 8. Ele até deu um exemplo: atualmente é usada a GPU Adreno 205, mas os aplicativos novos serão destinados ao processador S4 snapdragon que utiliza GPUs bem  mais poderosas como a Adreno 225 ou a 305, ou seja, os atuais não aguentarão o tranco dos apps novos.

Embora pareça nos posts anteriores que fui totalmente contra o Windows phone 8, existe os dois lados da moeda. O que eu quis deixar claro anteriormente é que achei uma puta sacanagem a Microsoft fazer uma surpresa com o novo sistema, principalmente para os usuários dos Lumias. Acho isso enganar os usuários já que vários estavam comprando aparelhos “tops de linha” sem saber que logo iriam ficar obsoletos. No Android, por exemplo, meses antes os fabricantes e o próprio google dão pistas de como serão os próximos devices o que dá um tempo para o usuário pensar bem e até comprar conscientemente um aparelho defasado. Já a Apple também faz o mesmo.

Agora, como disse, existe o outro lado. O Windows phone 8 parece que vai ser um sistema equivalente ou até melhor que os concorrentes. Atualmente ele já é o mais bonito e rápido, porém seu hardware limitado estava segurando ele pois era inferior a concorrência, e acreditem, até inibir os desenvolvedores ele estava. Mas agora ele pode utilizar o mesmo hardware que qualquer Android e ainda mais, já que com drivers de Windows as janelas que irão se abrir são muitas. Imagine se confirmarem o DirectX no WP8, já pensaram na possibilidade gráfica que eles poderão ter?

Finalizando, a Microsoft fez o que tinha que ser feito, foi a evolução natural das coisas. Porém ela fez de um modo totalmente errado não pensando nos usuários.

E vocês, concordaram com a decisão da Microsoft? deixem suas opiniões!

22 Comentários

  1. E pensar que até bem pouco tempo atrás, diziam que o windows phone fazia coisas incríveis com hardware inferior, pois a alta tecnologia e esperteza da microsoft sabia otimizar o hardware. Tai a prova de que não é bem assim.

    • Concordo em partes. Realmente eu acho que a Microsoft fez um belo trabalho com hardware inferior, por outro lado, tudo tem limite e o WP7 atingiu seu limite comparado com a concorrência. Embora os celulares são bons, a pressão para competir com a concorrência, aka hardware, é muito forte e ele foram obrigados a evoluir.

      Abs

      • atingiu limite muito cedo com hardware bom… o pior e o sistema nao acessar apps para wp8. Vendi meu lumia800 as pressas. Quis dar uma chance pro wp7.5 mas depois dessa, eu voltei pro android e faço a caveira da microsoft toda vez que questionam sobre o lumia… Fora a loja de apps que uma droga, nao liberam os apps bons pra gente, so tem lixo la… Feliz com meu nexus 4.1 JB

    • Apesar de triste mais a MS e Fabricantes como SS Nokia e outros iram lançar toda linha W8 Só em outubro 🙁 Sem data definida ainda.
      Então o que se pode esperar é o Obvio. Quem Usar o novo Win8 no PC ou notebook, vai rapidinho ver as vantagens de se ter o Windows Phone 8. Quem preferir o Android Vai lutar e rezar para que algum dia a Google libere o Chrome OS (Oque acho muito difícil) Em fim Quem assistiu a apresentação do novo OS da MS sabe que usar o OS em uma maquina e usar Android vai ser a mesma coisa que tentar misturar aguá com óleo, o que cabe nos de uma forma mais clara, é que não vai ter vantagem.

      • e desde quando que preciso misturar um SMARTH com um PC ,, a unica coisa que preciso é trocar arquivos ,, coisa que o ANDROID faz muito melhor ,,, porque se a microsoft continuar bloqueando troca de arquivos por cabo e por bluetooth no WP vc pode esquecer !!!

