MK-BR213_RIM_G_20111220205948

Não é segredo para ninguém que a RIM não anda lá aquelas coisas das pernas. A outrora líder no mercado de smartphone no mundo corporativo já perdeu o lugar para a Apple e seu iPhone e no mercado geral também perdeu para o Android. Embora a empresa ainda esteja no pário, já é cogitado que a empresa seja vendida.

MK-BR213_RIM_G_20111220205948

Segundo o WSJ, Nokia e Microsoft estão estudando fazer um oferta para a RIM e adquirir a empresa. Também há um boato que a Amazon foi mais adiante e até já fez uma oferta pela empresa.

Como dito a RIM vem perdendo mercado e muitos dizem que o futuro dela seja o mesmo da falecida Palm, outra empresa que foi líder no mercado americano e foi engolida pela concorrência.

Falando de concorrência, o que está determinando o sucesso de uma plataforma ultimamente é a quantidade (muitos esquecem da qualidade) de suas lojas de aplicativos, e nesse quesito a RIM e seu Blackberry já foi ultrapassada até pelo jovem Windows Phone 7, sem falar obviamente do Android e iOS.

Embora a RIM não tenha confirmado nada a respeito, alguns jornalistas do Wall Street Journal disseram que fontes seguras da empresa os havia comunicado que a RIM está estudando a licenciação do seu SO Blackberry OS. Atualmente a exemplo da Apple o sistema é totalmente fechado e usado somente pela própria empresa, isso seria uma mudança radical já que esse foi o motivo que o tornou tão famoso no mundo corporativo, pois isso garante mais segurança que sistemas que todo mundo coloca a mão como o Android por exemplo. Com isso a empresa agiria como o Google onde várias empresas (HTC, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, etc) usam o Android em seus próprios hardwares. A RIM não pretende abandonar a produção de celulares.

Outro grande trunfo da empresa é sua infraestrutura, atualmente o protocolo de comunicação usado pelo Bçackberry OS é tido com um dos mais seguros do mundo, por isso o grande interesse que o mercado corporativo sempre teve nele, mas até isso pode mudar. A empresa estuda também liberar o acesso a sua infraestrutura de comunicação para outras empresa. (Se não me engano alguns ESeries da Nokia já faziam isso).

Será que um Samsung com Blackberry OS ficaria bem?

2 Comentários

  1. interessante como este mercado e dinamico e voraz , quem dorme em berço esplendido e rapidamente engolido….acredito que seria interessante a aquisiçao desta empresa por algum player…..antes que ela desapareça.

Deixe uma resposta