Microsoft e Nokia querem comprar a RIM

Avatar de André Luiz
22/12/2011 às 16:26 | Atualizado há 10 anos
MK-BR213_RIM_G_20111220205948

Não é segredo para ninguém que a RIM não anda lá aquelas coisas das pernas. A outrora líder no mercado de smartphone no mundo corporativo já perdeu o lugar para a Apple e seu iPhone e no mercado geral também perdeu para o Android. Embora a empresa ainda esteja no pário, já é cogitado que a empresa seja vendida.

MK-BR213_RIM_G_20111220205948

Segundo o WSJ, Nokia e Microsoft estão estudando fazer um oferta para a RIM e adquirir a empresa. Também há um boato que a Amazon foi mais adiante e até já fez uma oferta pela empresa.

Como dito a RIM vem perdendo mercado e muitos dizem que o futuro dela seja o mesmo da falecida Palm, outra empresa que foi líder no mercado americano e foi engolida pela concorrência.

Falando de concorrência, o que está determinando o sucesso de uma plataforma ultimamente é a quantidade (muitos esquecem da qualidade) de suas lojas de aplicativos, e nesse quesito a RIM e seu Blackberry já foi ultrapassada até pelo jovem Windows Phone 7, sem falar obviamente do Android e iOS.

Embora a RIM não tenha confirmado nada a respeito, alguns jornalistas do Wall Street Journal disseram que fontes seguras da empresa os havia comunicado que a RIM está estudando a licenciação do seu SO Blackberry OS. Atualmente a exemplo da Apple o sistema é totalmente fechado e usado somente pela própria empresa, isso seria uma mudança radical já que esse foi o motivo que o tornou tão famoso no mundo corporativo, pois isso garante mais segurança que sistemas que todo mundo coloca a mão como o Android por exemplo. Com isso a empresa agiria como o Google onde várias empresas (HTC, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, etc) usam o Android em seus próprios hardwares. A RIM não pretende abandonar a produção de celulares.

Outro grande trunfo da empresa é sua infraestrutura, atualmente o protocolo de comunicação usado pelo Bçackberry OS é tido com um dos mais seguros do mundo, por isso o grande interesse que o mercado corporativo sempre teve nele, mas até isso pode mudar. A empresa estuda também liberar o acesso a sua infraestrutura de comunicação para outras empresa. (Se não me engano alguns ESeries da Nokia já faziam isso).

Será que um Samsung com Blackberry OS ficaria bem?

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