  2. Eu olho a coisa por esse lado da moeda, eu já imaginava que isso poderia ocorrer e justamente por isso preferi o Lumia 710 ao invés do Lumia 800, gastei menos mas ainda assim super satisfeito. Para pessoas como eu que prezam a originalidade e padronização sem abrir mão de algumas coisas o WP é sem sombra se dúvidas o OS perfeito. Acho válido a decisão dela só não achei inteligente olhando pelo lado mercadológico da coisa, talvez se tivessem chamado de WP8 mesmo para os atuais devices o barulho seria menor, mas enfim a Microsoft preferiu ser honesta e nesse lado não podemos discutir. Agora uma coisa é fato: se a Nokia não lançar agora um hardware POWER HARD DAS GALÁXIAS a falência estará anunciada com certeza. Não espero menos do que um Lumia Pureview Quad-Core com alguma coisa única e mágica que só ele pode fazer, o Pureview não seria esse fator, já considero o Pureview OBRIGATÓRIO como maneira de se redimirem e o fator surpresa é que irá garantir as vendas. (Um celular flexível???)

  3. Para variar a MS não esta nem ai para os consumidores….WP7 esta morto….WP 8 com garantia de atualização por 18 meses após o lançamento…..quem arrisca? Eu não….

    • Não sei, se importa em fazer uma atualização alternativa para aparelhos lançados desde 2010 (isso mesmo, WP de 2010 serão atualizados para o WP7.8) não é se importar com o consumidor?

      Pois saiba que o Galaxy SII NÃO receberá o Android 4.1, nem capado nem inteiro.

  4. A Microsoft enganou todo mundo lançando um sistema defasado e que não seria utilizado apenas para testar mercado. Pois bem, testou e agora vai ter o que merece. Foi a segunda e última vez que invisto um centavo em qualquer celular com sistema deles, mesmo que se torne a 8ª maravilha do mundo.
    O André escreveu muito bem, o que eles fizeram foi desrespeitoso e queimou a imagem deles e da Nokia, que convenhamos, só faz celular vagabundo (material quebra fácil) e fracasso um atrás do outro.

    • Vai me desculpar mas se a Nokia faz hardware vagabundo então as outras fabricantes devem fazer aqueles celulares de brinquedo de R$ 1,99. Ao menos disso não podemos nos queixar, e outra nao adianta meter o pau na Microsoft e tampar os olhos para as outras empresas, a Apple faz a mesma coisa só que de uma maneira pior, praticamente chama seu consumidor de cego (o que acho totalmente verdade) e porque é a Apple não se discuti o assunto.
      Quanto as atualizações a Microsoft SEMPRE foi muito clara quanto a isso, 18 meses de atualizações GARANTIDAS. Se você comprou um Lumia irá ter ele atualizado por esses 18 meses, isso não quer dizer que você terá a última versão do sistema (no caso da Microsoft) ou todos os recursos do sistema (como na Apple) no final das contas da no mesmo, o que fode é a ignorância dos fanboys e a falta de resposta da Nokia e da Microsoft, apenas isso pois o resto é só mimimi.

    • Acho, ou melhor, tenho certeza, que vc nunca teve qq coisa da Nokia para dizer que é de material vagabundo. Falar sem conhecer é dose

      • Falo por que conheço, tenho celular da Nokia e tenho amigos que também têm. Portanto sua certeza se desfez. Mas lógico que não coloco celular da Nokia no mesmo patamar da Motorola. Ela é campeã, TODOS os celulares que tive na família quebraram. E segundo opiniões, os novos vão pelo mesmo caminho (Milestone).

  5. Pocha André, fico feliz pelo post (não por elogiar a Microsoft) mas por entender o que realmente ela está querendo fazer com o SO. Isso mostra que voce teve uma visão crítica e não "maria vai com as outras". Desde o Summit eu tinha entendido isso, mas, as vezes é difícil as pessoas entenderem que a evolução tem o seu preço!

  6. Finalmente um post lucido. Parabéns! Só discordo do que vc falou que a MS não deu dicas previas e tal. Venho acompanhando o desenvolvimento e comercialização do Windows Phone há mais de 1 ano e há pelo menos 6 meses se falava – muito -do WP8 e da possibilidade de não atualização da atual geração. Ocorre que as pessoas não leem. Não dá pra pedir pra empresa publicar um anuncio falando que vai ter atualização certo? Com isso que vc disse eu não concordo mesmo. A maioria das pessoas compra celular pelo vendedor ou pelo preço… e só. Nem sabe o OS que tá usando… a versão então… principalmente qdo se fala de Android…Mas valeu pelo Post.

    • Valeu Alexandre. Quanto as dicas, realmente elas existiram, porém não foram tão disseminadas para os usuários mais leigos, e são esses que estão reclamando muito. Abs.

  7. falou td meu chará Alexandre ísola, muita gente compra celular pelo preço, promoção ou modinha de alguns amigos que falaram tipo é legal o android, o wphone,isso em sua maior totalidade, e maioria, são poucos mercados que são sérios em relação a comparações de OS, assim foi o android e IOS, virou modinha entre o povo com alguns pelos aplicativos ficaram populares e assim disseminados popularmente, e com essa corrida maluca pelo melhor Smartphone processador dua, quad, sansung X apple, e o principal o preço, vejam o lumia 900 nos EUA super barato e suas vendas andam bem, agora a microsoft vez certo e que venha o novo wphone 8 se ele for essa potência de possibilidades que tdos estão falando, só aguardando futuros lançamentos, assim teremos alguma ideia sobre a plataforma.

  8. Pode ser bonito, pode ser fluido, mas que é um tiro no pé de quem comprou os smartphones com o Win Phone atuais é sim.
    Eu quase comprei um Ominia W, ainda bem que resolvi guardar para pegar um Galaxy S3.
    A Microsoft tem boas idéias, o OS deles é bonito é fluido.
    Mas com isso ela levanta muitas suspeitas nos consumidores e até mesmo nas empresas parceiras dela como é o caso da Nokia. HTC.

    Essa história do Win Phone 7.5 e 7.8 não ser compativel com o Win phone 8 em alguns apps também é ruim.
    Deveriam desenvolver um OS bom desde o inicio, não ficar mudando o nucleo e forçando a todos a trocar de aparelho.
    Claro que com o Android isso aconteçe e para users leigos é até pior por não conseguirem atualizar o OS, mas com um pouco de paciência da para instalar uma ROM customizada e atualizar o android facilmente e existem grupos como o Cuanogenmod que lançam atualizações para os Smartphones com o sistema do Robo Verde

  9. Abandono seria se não atualizassem mais, o que não vai acontecer.

    Quer dizer que o pessoal queria que os novos aparelhos com dual-core, nfc, cartão de memória, direct x, havoc, etc rodasse os mesmos recursos dos atuais? Não dá pra limitar a próxima geração por causa da atual.

    O que todo mundo que acompanha o Windows Phone esperava era receber uma atualização do WP8 porém capada, no estilo da Apple. Não dá para trazer todos os recursos para o hardware atual. E foi isso que aconteceu, porém a MS foi clara e transparente, não tapou buraco ou enganou as pessoas dizendo que receberia WP8. O 3gs recebe o io6, você acredita nisso? Tem muita gente que acredita e fica feliz 😉

    No Android somente menos de 9% conseguiram instalar para a versão 4.0 (e muitas vezes graças as roms de terceiros) e a nova versão já foi lançada agora, para vc ter ideia o ATRIX da MOTOROLA (Google) que era o Smartphone mais poderoso do mundo, não foi atualizado até agora e quando sair essa atualização já será defasado já que a versão desse ano acho que ele nunca vai receber.

    Daqui que aplicativos exclusivos para WP8 saiam, jogos com suporte a dual-core e directx e drives de pc aparecerem na Market com frequência, todos estarão pensando em trocar de celular.

    WP8 deve chegar somente em fervereiro e caríssmo, terá que ganhar base de usuários. Ele roda apps de Wp7, os desenvolvedores estão fazendo app pra wp7 pois querem o maior público. É muito choro para pouca coisa.

  10. A atualização foi maior que o esperado por isso não tem como os aparelhos atuais receberem a atualização com o novo nucleo.

    As novidades do Windows Phone 7.8 não param na nova tela mais personalizável, todas as outras mudanças de do sistema estarão presentes, mas com o nucleo antigo do Windows CE.

    E falar que "principalmente" os usuários que possuem Lumias estão se sentindo apunhalados pelas costas esta totalmente errado! pois nós somos os que estamos menos preocupados com esta atualização, pois o suporte da NOKIA aos Lumias é além das atualizações apenas da MS, quem esta preocupado com isso são os usuários de HTC ultimate e Omnia W aqui no Brasil.

Deixe uma resposta